Doria quer aumentar tempo de travessia de pedestre em semáforo

O prefeito de São Paulo, João Doria, disse que pretende aumentar em 20% o tempo de travessia de pedestres nos semáforos da capital no lançamento da campanha Maio Amarelo, que visa a segurança no trânsito.

 

A gestão municipal disse que pretende adotar a medida nos principais cruzamentos da cidade, sem citar quais.

 

“O programa Pedestre Seguro vai permear todas as nossas ações nos próximos quatro anos, é um programa permanente. Nós vamos aumentar muito o nível de segurança”, disse o secretário municipal de Transportes, Sérgio Avelleda.

 

Avelleda também foi abordado sobre o aumento de mortes nas marginais.

 

“Não há nenhuma evidência de que o aumento da velocidade seja a causa dos acidentes. Volto a dizer, um dos números divulgados na semana passada, indica aumento de acidente entre caminhões. As velocidades dos caminhões não foram alteradas”, disse.

 

A partir do próximo dia 13, as motos não poderão mais circular na pista central da Marginal Tietê, entre às 22h e às 5h. Somente poderão circular nesta faixa de horário nas pistas locais.


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

21 Comentários deste post

  1. Tem que aumentar o tempo em todas as avenidas e ruas de muito movimento. Prioridade para o modo ativo de deslocamento.

    Hoje, as ruas são hostis e é claro que o pedestre reage da forma como é tratado. Não está nem ai para nada, pois tudo é feito para dar conforto a quem anda de carro!

    Renato / Responder
  2. Consete os buracos e desniveis na faixa de pedestres, pinte as faixas de pedestre, depois conserte todas as botoeiras e semaforos danificados, após isso pense em aumentar o tempo de travessia.
    Indago o que faz o Secretario que responde pela área mobilidade, trânsito e afins??? Isso é Marketing barato. Parece a área 40.
    Demagogos e populistas é isso que os políticos são.

    Roberto / Responder
    • 1) A área 40 evita acidentes, pois a redução de velocidade dá tempo maior para decisão de manobras e atenção maior aos eventos alheios.

      2) Buracos estes feitos pelo excesso de peso de caminhões e automóveis, além do excesso de circulação em algumas vias.

      3) Semáforos danificados porque algum besta bateu nele, ou o cara que reclama da indústria das multas compra drogas do traficante que fornece também para a cracolândia, onde o cara não tem dinheiro e rouba fio de cobre dos semáforos para revender e comprar a pedra.

      4) Faixas de pedestres apagadas porque quem reclama da demagogia alheia é hipócrita e só para muitas vezes em cima da faixa, ajudando a apaga-la.

      Anonimato / (em resposta a Roberto) Responder
      • exato!

        Alexandre i / (em resposta a Anonimato) Responder
      • Você náo tem carreira de habilitação, pois saberia que as vias locais sem sinalização de velocidade máxima, qual é a velocidade 40Km/h e se possui CNH é comprada.
        Ruas e avenidas são vias para que…???
        Quando quebra alguma coisa na sua casa e por que a sua cabeça gorda bateu naquele lugar.
        Infelizmente desci ao seu nível.

        Roberto / (em resposta a Anonimato) Responder
        • 60 km/h – Via Arterial – avenidas com semáforos, cruzamentos e grande fluxo de trânsito, que ligam regiões de uma cidade. (Francisco Matarazzo / Radial Leste)

          40 km/h – Via Coletora – ruas que permitem o acesso e saída das vias arteriais, normalmente com semáforos e que permitem a circulação dentro de uma região da cidade. (Consolação / Augusta / Jardins)

          30 km/h – Via Local – ruas de pequeno porte, com cruzamentos sem semáforo, pouco fluxo de trânsito e utilizadas normalmente para circulação local. (Travessas / Região Central).

          NIsso vemos que até o “Área 40″ tem problemas pois trata as vias locais como coletoras.

          E não, não comprei a carta. Se você me respondeu com violência, é porque se doeu.

          Ruas e avenidas são vias para que…???

