Salvador ganha mais 4 estações de metrô nesta segunda, 11

A Avenida Luís Viana, ou Paralela – como é mais conhecida, poderá, em breve, ter seus 13 km inteiramente percorridos de metrô. Isso porque, a partir desta segunda-feira (11) mais quatro estações da Linha 2 de metrô foram abertas ao público. Com o início da operação das estações Flamboyant, Tamburugy, Bairro da Paz e Mussurunga, o Sistema Metroviário Salvador e Lauro de Freitas conta com mais 7,5 km, totalizando 29 km de malha ferroviária a serviço da população baiana.

Ao longo do novo trecho, que pode ser percorrido em menos de 11 minutos de metrô, estão importantes estabelecimentos, escolas, faculdades, casas e condomínios residências, o que torna a avenida uma área de grande fluxo de veículos. Com a abertura das novas estações, a expectativa é de que o metrô passe a transportar uma média de 200 mil pessoas por dia, com capacidade para até 400 mil embarques diários.

Com um projeto arquitetônico, que favorece a racionalização construtiva, operação e manutenção, as novas estações seguem o mesmo padrão, atendendo às normas de acessibilidade com instalação de piso tátil, elevador, escada rolante e escada fixa. A segurança também é garantida aos usuários, por meio de câmeras de monitoramento integradas à Sala de Supervisão Operacional de cada Estação e ao Centro de Controle Operacional da CCR Metrô Bahia, responsável pela construção e operação do modal.

De metrô, longe dos engarrafamentos, o cidadão poderá realizar o deslocamento entre as estações da Lapa e de Mussurunga em 30 minutos. Já quem partir da Estação Acesso Norte chega em Mussurunga em menos de 23 minutos. As Linhas 1 e 2 funcionam das 5h à meia-noite, inclusive em feriados e nos finais de semana. A tarifa é a mesma dos ônibus urbanos, R$ 3,60, que atualmente estão totalmente integradas ao metrô, podendo ser utilizado o cartão da CCR Metrô Bahia, o SalvadorCARD ou o Metropasse.

Terminal de Ônibus Mussurunga – Reformado e ampliado recentemente, com obras também executadas pela CCR Metrô Bahia, o Terminal de Ônibus Mussurunga já opera integrado ao sistema metroviário e será mais um facilitador para a mobilidade na região, que abrange cerca de 21 bairros de Salvador e Lauro de Freitas. O Terminal tem capacidade para atender até 12 mil usuários por hora, circulando em três plataformas ampliadas de embarque e desembarque, que permitem o fluxo de até 180 ônibus por hora. Atualmente, operam no Terminal de Ônibus Mussurunga 30 linhas urbanas e 8 metropolitanas.

Para a moradora da Estrada Velha do Aeroporto, Stela Cerqueira, a chegada do metrô fará toda a diferença. Atualmente, a teleoperadora leva cerca de 1h30 para se deslocar de casa até o bairro do Comércio, onde pega mais um ônibus, gastando mais 40 minutos até a Boa Viagem, bairro onde trabalha. “De metrô terei uma viagem mais confortável e segura, além de economizar tempo. Acredito que poderei até ter mais horas de sono”, declara.

Próxima estação – Em fase final de obras, a Estação Aeroporto tem previsão de ser entregue à população até o final deste ano. Restam os acabamentos como fechamentos da estrutura e instalações elétrica e hidráulica. Faz parte do projeto ainda, um estacionamento de trens com 3 vias para estacionamento de até 9 trens, a construção de um terminal de ônibus, nova passarela e um transporte gratuito de ônibus até o Aeroporto Internacional de Salvador. Algumas adequações também estão sendo feitas no viário de Lauro de Freitas, entre o final da Av. Carybé e o trecho inicial da Avenida Santos Dumont (novo nome de parte da antiga Estrada do Coco).

