Governo de SP vai a Europa para promover concessões

Representantes do Governo de São Paulo viajam na próxima terça-feira, 18 a Bruxelas para promover as concessões das linhas 5 – lilás e 17 – ouro, do Metrô.

 

O secretário dos transportes metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, mais dois representantes da pasta terão reuniões com executivos do segmentos de transporte e infraestrutura, além de bancos e fundos de investimentos da Europa.

 

O edital para a concessão das linhas foi lançado no mês passado e o leilão deve ocorrer no dia 4 de julho com um lance mínimo de  R$ 189,6 milhões.


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

30 Comentários deste post

  1. Que se repasse estas linhas para quem tem realmente grana para manter, sem ter o BNDES no meio disto.

    Bruno Massolini / Responder
  2. isso ai privatiza mais q tá pouco(com sabedoria) e chola a esquerdalha.

    la muerte / Responder
    • Vai ficar tão bom quanto SABESP dá até orgulho.

      Alexandre I / (em resposta a la muerte) Responder
      • A Sabesp é considerada a melhor companhia de saneamento do Brasil, é uma das melhores da americana latina.

        Yago / (em resposta a Alexandre I) Responder
        • o ponto é a Sabesp não visa melhorias de nada somente lucro, quer algo melhor do que não precisar tratar água nem conter vazamentos, botar a culpa na falta de chuva para justificar aumentos sem contrapartidas? você está satisfeito com o serviço? acha que o saneamento é otimo por ser privado?
          público seria melhor? não sei, mas uma coisa é certa não dá dinheiro então deixa o vazamento rolar solto…

          Alexandre i / (em resposta a Yago) Responder
          • A Sabesp não é privada, e sim uma empresa de economia mista.
            A Sabesp por mecanismos internos é obrigada a reinvestir 50% do lucro. Por ela visar o lucro faz com que o serviço seja mais amplo, é só comparar com locais onde o serviço é 100% publico/municipalizado, por exemplo guarulhos, onde em alguns lugares o racionamento existe a décadas e o serviço de tratamento de esgoto não avanço.

            Na RMSP a várias cidades com serviços municipalizados, elas são as grandes vilãs dos índices e tbm as que precisam mais urgentemente mudar para que se consiga atingir bons índices no rio Tietê.

            A Sabesp é considerada uma das melhores empresas de saneamento da americana latina, pq ao visar o lucro ela tem capacidade interna de investimento, assim só depende do governo para grandes obras.

            Yago / (em resposta a Alexandre i)
          • tudo depende da referência se for tomar como referência o Brasil é ótima, se for tomar como referência outros países onde se considera água realmente como um recurso finito e não uma dádiva de Deus que chega dos céus e abastece as represas. esses 50% por exemplo vão para uma manutenção ou expansão? quando visa o lucro só vai querer aumentar o alcance da rede, mas n irá manter nada, a não ser que a falta de manutenção esteja rendendo mais prejuízo. o ponto inicial que levantei é que a privatização ou abertura de capital não vai garantir uma melhoria da água pro vinho como alguns aqui imaginam, se for muito bem contratada vai render uma melhoria sim, mas pode não ser o sonho que muitos daqui tem. o serviço da Sabesp de manutenção deixa e muito a desejar, ontem por exemplo quebraram a rua próximo a minha residência, tampam bem porcamente e daqui a pouco aparecem novos vazamentos piorando ainda mais o viário. é desperdiçado muito da capacidade em vazamentos da própria rede e o ônus vai direto pro cidadão. tem exemplos piores de outras empresas de saneamento? sim com certeza, mas acho que não tem que ser nivelado por baixo.

            Alexandre i / (em resposta a Alexandre i)
          • A Sabesp alem de atender bem São Paulo e Região Metropolitana ainda emprestou as Bombas Flutuantes, do volume morto da Cantareira, para bombear as águas da Transposição do Rio São Francisco até o Estado da Paraiba, se hoje as águas da transposição está chegando em Campina Grande, açude de Epitacio Pessoa é graças a essas bombas.Tambem está fazendo a Transposição da Cachoeira do França, São Lourenço da Serra até a Região de Cotia atraves do aquaduto de 80 km.

            Felix / (em resposta a Alexandre i)
          • Da até orgulho…..

            https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1422590057797487&id=161370653919440
            se vc não vem à cachoeira ela vem até voce

            Alexandre i / (em resposta a Alexandre i)
  3. a foto da estação campo belo está ótima

    haroldo / Responder
  4. E melhor repassar mesmo, do que dar um serviço porco.

    Rodrigo Santos / Responder
  5. O “serviço porco” já ganhou como o melhor das Américas, ganhou em 2015 o UITP Awards e em 2016 o PMO. Foi também muito elogiado pelos turistas que estiveram aqui para a Copa do Mundo. Viaje pelo mundo e veja outros sistemas nos horários de pico como eu já fiz e compare…

    Ed / Responder
    • Eu já fiz e comparei, tem metrô em cada esquina em um monte de cidade pelo mundo, SP só tem meia dúzia de estações, o mínimo que tinha que fazer era funcionar com um mínimo de decência, coisa que nem sempre acontece vide os descarrilamentos semanais.

      Gapre / (em resposta a Ed) Responder
    • Eficiência não significa malha do tamanho suficiente que a cidade esta atualmente, e falta de verba não e desculpa a 20 anos.

      • E como se constrói linhas de metro se não há recursos. Dinheiro dá em árvore?

        • Não tem recursos…hahah
          vc trabalha no governo cara? Sabe o que se passa lá dentro? Não? então como sabe que não tem recursos?

          Vc é exatamente o tipo de eleitor que os politicos adoram…não faz nada e acredita em tudo que falam!

          Tiago / (em resposta a Ed) Responder
          • Cara é só vc estudar o orçamento anual e quanto de verbas vai para cada Secretaria, não é necessário ser expert no assunto.Aliás , vc sabe quanto é o orçamento anual do Estado de São Paulo?

            Felix / (em resposta a Tiago)
        • Ué a 20 anos? A corrupção pegou metade disso ai amiguinho Ed.

    • O de Roma e de Paris deixa muito a desejar, no de Paris até o vão entre trem e plataforma é como o antigo Fepasa, o de Roma só tem duas Linhas e ainda precarias e trens sujos, pixados etc…O Metrô/CPTM de São Paulo é muito bom.

      Felix / (em resposta a Ed) Responder
      • O metrô da Cidade do México no horário de pico é horrível e sem condições e tive de evitá-lo nestes horários! O metrô de Paris no horário de pico também é apinhado e lembro de esperar vários trens para tentar entrar em um deles, com vagões extremamente pequenos. Tem gente aqui que “compara” sem conhecer nada dos metrôs pelo mundo.

        Ed / (em resposta a Felix) Responder
        • Deixa de ser mentiroso e de criar drama, tava na Cidade do México e dava pra andar de metrô na maioria das estações no horário do rush, a única região ruim era a do Polanco! Nem se compara a lotação do metrô em Paris, que vc encontra em cada esquina uma estação diferente, com a lotação da meia dúzia de estações até Itaquera no horário do rush em SP. Ed Lascar esse Idiota inventando qualquer desculpa pra justificar a rede pífia do metrô em SP.

          Gapre / (em resposta a Ed) Responder
          • Metrô de São Paulo foi considerado um dos melhores do mundo, nas Olim Piadas foi elogiado em pesquisas entre os estrangeiros.

            Felix / (em resposta a Gapre)
          • Gapre, um off topic, mas o metro do méxico usa pneus, o de são paulo teria alguma vantagem sobre isso?

            haroldo / (em resposta a Gapre)
  6. felix, Ed, Jurandir(jardel), welbi, olha aí o sucesso do São Paulo entrando nos trilhos e privatizado.

    http://memoriaglobo.globo.com/mobile/programas/jornalismo/telejornais-e-programas/bom-dia-sao-paulo/bom-dia-sao-paulo-sp-fora-dos-trilhos.htm

    Alexandre i / Responder
    • Alexandre, acho que vc não assistiu o video, se assistiu não entendeu.O video se refere a rede Ferroviaria Federal e não o que é competencia do Estado, vc deveria cobrar o ex governo Federal ter ficado 13,5 anos na Presidência, não inaugurar nada de trilhoe e nem ajudar São Paulo a construir as Linhas Intercidades e nem o Ferroanel Norte e Sul que é interesse do Governo de São Paulo, agora o novo Governo Federal já está liberando as Linhas de São Paulo até Americana e o Ferroanel Norte.

      Felix / (em resposta a Alexandre i) Responder
      • vi sim, são da fepasa era só uma provocação mesmo, a privatização da manutenção e decadência não lhe parece com nenhuma outra linha férrea? o problema está exatamente a 13,5? certeza? houveram investimentos nas linhas federais na gestão FHC? Caracas não consegue desvincular um partido em nenhum post, eu bc tenho político de estimação, o contrário talvez n possa ser dito.

        Alexandre i / (em resposta a Felix) Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*