Entrega de trens da CPTM está atrasada e com falhas

Em 2013, o Governo do Estado firmou contrato de R$ 2 bilhões para a compra de 65 trens para a CPTM que deveriam ter sido entregues até o meio de 2016. Até agora, apenas 20 foram entregues sendo 11 em operação e 8 que sequer foram aprovados nos testes de segurança e estão parados. 1 está parado por questões burocráticas.

 

O contrato foi assinado com 2 empresas: a espanhola CAF e a sul-coreana Hyundai/Rotem. A CAF teria que ter entregue 35 trens e a Hyundai/Rotem as demais. Os 8 que estão parados são 4 cada de empresa. Todos que estão em operação são da CAF mas já apresentaram bastante problemas.

 

A  reportagem do Bom dia Brasil, da Rede Globo, teve acesso com exclusividade ao relatório feito por engenheiros do MP que avaliou os trens que estão em circulação mas apresentando problemas e aqueles que não passaram nem pela fase de testes. O parecer foi dado após vistoria em linhas e no pátio onde parte deles está estacionado, em Osasco, na Grande São Paulo.

 

Os engenheiros apontam no documento que quatro dos cinco trens entregues até aqui pela Hyundai possuem uma série de problemas e, por isto, são reprovados nos testes dinâmicos, que avaliam o equipamento em movimento. Já no caso da CAF, dois dos quatro trens parados estão há um tempo considerável tentando superar a fase de testes. Um deles aguarda liberação desde junho de 2015.


Autor: Caio Lobo

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Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

11 Comentários deste post

  1. Caracas que situação.

  2. Sei que tem muita gente que lê o Via Trólebus, Diário do Transporte e outros sites relacionados, que trabalham dentro da CPTM e infelizmente não podem falar por questões de confidencialidade.

    Imagino que os problemas em questão se devem a problemas na construção do veículo. Porém estranho, uma vez que a CAF já construiu provavelmente mais de 100 trens para a CPTM, sendo que duas linhas tem substituição completa da frota pela nova. A Hyundai é estranha não ter tido aprovação, e de fato, costumando visitar a região de presidente Altino, tinha visto que chegou trens novos mas que não rodaram.

    Talvez o problema é que nenhum dos trens novos tenha passado no teste principal: subir a linha 7 por completo, a linha mais desafiadora de todas.

    Que se resolva logo.

    O primeiro que culpar o governador por uma falha de construção do trem, entra no jogo da “Vaca Amarela”. Quem falar do GESP ou governador primeiro, já sabe…

    Anonimato / Responder
    • Bom… se o problema for mesmo “subir a serra” na linha 7, não haverá nada de “novo”… no começo da década de 1950 as GE V8 (escandalosas) penavam pra subir o trecho Japeri – Barra Mansa, pois lhe faltava “peso aderente”. na década de 1970 foi a vez do “trem Hungaro” ser reprovado no mesmo trecho… isso na gestão RFFSA… ou seja faz tempo…

      Thiago / (em resposta a Anonimato) Responder
      • Um adendo, mesmo as V8 tendo sido reprovadas no trecho de serra, o “atual”(1989 acho….) recorde de velocidade Brasileiro é delas: 164Km/h, alcançado no ramal itirapina-panorama (atualmente abandonado).

        Thiago / (em resposta a Thiago) Responder
        • Pelo pouco que entendo de tecnologia, o que falta é “torque”, ou seja, a força para que ele fique no trilho e suba. Só falei da linha 7 por meio que “besteira”, é uma opção. Mas que eu saiba, já tem trem novo das séries 7000 subindo lá.

          Anonimato / (em resposta a Thiago) Responder
  3. Será que nada deste governo sai no prazo, minha nossa, chega a ser constrangedor.

    Pedro / Responder
  4. Achar ainda desculpas desde 2015? só pode ser piada, não vou nem falar das rolantes enferrujando no pátio faz tempo, isso e uma vergonha, a CAF já entregou praticamente vários trens pra linha 3, sem comentários.

    Rodrigo Santos / Responder
  5. Parabéns aos Eleitores que votam no PSDB. Considerado um dos melhores partidos mais enrolados do Estado de SP; PT já nem se fala, pois o crescimento deles (PT) estão virando cada vez mais um espetáculo de vergonha de forma generalizada. PSDB seguindo atrás no Comboio

    Santos / Responder
    • Sem contar que foram citados na Lava Jato.

      PSDB é só mais um lixo bandido igual o PT querendo ser mais….afinal tem a tal rivalidade até para ver quem rouba mais…xD

      e os TROUXAS votando no PSDB a mais de 2 decadas kkkkkkkkkkkk

      Tiago / (em resposta a Santos) Responder
    • “Vaca Amarela, ***** na panela, quem associar o PSDB com má construção, vai comer já sabe o que”.

      Anonimato / (em resposta a Santos) Responder
  6. Esta notícia é mais um do clássico “diga-me algo que eu não saiba”

    Bruno Massolini / Responder

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