SPTrans

TCM diz que há ao menos 340 ônibus circulando com mais de 10 anos de idade

O Tribunal de Contas do Município fez um levantamento que mostra que ao menos 340 ônibus estão circulando na cidade de São Paulo com idade superior a 10 anos.

 

De acordo com a última licitação, que já está vencida e vem sendo prorrogada através de contratos emergenciais, nenhum ônibus com mais de 10 anos de fabricação poderia estar circulando. O relatório mostra que os ônibus circulam em regiões mais afastadas e 5 empresas descumprem o contrato.

A SPTrans disse que os ônibus com mais de dez anos passam por vistoria com mais frequência que os novos e que são usados apenas pra substituir veículos parados pra manutenção.

“Não existe ônibus com 13, 14 anos na realidade no sistema. Nós temos aí veículos com pouco mais de 10 anos em condições normais de operação”, disse Simão Saura Neto, superintendente de engenharia e mobilidade da SPTrans a reportagem da TV Globo.

A região Nordeste da Capital lidera o “ranking” dos ônibus velhos com 138 veículos, onde estão bairros como Itaim Paulista e Ermelino Matarazzo. Na região Noroeste, que abrange Brasilândia e Pirituba, o TCM encontrou 78 ônibus com mais de dez anos circulando. Em terceiro lugar está a região Norte, onde ficam os bairros do Tucuruvi e Vila Nova Cachoeirinha, com 57 ônibus acima da idade máxima permitida.

Colabração: Dri Carvalho

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus