Linha 13 pode ser concedida a iniciativa privada

De acordo com postagem do blog “Diário do Transporte”, o Governo do Estado está planejando conceder a futura linha 13 – Jade, da CPTM, a iniciativa privada. A linha deve ser entregue em março de 2018, após vários atrasos. O ramal irá ligar o Aeroporto de Guarulhos a Estação Engenheiro Goulart, da linha 12 – Safira.

 

Caso confirmado, esta seria mais uma linha que a atual gestão está passando para as mãos do setor privado.

 

A linha 4 – amarela, do Metrô, já é operada pelo Grupo CCR. A linha 6 – laranja, também do Metrô, que ligará Brasilândia a São Joaquim, teve suas obras começadas pela Odebrechet que também iria ser responsável pela operação porém foram paralisadas.

 

A futura linha 18 – bronze, que será por monotrilho e ligará a estação Tamanduateí ao ABC, tem contrato assinado desde 2014 com o consórcio “Vem ABC”. O consórcio  construirá e operará a linha porém a parte que depende do Governo, que são as desapropriações, não anda devido falta de verba (leia aqui).

 

Em junho, será feito o leilão para concessão das linhas 5 – lilás e 17 – ouro, do Metrô, e logo mais deve ser lançado o edital para a concessão da linha 15 – Prata.

 

Já há estudos avançados também para a concessão de 2 ramais da CPTM: a linha 8 – diamante e 9 – Esmeralda (leia aqui).


Autor: Caio Lobo

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Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

14 Comentários deste post

  1. Por que não concedem tudo de uma vez?

    Lucas / Responder
    • Eu pensei a mesma coisa tb….hehe

      Já que estão nessa onda de privatizar tudo, entrega metrô e CPTM de vez …xD

      Renato / (em resposta a Lucas) Responder
      • Concordo. Deixa só a 1, 2 e 3 para o Metrô e privatiza o resto tudo. Bem pensado Renato

        • Deixa as mais lotadas pro Governo que, aparentemente, quer se livrar da responsabilidade de gerenciar o trabsporte público? Essas que são as maia problemáticas en questão operacional que deviam ser concedidas pra ver se conseguem diminuir os problemas.

  2. O Alckmin podia aproveitar essa onda de “entregar tudo” e entregar logo o cargo dele! Assim quem sabe, alguem que queira trabalhar e destravar essas obras assume e nos livra dessa vergonha que é ter obras completando uma década sem previsão de conclusão!

    Cris / Responder
  3. Boa idéia, acho que a mescla . Estatal, Privada e PPP forçam todos elevarem os servicos prestados.

    Felix / Responder
  4. E também não quer dizer que se a linha 4 amarela da via quatro CCR deu certo que todas as PPPs dará

    Paulo Neves / Responder
  5. tem que privatizar tudo logo.

    Jurandir / Responder
  6. entrega todo estado logo para a iniciativa privada não preciso falar mais nada

    ailton gomes da silva / Responder
  7. Alckmin é incompetente, por isso dá tudo que é público pros outros cuidarem

    Gapre / Responder
  8. Esse cara e um safado, fica fazendo as coisas picotadas, porque não fez isso quando fez o projeto dessa linha incompleta? Agora as linhas com mais problemas do Metro 1 e 3 ele não entrega n~e, já que da lucro e muitos problemas, hoje mesmo a linha 3 faltou energia antes mesmo de eu sair de Itaquera.

    Rodrigo Santos / Responder
  9. essa linha 13, ainda não me caiu bem. Esse negócio de operar somente entre Eng., Goulart e Aeroporto!!!!! Imaginem o viajante chegar pela manhã de um voo internacional ou mesmo nacional, pegar a linha 13, desembarcar em Goulart, pegar linha 12 lotada, chegar no Brás pegar a linha 3 lotada .

    antonio carlos / Responder

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