A linha 4 do Metrô Rio, que opera entre a Barra da Tijuca e Ipanema, foi construída para que operasse com uma demanda diária de 300.000 passageiros. Porém, desde sua inauguração, em agosto do ano passado, o ramal vem transportando quase a metade do previsto.
Para tentar atrair o público, a concessionária que administra o metrô fez, na última semana, uma campanha de viagem gratuita para atrair usuários (leia aqui). Com esta promoção, a linha passou a transporter 140.000 passageiros, antes 110.00 que custama transporter diariamente. Na última quarta-feira (12), durante o período de gratuidade, a linha 4 transportou 194 mil pessoas, o número mais alto já registrado.
Para também alavancar a capacidade, o Metrô anunciou uma redução na tarifa do trecho entre as estações da Barra da Tijuca, zona oeste, e General Osório. Desde esta segunda, 17, o passageiro paga R$ 3 a passagem (o valor anterior era R$ 4,80). A promoção vale até o fim do mês.
A não necessidade de integração com a linha 1, na estação General Osoório, também deve ser um ponto positivo.
O principal motivo pro desinteresse na linha 4 é a integração bizarra na estação General Osório. Se ela nunca foi necessária, então por que fizeram???? Na verdade, a linha 4 é apenas extensão da 1!
Gapre,
Por curiosidade.
Porque a integração com a Gen Osorio é bizarra? O que acontece por lá?
Porque poderia ser direto a linha 1 continuando até o Jardim Oceânico, da forma que fizeram não foi uma nova linha, apenas continuação da já existente, tanto é que a baldeação agora foi extinta. Gastaram rios de dinheiro à toa fazendo uma nova estação.
Isso é incompetencia, Projeto mal feito, um projeto bem feito não acontece esse tipo de erro, pode haver um erro de 5% para mais ou para menos.
não é muito cedo para avaliar a adesão ao metrô? pelo histórico daqui de São Paulo sabe-se que as linhas e estações demoram para chegar ao carregamento previsto.
Rafael, mesmo assim acho que não dá pra comparar esse início de linha 4 do Rio com nenhuma linha de SP porque ela mais parece uma extensão da linha 1, como o Gapre mesmo disse.
A linha 5 – Lilás ficou anos com trens batendo lata, após sua inauguração em 2002….Ai o GESP integrou os onibus intermunicipais nas estações Campo Limpo e Capão redondo, com integração gratuita e ai a demanda aumentou….
Eu sei, cada lugar é diferente, mas a extensão da Linha 1 daqui (de Santana até Tucuruvi) também demorou pra ter adesão, mesmo com ônibus interligados. É necessário um tempo para as pessoas conhecerem o sistema e reprogramar sua rotina.
Rafael o caso é similar ao da linha 3 vermelha
boa tarde aqui em são paulo já é diferente amaioria das linhas tão com ecesso de passageiro só a linha vermelha trasnporta mais de um milhão de passageiro e aque corre paralela a ela 700 mil aprocimadamente praticamente duas linhas que partem da zonz leste transporta mais se um milhao e setecentos passageiro por dia o ramal todo metro e cptm oito milhões de passageiro o governo e ves de priorizar o povo aumentou a integração comemorou a vitória como um clasico de futebol fala ainda que não tem dinheiro pra nada maioria das obras paradas
Eu aproveitei essa gratuidade da semana passada e foi ótimo poder ficar pulando de praia em praia, da Barra à Ipanema, entrando e saindo do metrô sem gastar. Pena que alegria de turista dura pouco.
A propósito, gostei bastante das estações do novo trecho, bem mais simples que as novas do metrô paulistano mas eficazes e bonitas.
Caso similar ao da linha 3 vermelha de sp