Prefeito quer PPP para estação da CPTM em Santo André

O prefeito de Santo André, Paulinho Serra, quer abrir uma PPP para reabrir a estação Pirelli, da linha 10 – turquesa, da CPTM. O ponto foi desativado em 2006. Ela fica entre as estações Capuava e Prefeito Celso Daniel-Santo André, na Vila Homero Thon.

 

“A gente abriu um diálogo para uma tentativa de fazer uma parceria para a construção da estação. A prefeitura, inclusive, entraria como investidora, junto com a iniciativa privada e a CPTM. Seria uma via de três mãos para a gente tentar antecipar o cronograma e começar essa obra o quanto antes”, disse Paulinho.

 

Segundo a secretaria estadual dos transportes, será marcada uma reunião técnica entre a companhia de trens e prefeitura para estudar a viabilidade do projeto.

 

O prefeito prevê uma estação simples sem grandes investimentos. “Claro que não é aquela estação de R$ 300 milhões que foi pensada pela CPTM. Seria algo básico, para a parada do trem, nos moldes da estação Celso Daniel, só que modernizada. O que seria? Teria que ser aberto para a rua, com uma cobertura, entrada simples, catracas, plataformas e bilheteria blindada. Nada demais. Vamos começar a colocar no papel isso agora. A CPTM viu com bons olhos essa proposta. Falei com o presidente da companhia e ele também é muito pé no chão, disse que não gosta de projetos faraônicos e que vai dialogar.”

 

Mesmosendo pequena agora, a estação poderia ser expandida no futuro. “O objetivo da CPTM para essa parada é integrar a linha-10 com uma futura extensão até Guarulhos, com o Expresso ABC, que vai para São Paulo, e também com trem regional previsto para ir até Santos. O projeto definitivo seria uma grande estação. O que pode acontecer agora é fazer uma parte, um módulo só para atender os passageiros que usam a linha-10 atualmente”, afirmou o secretário de Mobilidade Urbana do município, Edilson Factori.

 

Caso o projeto saia do papel, o prefeito prevê uma descentralização do transporte na região.

 

“A gente tira 40% dos ônibus do Centro. Então, o corredor da Guarará, que as linhas vão quase todas para a região central, seria direcionado para a nova estação e iríamos tirar quase metade dos coletivos que vão para a estação Celso Daniel-Santo André”, afirmou o prefeito.

“Teremos um ganho muito grande na perimetral, no corredor Santos Dumont. O Centro da cidade tem vias estreitas, e com muitos ônibus passando não tem o que fazer, mesmo com faixas exclusivas. Se conseguirmos tirar metade disso, o ganho será grande”, completou.

O problema , hoje, é a localização da estação. Não é possível chegar à pé no local, que fica cercado pela própria Pirelli, Tim, Carrefour e por um grande terreno particular que é acessado pela avenida dos Estados. Teria que haver parcerias com estas empresas ou desapropriações.


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

7 Comentários deste post

  1. bom…a principio para ser bom!
    Paulinho Serra e Orlando Morando nos caminhos de João Doria!

    e saudade do PT kkkkkkkkkk…

    Vítor P. Gabriel / Responder
  2. Bem não sei se todos sabem, mas essa estação fica em uma área onde não há avenida próxima, só o viaduto Cassaquera. ELA ESTÁ SITUADA A SOMENTE 900 METROS DA ESTAÇÃO CAPUAVA!!! Será que não era mais em conta uma modernização da estação de Capuava, que está bastante judiada e mal cuidada? Lá sim tem muito espaço e seria possível construir até terminal de ônibus.

    Rafael de Souza / Responder
    • É que a estação Capuava ja está em Mauá não está?ai teria que ver com a prefeitura de Maua.e O projeto de ter linhas do Expresso Guarara, iria por agua abaixo

  3. Quanto mais estações abertas, melhor. Estação acaba sendo símbolo de atração de novas lojas e investimentos ao local. E que não pare só nesta reestruturação e reforme outras estações que estão judiadas.

    Bruno Massolini / Responder
  4. Isso era projeto do prefeito Celso Daniel, criaram obstáculos como puderam e agora que o PT perdeu a prefeitura vão remover os obstáculos para beneficiar a tucanalhada.

    Giorgio / Responder
  5. O projeto de fazer uma estação ali é de longa data, que eu lembre do que li, a ideia seria ser uma grande estação mesmo fazendo integração (FUTURA) com o monotrilho Linha 18-Bonze e então com a Linha 30-Vinho.
    Super apoio uma espação simples ali por agora, já que essas linhas futuras vão demorar muito pra surgir.
    Mas o local é complicado, passar uma passarela por cima da Pirreli é problema, ali é uma fabrica. Creio que o melhor lugar seria aquele enorme terreno entre o Carrefour/C&C e a Tim que é privado mas NÂO tem construção alguma. Seria muito mais fácil de entrar em um acordo com a empresa dona. Fora que ai ficaria bem mais pertinho do Atrium Shopping, iria dar uma vida ao lugar.

    Caíque / Responder
  6. Querer não significa que terá.

    Renato / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*