Brasil

Metrô Bahia recebe 34º trem e completa frota da linha 1 e 2

A CCR Metrô Bahia recebeu semana passada o 34º trem para as linha 1 e 2. Com os novos 34 trens, somados aos 6 em operação, a concessionária complete a frota de 40 trens para que as 2 linhas tenham intervalos, no futuro, de 3 minutos.

 

Montadas na fábrica da Hyundai Rotem, em Araraquara (SP), as composições são formadas por quatro carros cada e têm design moderno, ar-condicionado, câmeras de vigilância, passagem livre entre carros (gangway), monitores do tipo LCD e sistema de vídeo para comunicação com o usuário, entre outras melhorias tecnológicas.

A chegada dos trens a Salvador exigiu uma logística complexa, que começa com a composição viajando vários dias em navios e termina com carretas transportando os carros ao longo de 2.500 quilômetros, passando por três estados brasileiros. Uma vez na área urbana, as carretas precisam aguardar o horário apropriado para que possam alcançar o Pátio Pirajá, onde funciona o complexo de operação e manutenção do sistema.

“A chegada do 34º trem é motivo de muito orgulho, pois são muitas as etapas desde a aquisição até o recebimento, o que inicia a fase de preparação final para circulação com passageiros. Realizar todo esse trâmite com a agilidade e eficácia que a CCR Metrô Bahia alcançou é resultado de uma equipe focada em oferecer o melhor à população de Salvador e região metropolitana”, ressaltou o diretor de Implantação de Sistemas da CCR Metrô Bahia, Claudio Andrade.

Após serem descarregados, os trens passam pelo processo de instalação de equipamentos de sinalização de controle dos trens e uma nova bateria de testes estáticos e em movimento até que estejam 100% preparados para circular garantindo conforto e segurança para os usuários do metrô.

Em função da demanda atual de passageiros no Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, média de 125 mil/dia útil, 16 trens circulam nas linhas 1 e 2, e outros dois trens ficam de reserva. Com esse número, o intervalo entre trens no horário de pico é de quatro minutos na Linha 1 (Lapa/Pirajá) e cinco minutos na Linha 2 (Acesso Norte/Pituaçu). Nos demais horários, as duas linhas trabalham com intervalo de oito minutos. O número de trens em operação irá aumentar gradualmente com o avanço da Linha 2 e o aumento da demanda.

Fonte: Assessoria CCR Metrô Bahia

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus