O prefeito de São Paulo, João Doria, está em viagem a Seul, na Coreia do Sul, para ver de perto como funciona o modern transporte da cidade e tentar trazer experiências para cá. De acordo com reportagem da Folha de São Paulo desta quarta-feira, 12,a opção de Bilhete Único em lojas e no pagamento de táxis e aplicativos como Uber e câmeras em todos os ônibus que mostram imagens em tempo real são alguns dos pontos que o prefeito irá ver.
As cameras seriam “inteligentes”, capazes de dar alerta para comportamentos atípicos dentro dos ônibus –como passageiros pulando a catraca ou entrando pela porta traseira. Um equipamento desses já foi instalado e entrará em funcionamento nas próximas semanas.
Em Seul, todos os ônibus da cidade são acompanhados em tempo real. A localização, a velocidade e a quantidade de passageiros de cada veículo são informadas on-line. O sistema mostra até se o motorist parou fora do ponto.
Os paineis nos pontos, que mostram o tempo de chegada do ônibus, sao confiáveis. Aqui temos alguns porém o sistema é falho.
Na capotal coreana, porém, foi construído muitos corredores de ônibus. Até o momento, não há um comprometimentode Doria que ele irá fazer novos corredores em São Paulo.
Sistemas de informação. Isso mesmo! Tecnologia de sistemas de informação aplicada ao transporte público. Nem é preciso ir à Marte para descobrir como se faz.
Basta vontade política e afastar organizações ou grupos de interesses que só atrasam ou inviabilizam iniciativas inovadoras.
De nada adianta tecnologia de ponta, se a gestão do sistema for ruim, vide metrô e CPTM.
sim, mas estamos falando do João Doria né…
pensa grande por que tem competencia de realizar coisas grandes.
Aham, vai acreditando piamente em “competência” de políticos pra vc ver onde chegaremos…
Toda varroura nova varre bem.
Não sabemos até ver tudo isso na pratica, pois o plano de metas dele não tem nem a construção de novos corredores BRTs, reforma de calçadas entre outras. Por isso, prefiro esperar para ver como ele vai fazer na pratica e se realmente vai funcionar, pois seu pupilo no Estado mostrou ser um desastre na parte dos trilhos….Só pensa em comprar trens novos de ultima geração, mas deixa a infraestrutura em ultimo plano….
*Vassoura
Se não tiver quem varra, não adianta vassoura nova ficar parada atrás da porta.
Veremos….
O tempo, que é o senhor da razão vai mostrar!
Se não fizer que nem o Serra fez, usar a prefeitura como trampolim para o Estado no ano que vem….
PSDB 25 anos no Estado e 1,5km de metrô por ano manda lembranças . . .xD
como eu votei nulo, minha consciência está tranquila, pois não voto em bandidos incompetentes!
não rapaz, pouco mais que isso, 2km por ano…hahahahahahahahahahahahahaha
Perfeito, São Paulo estava necessitando de alguém que pensasse do tamanho da Cidade.Vai ser 40 anos em 4 anos,plagiando Juscelino 50 anos em 5 anos.
De nada adianta tecnologia, se não forem construídos corredores exclusivos.
opa, Bem lembrado….E BRTs, diga-se de passagem!
O povo gosta de ser enganado mesmo. A gente tá acreditando até na mulher melancia para prefeita, alias, ela não é política, não é?
Ta e cade projetos de novos corredores? Cade Raial Leste, cade Aricanduva, cade 23 de Maio? Quero só ver, implantar em corredores já existentes, e dizer que ta fazendo não acharei que fez algo.
Espero que a comitiva tucana lá entenda o modelo dos tigres asiaticos de gerir o transporte, que basicamente é tirar o poder público disto e entregar para a iniciativa privada, não este corporativismo que ocorre no Brasil.
A comitiva tucana fazendo o que sabe melhor: entregar de bandeja os bens públicos brasileiros, privatizando o lucro e deixando público o prejuizo
O Haddad teria de pedir habeas corpus aos CDPs para levar uma comitiva petista, não?
A comitiva tucana já tem o stf comprado pra poder se safar
Só lembrando que as empresas quais o Doria está convidando fazer parte dos programas dele estão no escândalo de pagamentos de subornos e troca de favores entre a ex-presidente, que sofreu impeachment, e empresas como Hyundai, Samsung e LG, estas quais estão na agenda do prefeito para encontros.
Só acho que a realidade de Seul é anos-luz diferentes da realidade daqui de SP. Muitas coisas de lá não se aplicam aqui pois ainda nos faltam muitos quilômetros de metrô e muita integração de modais e educação do povo para obtermos os mesmos padrões e tecnologia. Fora que o Dória ainda não me pareceu muito engajado em fazer de fato uma revolução nos transportes de Sampa, ele só fala o que os outros querem ouvir. Pra mim, o prefeito tá é querendo arranjar novas parcerias com empresários coreanos pra fazer mais concessões públicas a eles.
Gapre, você sabe se seul tem um sistema parecido com a cptm de são paulo?
Infelizmente nunca fui pra Seul, mas imagino que deva ter um sistema de transporte invejável
Só acho que não precisa ir la pra implantar o minimo que já deveria ter faz tempo em SP.
o corredor leste itaquera nem esta pronto ainda
vergonha viu
Vai ser difícil comparar São Paulo com uma cidade onde 40% dos investimentos no sistema metroviário é bancado por verbas federais. Por aqui o metro de SP é bancado apenas pelo povo paulista…
o metrô de seul tem 300km, minha inveja tá pegando fogo…hahahaha