 

Fonte: Assessoria CCR Metrô Bahia


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

29 Comentários deste post

  1. Aí sim, e a operação assistida? Testes? Como fica?

    Alexandre i / Responder
    • Oi Hiena.

      Hübner / (em resposta a Alexandre i) Responder
      • Q argumento fantástico é inveja de Salvador? Ou raiva por não ser puxa saco igual vc do psdb?

        Alexandre i / (em resposta a Hübner) Responder
        • Na verdade, não. Pelo contrário, fico feliz quando a população é atendida por um modal decente de transportes.

          No caso, meu comentário foi para espicaçar vossa animalesca, mesmo.

          Hübner / (em resposta a Alexandre i) Responder
          • Dispenso provocações prefiro algo mais construtivo, alguém que tenha informações sobre o funcionamento dos testes.

            Alexandre i / (em resposta a Hübner)
          • “Dispenso provocações”, só pode ser piada.

            Você vem e me chama de linha auxiliar e de pago por partido político e não quer lidar com o reflexo disso?
            Eu posto dados e você, por mais concretas que as informações sejam, refuta e ainda me chama de cego, mas não quer lidar com “provocações”?

            Cavou a cova, agora deita.

            Hübner / (em resposta a Hübner)
        • Liga não, Alexandre, o discípulo do Felix tá nervosinho por não ter obtido êxito em sua saga de doutrinação tukana no viatrolebus… paciência… engraçado que, elogios ao governo da Bahia esses hipócritas não fazem igul ao que fazem ao governo de São Paulo.

          Gapre / (em resposta a Alexandre i) Responder
          • Exatamente, ninguém é obrigado ficar aceitando doutrinadores de partido, já tem o site do welbi e fanpage do psdb pra isso, Quem quer que vá lá e se intere dos assuntos onde o arco íris do estado paralelo brilha e tudo é lindo e o problema são os outros partidos. Já disse e repito pode dividir tudo a mesma cela que não ligo pra nenhum.

            Vai é ficar falando sozinho, só acho que o Caio podia fazer uma limpa, está na política do blog … se for pra virar bagunça vai virar um blog de ofensas.

            Alexandre i / (em resposta a Gapre)
          • Doutrinação? Eu não faço questão de doutrinar ninguém. Mas faço questão de exercer meu livre direito de opinião sem ter hienas da tua laia me patrulhando e cagando regra.

            Doutrinadores são vocês. Raivosos, são vocês. Eu opino sobre o que eu quiser, da forma que eu quiser e onde eu quiser, porquê, felizmente, o Brasil é um país livre, apesar de animais como vocês que sonham com a regulação dos meios de comunicação e o monopólio da verdade.

            São vocês, principalmente Gapre, a hiena-mor, que agridem as pessoas discordantes. Vocês vem com esses papinhos, mas abominam a diversidade de ideias.

            Então, vocês que lasquem, hienas! E aguentem a reação!

            Hübner / (em resposta a Gapre)
    • Bom …. Até Mussurunga, eu vi ao menos no último sábado os trens rodando. Usei esse metrô no sábado e fiquei agradavelmente surpreso com tudo : qualidade das estações (são bonitas arquitetonicamente e práticas) , trens, comunicação , funcionários. Parabéns a Bahia pelo metrô. (Ah ….. É de superfície ….. Um desses na minha porta , ou perto, eu iria adorar)

      Agnaldo Souza / (em resposta a Alexandre i) Responder
  2. Mais um passo da CCR no Metrô de Salvador, parabéns ao povo soteropolitano.

    Felix / Responder
  3. Bairro da paz cuidado

    Victro Lemonier / Responder
  4. Não ficou claro pra mim. Quer dizer que pra percorrer o trecho da estação Aeroporto até os Terminais precisará do auxilio de Ônibus???
    Se for isso mesmo, porque no Brasil essa mania das estações não serem coladas nos Terminais iguais em algumas capitais da Europa? Não é possível!

