4 novas estações do Metrô de Salvador entram em operação

O Metrô de Salvador iniciou a operação de 4 estações da linha 2 nesta terça-feira, 23: Pernambués, Imbuí, CAB e Pituaçu.

 

Agora a linha 2 tem 8,3 km que será percorrido em 12 minutos. Até então, a Linha 2 seguia até a rodoviária da capital baiana. O trecho está em operação desde dezembro de 2016 e tem como ponto de partida a estação Acesso Norte 2, que funciona como integração com os ônibus e com a Linha 1, que liga a Estação Pirajá à Lapa.

 

O metrô de capital baiana transporta diariamente 92.000 pessoas. Com a entrada das novas estações, o público deve chegar a 180.000.

 

Com obra iniciada em novembro de 2015, a Estação Pituaçu do metrô, é a maior da Linha 2 na Avenida Paralela, com área total de 12.151 metros quadrados. A estação terá 14 bloqueios e outros dois exclusivos para pessoas com deficiência, quatro escadas rolantes e seis escadas fixas.

Através de nota, o Governo do Estado informou que ônibus gratuitos farão o transporte dos usuários do metrô ao CAB. O serviço estará disponível também a partire desta terça, das 6h às 19h30.


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

21 Comentários deste post

  1. Enquanto isso em SP, a linha 13 (antigo expresso aeroporto) que pode ser usada para efeito de comparação (já que tb é toda de superfície) continua a passos de tartaruga! Essa é a maior prova de que um governo do estado organizado, uma PPP bem feita e vontade fazem toda a diferença! Mostra também que o governo do estado de SP (representado pela marmota do Alckmin) realmente esta acomodado e nao vai se mexer sem um chute!

    Cris / Responder
    • Toda superficie?Acho que alem de não conhecer, nunca foi ao aeroporto de GRU depois de privatizado.Cada uma.

      Felix / (em resposta a Cris) Responder
      • E tem túnel onde Felix?? Que eu saiba, ponte é na superfície e, por serem pré fabricadas, deveriam ter a construção extremamente mais rápidas que qualquer tipo de obra!

        Cris / (em resposta a Felix) Responder
      • Mostre onde tem tunel na linha 13….

        Renato / (em resposta a Felix) Responder
  2. Aprende Alckmin!

    Gapre / Responder
  3. Olha que o governo da Bahia está com o PT, já faz tempo, e é um dos estados do Brasil mais bem equilibrado financeiramente. O PT é tão ruim assim ?

    Joel / Responder
  4. PT em São Paulo foi bom mas não significa que pode ser de novo pq o problema esta nas pessoas e não no partido, entenderam kkk

    Paulo Neves / Responder
  5. Estão comparando coisas totalmente diferente.Comparar uma Linha 5 Lilás com um sistema de trem Superficie é no minimo ignorar dificuldades. Outra está sendo feita não pelo Governo e sim pela iniciativa priva, CCR.Por quê será que a CCR não assume a construção da Linha 6 Laranja de São Paulo, já que é tão simples e barato para fazer 14 KMs de Metrô?

    Felix / Responder
    • e quem foi que falou em linha 5 lilás???? a comparação é feita com a linha 13 que é em elevado, e também por aproveitar faixas de domínio de rodovias, assim como a linha baiana aproveita canteiros centrais de avenidas….
      a ccr não assume outras ppps (como a da linha 5), porque teria de relicitar ou comprar a parte das empresas falidas….

      Thiago / (em resposta a Felix) Responder
    • Felix, vc está bem? Nao esta falando nada com nada hj kkkk

      Cris / (em resposta a Felix) Responder
  6. O que ninguém está percebendo aqui, é que quando o governo firma uma PPP muito bem elaborada para ambas as partes, existe empenho de todos (privado e governo), e o usuário é o melhor beneficiado, aliás, o trabalho todo é em prol do usuário final, aquele que paga.
    Já sobre outras linhas, devemos comparar banana com banana….indiferente se a banana é do PT, PSDB, Elevado, Túnel ou expresso..deveríamos estudar mais um pouco sobre mobilidade urbana e transportes de massa para sair soltando na internet ataques a qualquer partido que seja ou empresa que toca obra com seriedade. Devemos pensar que a obra está saindo e servindo de exemplo para muitos governos, operadoras de modal ferroviário e cidades.

    Brunno / Responder
  7. O metrô de Salvador está realmente saindo muito rápido, devemos elogiar o contrato feito entre o governo e a operadora,visto que ela ta entregando rápido as obras ,lógicamente não por que é boazinha ou tem dó da população, mas sim pra ter lucros, o que tá muito certo, ela não é uma instituição de caridade, portanto contrato bem amarrado pelo Governo baiano,merece elogios sim,independente do partido,mesmo salientando,mesmo porque não tem ainda alta demanda, são linhas com intervalos picos de 4,5 minutos(maiores até do que duas das linhas da CPTM), e trens de 4 carros capacidade de mil passageiros ou um pouco mais,e em superfície,mas não tira o méritos deles.

    Mauri / Responder
  8. praticamente o unico metro do brasil que as obras andam uma vergonha para o sr geraldo governador de são paulo

    ailton gomes da silva / Responder
  9. Eu fui lá em Salvador, vi o metrô e também andei nele.Não se compara a nada daqui por favor parem. As linhas não são elevadas são em superfície no nível da rua em um canteiro central da rodovia. É muito mais simples de fazer. Quando fui em março, inauguraram as pressas a estação ao lado da rodoviária e o acesso era horrível pois a passarela era de madeira e ainda bem em cima do ligar da passarela definitiva. Não foi completada para a entrega. Se estão entregando agora, não fazem nada alem da obrigação. Esse projeto começou no ano de 1999, portanto já está muito atrasado.
    Na verdade todos os baianos falam que o metrô só inaugurou por causa da copa, senão ainda estaria em construção….

    Rafael de Souza / Responder
  10. Vergonha de SP

    Rodrigo Santos / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*