CPTM moderniza estação Quitaúna

A Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi) ganhou nesta segunda-feira, 26, mais uma estação modernizada com todos os itens de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Essa linha ganhará mais duas estações modernizadas até 2018: Jardim Silveira e Jardim Belval.

A Estação Quitaúna passou por ampla reforma, com ampliação da estrutura existente. Foram instalados todos os itens de acessibilidade e readequado o layout das salas técnicas e operacionais. As intervenções permitirão mais facilidade no deslocamento de pessoas com cadeira de rodas ou mobilidade reduzida, por meio de rampa de acesso à estação, passarela interna e de dois elevadores de acesso às plataformas.

Outros itens como piso e rotas táteis, comunicação em Braille e sanitário para pessoas com deficiência foram incluídos no projeto. Os sanitários comuns foram reformados, bem como as bilheterias, que receberam blindagem. As coberturas das plataformas foram ampliadas e ganharam forro e fechamentos metálicos e o piso e toda a infraestrutura receberam tratamento, com modernização das instalações elétricas, novas luminárias e gerador.

A estação também ganhou novo sistema de monitoramento por câmeras internas de segurança e equipamentos e sistema de combate a incêndio.

Além das melhorias nas instalações da CPTM, foram realizadas obras de paisagismo e urbanismo no entorno da estação e passarela externa para pedestres.

Fonte: Assessoria da CPTM


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

25 Comentários deste post

  1. óia

    Raul / Responder
  2. Honestamente não notei diferença além dos elevadores. Tinham mesmo é que modernizar a Gal. Miguel Costa, no KM 21. Várias pessoas descem dos ônibus no terminal que está sendo reformado, e a estação continua no padrão antigo da Fepasa, sem escadas rolantes, elevadores ou sanitários. Aquelas escadas, no horário de pico, são um verdadeiro inferno, tropeços e esbarrões são frequentes por ali.

    Raphael Freire Zanardo / Responder
    • Não há verbas para reformar essa e outras estações. A CPTM entrou com um pedido de inclusão de reforma de várias estações (inclusive General Miguel Costa) no PAC Mobilidade do governo federal. Após um tempo, o pedido foi negado (em meio ao caos político ocorrido em Brasília) e todos os projetos estão parados desde então. Como havia se comprometido com o MP-SP para reformar todas as estações, a CPTM modificou os projetos e pretende apenas instalar rampas e uns elevadores nas estações.

      No caso das Linha 8 e 9 , essas obras dependem da concessão das linhas, sendo que uma das contrapartidas do concessionário será adaptar todas as estações ainda sem acessibilidade das linhas 8 e 9 até 2020.

      • Mas a linha 9 não precisa fora Osasco e Pinheiros que foi reformada só pela metade e a construção das estações Mendes Vila Natal e Varginha nem se compara a linha 8 e as demais estações da CPTM

  3. Mais um passo dado por São Paulo, todo dia vejo uma nova inauguração no Estado de São Paulo, consulto o Portal do Estado de SP diariamente.

    Felix / Responder
    • Até porque você consulta pois ganha dinheiro para isso, né?

      Anonimato / (em resposta a Felix) Responder
      • Já disse para vcs, ganho o mesmo que vcs.É que eu vejo o copo meio cheio, vcs vêem o copo sempre vazio.

        Felix / (em resposta a Anonimato) Responder
        • O copo continua na metade de qualquer forma, vc apenas prefere ser alienado.

          O.Juliano / (em resposta a Felix) Responder
          • Sua opinião não conta, coloco uma pedra em cima e toco meus comentários.

            Felix / (em resposta a O.Juliano)
          • Opinião de militante puxa-saco e merda é a mesma coisa que merda.
            Sua opinião nada vale aqui, já que você NÃO USA A CPTM nos horários de pico.

            Tiago / (em resposta a O.Juliano)
          • Opinião de militante puxa-saco e merda é a mesma coisa que merda.
            Sua opinião nada vale aqui, já que você NÃO USA A CPTM nos horários de pico.

            E você e outros acham ruim? é pq não conheceu minha irmã. Ela é mais dura, fria e mimimi para ela não tem vez. Ela mesmo fala: “Eu sou chata, não sou legal, não tenho que ser legal, pois as pessoas abusam e gostou ou não gostou, foda-se.”

            Antes a dor da sinceridade do que a hipocrisia da falsidade.

            Renato / (em resposta a O.Juliano)
          • Opa foi mal Juliano. A Resposta era para o Tiago, eu quotei a mensagem como um “replay” e acabou saindo a citação como vc.

            Desconsidere.

            Renato / (em resposta a O.Juliano)
        • Uma hora você vai me conhecer pessoalmente. E se eu descobrir realmente que tu é pago para ficar falando bem do governo, tenho uns contatos em jornais famosos que você vai amar conhecer.

          anonimato / (em resposta a Felix) Responder
          • Vc vai se decepcionar. Escrever dobre quem não conhece, essas ilações são próprias de pessoas com alguma instrução e de pouca sabedoria.

            Felix / (em resposta a anonimato)
        • Sabedoria é entender o arredor e respeitar. É algo que parece que você não tem aqui. Nem você, Gapre, Renato… Sábios não são como “nós” que ficamos querendo buscar a razão. Sábios não se põem como donos da razão. Sábios apenas falam. A razão quem encontra é quem os escuta.

          E não acho que eu vá me decepcionar não. Anonimato na internet é uma coisa. Na rua, todo mundo late baixo.

          Anonimato / (em resposta a Felix) Responder
  4. Hoje o Grape deve estar chorando com tantas boas notícias para SP

    Jurandir / Responder
    • Qual notícia boa, puxa-saco do corrupto Alckmin?

      Gapre / (em resposta a Jurandir) Responder
      • Esse é outro que não vem para comentar, vem para atacar que comenta, liga não Jurandir. O Governador está colhendo o que tem plantado ao longo dos anos, mesmo o país passando por uma crise maior que a de 1929.Isso é fato.

        Felix / (em resposta a Gapre) Responder
  5. Concordo Raphael a CPTM tem que priorizar a de General Miguel Costa e Antônio João porque ambas tem quase 20 mil passageiros por dia e fora as regiões nobres da linha 8 elas são as únicas que tem uma demanda merecidas e merece uma reconstrução bem exagerada

    Paulo Neves / Responder
    • Antônio João só tem passagem de nível para pedestre hoje – vide outra resposta abaixo. General Miguel Costa acho que reforma quando terminarem por completo o Terminal KM 21 – assim podendo fazer um projeto que integre o terminal e a estação.

      Anonimato / (em resposta a Paulo Neves) Responder
  6. uma estação da linha 8 que está em PESSIMA situação é a Antonio João

    haroldo / Responder
    • Antônio João tinha projeto para requalificação completa, mas não fizeram nada até agora. Na verdade, tinha-se a ideia de mover Barueri mais a Oeste e reconstruir Antônio João. Não sei se é boato, mas ambas iam ser feitas pela Prefeitura de Barueri.

      Anonimato / (em resposta a haroldo) Responder
  7. Tem que fazer na Linha 10 Turquesa. Está horrível as estações.

    Ederson Casemiro da Silva / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*