          Para ônibus, Trólebus, Bondes e bicicletas. carros e motos só tão de favor.

          Anonimato / (em resposta a Roberto) Responder
        • Legal, bem ideinha de carrocrata medíocre…

          A cidade com mais de 17.000 km de vias e quer que arrume primeiro os buracos para depois aumentar o tempo de viagem. Enquanto não arruma, os atropelamentos de pessoas idosas e de mobilidade reduzida continuam…

          TA “SERTO” fera..

          Vai se informar antes de ficar falando merda aqui

          Tiago / (em resposta a Roberto) Responder
        • A maioria dos deslocamentos é feito a pé…Tem que aumentar mesmo o tempo do pedestre e PRIORIZAR o modo ativo. Quem tá de carro que espere, está ocupando 80% do espaço publico e POLUINDO O AR….

          Sem mais!

          Renato / (em resposta a Roberto) Responder
    • Leia a CTB. E também se informe sobre a A Lei nº 12.587 de 2012, que instituiu as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU). O inciso II do Art. 6º do texto legal é claro aí afirmar que há “prioridade dos modos de transportes NÃO motorizados sobre os motorizados e dos serviços de transporte público coletivo sobre o transporte individual motorizado”.

      Marcelo / (em resposta a Roberto) Responder
  3. Até parece que se mantivermos o limite para caminhoneiros, estes o respeitarão. Não somos alemães. Quando o limite para carros é elevado, todos têm a sensação que podem trafegar mais rápido, e os caminhões dão aquela “freadinha” antes do radar. As motos que antes circulavam a 70-80, passarão a andar a 80-90, com caminhões idem. Vejo isso diariamente nas marginais. Aumentar os limites aumenta SIM a insegurança viária, não pela velocidade somente, mas principalmente pelo fator humano. Isso já foi provado em diversas pesquisas mundo afora.

    Quanto ao aumento de segurança para pedestres, concordo plenamente, só acho que deveria vir num pacote completo: mais lombofaixas, maior tempo de travessia, campanha por respeito às faixas sem semáforo, aumento na fiscalização, etc.

    Andre / Responder
    • Exatamente! A maior velocidade significa menor tempo de reação. Em uma via recheada de movimento e curvas mal feitas, como as marginais, só dá problema.

      Anonimato / (em resposta a Andre) Responder
  4. Campanhas de educação no trânsito para pedestres, ciclistas, skatistas e todos os atores do sistema, depois instituir multas pelo não cumprimento das regras.

    Roberto / Responder
  5. Não resolverá o problema, educação do ser humano vai resover, campanhas educativas.Muitas pessoas atravessam fora das faixas ou quando está chegabdo proximas às faixas dão uma corridinha para passar no semáforo que acabou de fechar.

    Felix / Responder
    • Pedestre muitas vezes atravessa fora da faixa por causa justamente do tempo mal coordenado da faixa. Quando atravessamos, fazemos um calculo mental de quanto tempo é possível atravessar, sendo assim, muitas vezes a pessoa atravessa fora da faixa calculando a possibilidade de não correr tanto risco.

      Anonimato / (em resposta a Felix) Responder
  6. Muitos brasileiros não andam 20 metros para usar uma passarela ou uma faixa, é onde mora o perigo.

    Felix / Responder
    • Na passarela há muitos relatos de assaltos (feitos por eleitores que vendem seu voto para seu político favorito). E os 20 metros vide novamente o que falei.

      Anonimato / (em resposta a Felix) Responder
    • Falta de educação e punição!

      Roberto / (em resposta a Felix) Responder
  7. Tem que aumentar mesmo, na maioria dos semáforos, o tempo para travessia dos pedestres é ridículo, mal começamos a andar e o treco já tá piscando, e logo fecha. Quem tem dificuldade de locomoção, idosos, gestantes, pessoas com crianças etc sempre se ferram pra conseguir atravessar. Até quem não tem problemas se ferra, é um saco ter que atravessar a rua como se tivesse numa maratona.

    Denise / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*