    Daniel Prudencio / Responder
    • Essa salada e a mistura do Estado com iniciativa privada ou jo caso de Salvador duas concessionárias, cada uma defendendo seu interesse.Em São Paulo o GRU Airport não deixou o Estado fazer as obras e se compremeteu a fazer, não cumpriu.

      Felix / (em resposta a Daniel Prudencio) Responder
  5. Opa ai sim, daqui alguns anos alcança SP.

    Rodrigo Santos / Responder
  6. Engraçado que não vejo ninguém comentando, é cicatriz no meio da cidade rsrs,que nem falam do trecho da CPTM Lapa ,Brás e até da linha 3.

    Mauri / Responder
    • Exatamente, são obras menos complexas, não há túneis ou elevados, é superficie como a CPTM ou VLT de Santos.

      Felix / (em resposta a Mauri) Responder
      • Obras feitas em outros Estados e por governos de outros partidos sempre precisam ser desmerecidas, né?

        Gapre / (em resposta a Felix) Responder
        • Dizer que é menos complexa é desmerecer? Como esterco, hiena?

          O Metrô de Salvador precisou de TBM? Não.
          O Metrô de Salvador precisou de muitas desapropriações? Também não, já que parte foi construída sobre leito ferroviário pré-existente.
          O Metrô de Salvador quando era tocado pelo estado andava pra frente? Também não. Só começou a funcionar depois de concedido para a CCR e de receber polpudos recursos federais.
          O Metrô de Salvador tem plataformas de 220 metros de comprimento? Não! As plataformas tem cerca de 110 metros já que as composições são de apenas 4 carros, ou seja, metade do tamanho das composições de SP e logo as estações são muito menores e, portanto, levam menos tempo para serem construídas.

          Logo, é muito menos complexa a obra. Isso não implica que seja inferior.

          Hübner / (em resposta a Gapre) Responder
          • Hahaha – corrigindo: COMEU ESTERCO, HIENA?

            Hübner / (em resposta a Hübner)
          • O Metrô de Salvador ficou nas maos do Estado da Bahia durante 14 anos com obras paradas, Linha 1, depois que foi Eleito o Prefeito ACM Neto é que houve, um acordo com o Governo do Estado e um entendimento de privatização .CCR é a mesma que toca a Linha Amarela em São Paulo. Por quê a CCR não assume a Linha 6 Laranja de São Paulo, sabe por quê, aqui os valores são outros.

            Felix / (em resposta a Hübner)
          • Quando é uma obra ridícula de reforma numa estação velha de trem da CPTM levando 5 anos a baba de vcs escorre e vcs quase se afogam nela. A estação Eng. Goulart é uma prova disso, bem como a linha 13 inteira da CPTM. Mas, mesmo assim, vc não vem com toda essa verborragia pra desmecê-las.

            A propósito, pra que tanta obra faraônica sem nunca concluir em SP??? Não seria melhor fazer obra mais simples e concluí-las logo, igual na Bahia? O que interessa não é pura e simplesmente a locomoção??? A maioria das cidades do mundo faz estções de metrô sendo apenas uma escada dando acesso pra estação, em SP levam 20 anos pra fazer uma estação que mais lembra um shopping. Pra que? Pra facilitar o superfaturamento????

            Confesso que o monotrilho havia me enganado, com aquela conversinha mole de ser mais rápido e barato de fazer. Ledo engano, é só outra obra faraônica que ajuda o Santo a levar sua oferta. E os macaquinhos adestrados ainda aplaudem as safadezas tukanas.

            E pra concluir: Hubner, vc não sente vergonha de ser linha auxiliar do Felix? Ainda tá aguardando o metrô do Alckmin ou tá parado no trânsito babando ovo do governador? rs, idiota

            Gapre / (em resposta a Hübner)
          • Idiota é quem teve a coragem de ter pôr no mundo e não dar a descarga.

            Hübner / (em resposta a Hübner)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*