Brasil

Governo de Pernambuco irá implantar rede de fibra ótica em BRTs e Metrô

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, assinou na última sexta, 15, um conjunto de convênios com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, para melhorias do setor no Estado. Em solenidade no Palácio do Campo das Princesas, os gestores firmaram dois acordos de cooperação técnica com a Telebrás para a implantação de fibra ótica nos corredores de BRT Norte/Sul e Leste/Oeste, e em 35 km da malha metroviária do Recife.

 

“É um conjunto de ações que vai ao encontro do que a gente quer: um futuro conectado, que faça com que os serviços públicos e a população esteja cada vez mais assistida, com mais qualidade, com mais celeridade diante dos desafios desse mundo global e da conectividade. E isso é essencial para que as pessoas possam investir em Pernambuco, sabendo que temos infraestrutura, mão de obra qualificada e cidades preparadas e conectadas com banda larga. Por outro lado, o transporte público também vai ganhar qualidade, vai poder melhorar a oferta dos serviços, ajudando as cidades a crescerem e a terem uma mobilidade cada vez melhor, dando condições de um ir e vir com mais segurança e conforto para os pernambucanos”, destacou o governador.

 

A assinatura dos convênios entre a Telebrás, o Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) contemplará a utilização de mais de 140km de fibra ótica, ampliando, dessa forma, a infraestrutura de comunicação entre os modais. Com isso, a ação permitirá, entre outros benefícios, a ampliação da conectividade e o aprimoramento dos sistemas inteligentes operacionalizados nos ônibus e metrôs o Estado. Com a intervenção, as 41 estações de BRT dos Corredores Norte/Sul e Leste/Oeste passarão a contar com videomonitoramento em tempo real, além do controle de dispositivos de aberturas e fechamentos de portas, ar-condicionado, sistema de som.

 

O secretário estadual das Cidades, Francisco Papaléo, explicou que as 14 estações de metrô, que são anexas aos terminais de ônibus, terão uma banda larga de altíssima qualidade, permitindo que as estações de BRT possam ser controladas remotamente da central de comando, na sede do Grande Recife Consórcio, localizada no Cais de Santa Rita. “Será possível abrir e fechar portas, acender luzes e ar condicionados, dar avisos sonoros e avisos também em painéis. Além disso, junto com o banco de dados da SDS (Secretaria de Defesa Social) integrado, fazer o reconhecimento facial de pessoas envolvidas em crimes que possam estar nas estações de BRT , terminais de ônibus e estações de metrô”, falou.

 

Fonte: Assessoria Governo de Pernambuco

 

Colaboração: Jean Nunes Barros

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus