CPTM entrega 2 novos trens para Linha 7

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, e o presidente da CPTM, Paulo de Magalhães, entregaram mais dois trens novos para a Linha 7 – Rubi, nesta terça-feira,13. Trata-se da 1ª composição da série 9.500, fabricada pela Hyundai Rotem, e a 12ª da série 8.500, fornecida pela CAF.

“Nós queremos, até o final deste ano, completar a entrega dos 65 trens que adquirimos em 2013”, disse o secretário. “Vamos aposentar os trens antigos, melhorar a operação e oferecer mais conforto aos usuários, com trens com ar condicionado, novos bancos e vagões interligados”.

 

Os dois trens integram o lote de 65 unidades adquiridas pela CPTM: 35 encomendados à empresa espanhola CAF e 30 à Hyundai Rotem, que para fornecê-los inaugurou sua primeira fábrica no Brasil, na cidade de Araraquara, interior paulista. Atualmente, dos 13 trens já entregues, dois operam no Expresso Leste, na Linha 11-Coral.

 

Com salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), os trens possuem monitoramento com câmeras na parte externa e interna e são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência (contam com sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, mapa dinâmico e áudio, além de espaço para cadeirantes). Também dispõem de monitores digitais internos com informações e interação das principais notícias sobre a prestação de serviços, além de reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.

 

Os demais trens serão entregues ao longo dos próximos meses e entrarão em operação, após a realização de testes que são feitos nos sistemas elétricos, mecânicos e de sinalização. Dependendo das necessidades de ajustes que surgirem e do tempo de solução por parte do fabricante, os testes podem ser prolongados. As novas composições serão incorporadas para a renovação da frota de acordo com a necessidade operacional de cada linha.

 

Fonte: Assessoria CPTM


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

33 Comentários deste post

  1. 9500 segundo fiquei sabendo, não vai ficar rodando como o outro 8500, pois tem treinamento de maquinistas. Então, qdo for usar a linha 7, nem vou tentar ver se consigo pegar o 9500 para conhecer, vou dar um tempo.

    Renato / Responder
    • É tipo eu tentando andar na Frota P da Linha 5… Fiquei meia hora em Santo Amaro pra então descobrir que a operação ainda era assistida e em determinadas datas.

      Raphael Freire Zanardo / (em resposta a Renato) Responder
    • Já consegui embarcar na frota 9500 118º Novo Trem da CPTM. No geral é bem semelhante a frota 8500. Parece um pouco mais confortável que a frota 8500 com relação as freadas. O ar-condicionado estava com cheiro forte (acredito por ser novo). Não posso dar um parecer com relação aos assentos, pois embarquei na Barra Funda em horário de pico.

      Elton / (em resposta a Renato) Responder
  2. É São Paulo dando mais um passo rumo ao futuro.

    Felix / Responder
  3. Pera.. Foi isso mesmo que eu entendi? Até o fim deste ano (2017) eles querem entregar os 65 novos trens adquiridos em 2013, dos quais apenas 13 foram entregues até hoje, ou seja, entregariam nos próximos seis meses mais 52 novos trens no sistema? Que dá praticamente 8 trens por mês ou mais ou menos 2 por semana.

    O.Juliano / Responder
    • Lembrando que houve o problema de os trens virem com alguns problemas.

      Anonimato / (em resposta a O.Juliano) Responder
      • Sim, tem isso também. Eu só queria realmente confirmar se é isso o que eu entendi ou se é algo diferente que eu não saiba. Porque entregar essa quantidade de trens ainda neste ano com a quantidade de demora devido a diversos problemas é algo irreal, é chamar o cidadão e o eleitor de imbecil na cara dura.

        O.Juliano / (em resposta a Anonimato) Responder
        • Acho que a entrega é já considerada a revisão de todos os trens entregues. Na verdade, já era para ter sido entregue estes trens. O anúncio oficial provavelmente confirma que os problemas (provavelmente) foram sanados e agora é possível entregar os trens conforme pedido. É o que esperamos. :)

          Anonimato / (em resposta a O.Juliano) Responder
          • Pois é, só podemos esperar e ver a entrega dos trens ou os eternos adiamentos de seis em seis meses…

            O.Juliano / (em resposta a Anonimato)
          • Mas dá sim pra entregar, O. Juliano.
            Vão atulhar o pátio lá em Osasco.
            Daí acabam de fazer os pagamentos, e tá tudo certinho.
            Botar pra operar, aí são outros 9500, vai ficar pra 2020.

            Ivo / (em resposta a Anonimato)
    • Verdade kkkkkkkkkk

    • exato, é são paulo dando um passo no futuro do pretérito… se fosse em 2013 seria um passo para o futuro naquela época.

      Alexandre i / (em resposta a O.Juliano) Responder
      • Ué, quem nunca ouviu que o Brasil é o país do futuroa? Nesses 15 anos passados, retrocedemos 50 anos, mas continua sendo do futuro.

        Felix / (em resposta a Alexandre i) Responder
        • “(…)Nesses últimos 15 anos retrocedemos 50(…)” Hahah sempre com uma aula de “deshistória” no bolso

          O.Juliano / (em resposta a Felix) Responder
        • essa foi demais, hahahahaha

          • Pelo visto, pra ele, o PT poderia usar o slogan do JK ao contrário hahaha engraçado, não posso negar

            O.Juliano / (em resposta a haroldo)
        • Sim, Alckmin conseguiu retroceder 50 anos com os atrasos nas obras e gastando mais tempo escondendo sujeira debaixo do tapete do que arrumando a casa.

          Anonimato / (em resposta a Felix) Responder
  4. Não acredito que vai entregar tudo, porém e melhor que nada, mais vi que muitos da CAF antigos estão indo pra linha 11 agora.

    Rodrigo Santos / Responder
  5. É São Paulo entrando nos trilhos …. #chupaGrape

    Jurandir / Responder
    • Essa foi demais, hahahahahaha.O Gapre vai ficar feliz.

      Felix / (em resposta a Jurandir) Responder
      • O que adianta ficar colocando trem novo
        Sendo que as estações estão sucateadas

        Fabiano / (em resposta a Felix) Responder
        • Ué, tod dia vejo a reforma de uma Estação, na ultima foi colocado o maior bicicletario do Brasil, Estação Suzano.Tenho passada em algumas que já foram regormadas ou estão em reformas, outro dia fui no Trem turistico até Jundiai e vi em Loco.Em Paris, as Estacoes deles fora da Cidade que é menor que a Zona Oeste de São Paulo, as Estações é do mesmo padrão, até pior que a maioria da CPTM.

          Felix / (em resposta a Fabiano) Responder
          • Ou seja, #ChupaParis #SPEhUmLuxo

            Tanto faz se Paris tem mais de uma dezena de linhas, se não é #Linda não adianta #SPLinda #EmbelezaSP

            O.Juliano / (em resposta a Felix)
          • Pode ser lindo e maravilhoso, mais se a malha não expande, e a população aumenta em dobro, o caos nunca ira diminuir.

          • Rodrigo, a população está crescendo muito lentamente em São Paulo, no Brasil os Estados que mais crescem a população é do Norte, Nordeste e Centroeste.

            Felix / (em resposta a Felix)
          • Rodrigo, a população está crescendo muito lentamente em São Paulo, no Brasil os Estados que mais crescem a população é do Norte, Nordeste e Centroeste.

            Felix / (em resposta a Felix)
          • São Paulo está atrasada desde o crescimento dos anos 50…

            O.Juliano / (em resposta a Felix)
          • Isso é desenvolvimento, mais instrução, mais qualidade de vida menor a quantidade de filhos.Só em lugares subdesenvolvidos que um casal tem mais de 4 filhos.

            Felix / (em resposta a Felix)
          • Vai lá usar as linhas da CPTM todo dia nos 2 picos e depois vem falar….

            Pois para falar tamanha bobagem, é sinal que não usa o trem…

            Tiago / (em resposta a Felix)
          • Tiago, vai pegar o Meyro de Tokio no horario de pico depois venha reclamar da CPTM.Aliás dê uma olhadinha no You Tube “Metro do Japão em horário de pico”.

            Felix / (em resposta a Felix)
  6. Arrumaram os 9500 então?

    Raul / Responder
  7. transporte não é o pior problema em são paulo
    são paulo investiu excessivamente em polícia e deixou e educação às moscas

    haroldo / Responder
    • Haroldo, acho que vc não acompanha os índices do IDEB, EN ou do PISA.São Paulo está na frente no ensino básico, médio e em Escolas Tecnicas, ETECs ou FATECs.

      Felix / (em resposta a haroldo) Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*