Linha 4 do Metrô Rio opera aquém de sua capacidade

A linha 4 do Metrô Rio, que opera entre a Barra da Tijuca e Ipanema, foi construída para que operasse com uma demanda diária de 300.000 passageiros. Porém, desde sua inauguração, em agosto do ano passado, o ramal vem transportando quase a metade do previsto.

 

Para tentar atrair o público, a concessionária que administra o metrô fez, na última semana, uma campanha de viagem gratuita para atrair usuários (leia aqui). Com esta promoção, a linha passou a transporter 140.000 passageiros, antes 110.00 que custama transporter diariamente. Na última quarta-feira (12), durante o período de gratuidade, a linha 4 transportou 194 mil pessoas, o número mais alto já registrado.

 

Para também alavancar a capacidade, o Metrô anunciou uma redução na tarifa do trecho entre as estações da Barra da Tijuca, zona oeste, e General Osório. Desde esta segunda, 17, o passageiro paga R$ 3 a passagem (o valor anterior era R$ 4,80). A promoção vale até o fim do mês.

 

A não necessidade de integração com a linha 1, na estação General Osoório, também deve ser um ponto positivo.


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

12 Comentários deste post

  1. O principal motivo pro desinteresse na linha 4 é a integração bizarra na estação General Osório. Se ela nunca foi necessária, então por que fizeram???? Na verdade, a linha 4 é apenas extensão da 1!

    Gapre / Responder
    • Gapre,
      Por curiosidade.
      Porque a integração com a Gen Osorio é bizarra? O que acontece por lá?

      William / (em resposta a Gapre) Responder
      • Porque poderia ser direto a linha 1 continuando até o Jardim Oceânico, da forma que fizeram não foi uma nova linha, apenas continuação da já existente, tanto é que a baldeação agora foi extinta. Gastaram rios de dinheiro à toa fazendo uma nova estação.

        Gapre / (em resposta a William) Responder
  2. Isso é incompetencia, Projeto mal feito, um projeto bem feito não acontece esse tipo de erro, pode haver um erro de 5% para mais ou para menos.

    Felix / Responder
  3. não é muito cedo para avaliar a adesão ao metrô? pelo histórico daqui de São Paulo sabe-se que as linhas e estações demoram para chegar ao carregamento previsto.

    rafael oliveira / Responder
    • Rafael, mesmo assim acho que não dá pra comparar esse início de linha 4 do Rio com nenhuma linha de SP porque ela mais parece uma extensão da linha 1, como o Gapre mesmo disse.

      O.Juliano / (em resposta a rafael oliveira) Responder
      • A linha 5 – Lilás ficou anos com trens batendo lata, após sua inauguração em 2002….Ai o GESP integrou os onibus intermunicipais nas estações Campo Limpo e Capão redondo, com integração gratuita e ai a demanda aumentou….

        Renato / (em resposta a O.Juliano) Responder
      • Eu sei, cada lugar é diferente, mas a extensão da Linha 1 daqui (de Santana até Tucuruvi) também demorou pra ter adesão, mesmo com ônibus interligados. É necessário um tempo para as pessoas conhecerem o sistema e reprogramar sua rotina.

        rafael oliveira / (em resposta a O.Juliano) Responder
    • Rafael o caso é similar ao da linha 3 vermelha

      Fabiano / (em resposta a rafael oliveira) Responder
  4. boa tarde aqui em são paulo já é diferente amaioria das linhas tão com ecesso de passageiro só a linha vermelha trasnporta mais de um milhão de passageiro e aque corre paralela a ela 700 mil aprocimadamente praticamente duas linhas que partem da zonz leste transporta mais se um milhao e setecentos passageiro por dia o ramal todo metro e cptm oito milhões de passageiro o governo e ves de priorizar o povo aumentou a integração comemorou a vitória como um clasico de futebol fala ainda que não tem dinheiro pra nada maioria das obras paradas

    ailton gomes da silva / Responder
  5. Eu aproveitei essa gratuidade da semana passada e foi ótimo poder ficar pulando de praia em praia, da Barra à Ipanema, entrando e saindo do metrô sem gastar. Pena que alegria de turista dura pouco.
    A propósito, gostei bastante das estações do novo trecho, bem mais simples que as novas do metrô paulistano mas eficazes e bonitas.

    Danilo / Responder
  6. Caso similar ao da linha 3 vermelha de sp

    Fabiano / Responder

Deixe uma resposta para rafael oliveira Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*