Linha 10-Turquesa da CPTM, a mais bem avaliada segundo pesquisa da ANTP
CPTM

Prefeito quer PPP para estação da CPTM em Santo André

O prefeito de Santo André, Paulinho Serra, quer abrir uma PPP para reabrir a estação Pirelli, da linha 10 – turquesa, da CPTM. O ponto foi desativado em 2006. Ela fica entre as estações Capuava e Prefeito Celso Daniel-Santo André, na Vila Homero Thon.

 

“A gente abriu um diálogo para uma tentativa de fazer uma parceria para a construção da estação. A prefeitura, inclusive, entraria como investidora, junto com a iniciativa privada e a CPTM. Seria uma via de três mãos para a gente tentar antecipar o cronograma e começar essa obra o quanto antes”, disse Paulinho.

 

Segundo a secretaria estadual dos transportes, será marcada uma reunião técnica entre a companhia de trens e prefeitura para estudar a viabilidade do projeto.

 

O prefeito prevê uma estação simples sem grandes investimentos. “Claro que não é aquela estação de R$ 300 milhões que foi pensada pela CPTM. Seria algo básico, para a parada do trem, nos moldes da estação Celso Daniel, só que modernizada. O que seria? Teria que ser aberto para a rua, com uma cobertura, entrada simples, catracas, plataformas e bilheteria blindada. Nada demais. Vamos começar a colocar no papel isso agora. A CPTM viu com bons olhos essa proposta. Falei com o presidente da companhia e ele também é muito pé no chão, disse que não gosta de projetos faraônicos e que vai dialogar.”

 

Mesmosendo pequena agora, a estação poderia ser expandida no futuro. “O objetivo da CPTM para essa parada é integrar a linha-10 com uma futura extensão até Guarulhos, com o Expresso ABC, que vai para São Paulo, e também com trem regional previsto para ir até Santos. O projeto definitivo seria uma grande estação. O que pode acontecer agora é fazer uma parte, um módulo só para atender os passageiros que usam a linha-10 atualmente”, afirmou o secretário de Mobilidade Urbana do município, Edilson Factori.

 

Caso o projeto saia do papel, o prefeito prevê uma descentralização do transporte na região.

 

“A gente tira 40% dos ônibus do Centro. Então, o corredor da Guarará, que as linhas vão quase todas para a região central, seria direcionado para a nova estação e iríamos tirar quase metade dos coletivos que vão para a estação Celso Daniel-Santo André”, afirmou o prefeito.

“Teremos um ganho muito grande na perimetral, no corredor Santos Dumont. O Centro da cidade tem vias estreitas, e com muitos ônibus passando não tem o que fazer, mesmo com faixas exclusivas. Se conseguirmos tirar metade disso, o ganho será grande”, completou.

O problema , hoje, é a localização da estação. Não é possível chegar à pé no local, que fica cercado pela própria Pirelli, Tim, Carrefour e por um grande terreno particular que é acessado pela avenida dos Estados. Teria que haver parcerias com estas empresas ou desapropriações.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus