Santiago começa testes com ônibus de 2 andares

Começaram a fase de testes do primeiro ônibus de 2 pisos que vai circular pelas ruas de Santiago, no Chile.

 

O coletivo é adminsitrado pela MetBus e terá um período de 6 meses de testes. O veículo chegou há 1 semana e já foram feitas as revises técnicas antes de pintá-lo.

 

O ônibus conta com 80 assentos nos dois pisos. Conta também com um sistema que indica onde há lugar para sentar vazio e uma rampa para deficientes.

santiago ônibus


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

9 Comentários deste post

  1. É preciso voltar ao Chile. Olha o Brasil ficando pra trás nos transportes.

    Nivaldo Fernandes / Responder
    • Não sei se já teve no chile, mas aqui em São Paulo já rodou ônibus dois andares a quase 30 anos atrás.

      • Esse busão de 2 andares fazia a atual linha 6500 Terminal Santo Amaro – Terminal Bandeira. Eu era bem pequeno na época, mas me lembro desses ônibus e que eu tinha muita vontade de andar neles, mas só andei em ônibus assim em Londres. Acho que apenas no Reino Unido e na Irlanda os coletivos tem 2 andares. Em SP eles acabaram, se não me engano, por causa da fiação elétrica que impossibilitava a ampliação desse tipo de veiculo.Quem gostava desse transporte era o Jânio Quadros que, pelo que eu saiba, adorava Londres, por isso quis implementar esse ônibus em Sampa. Quanto ao Chile, fui em Santiago em 2015, o transporte lá obviamente é bem melhor do que o de qualquer cidade brasileira, mas os ônibus estavam um pouco velhos, fora que não tinham ar condicionado e o verão chileno é de lascar. Pelo que vejo, esse ônibus de 2 andares deles vai ter AC, o que é muito bom e espero que isso seja ampliado a todo sistema deles (e ao nosso também, rs)

        Gapre / (em resposta a Mauri) Responder
        • Isso, eu cheguei a andar neles, eram das linhas 5100 Santo Amaro-Praça da Sé(na época),e a outra era Pq d Pedro -Jardim Japão(não me lembro o número),e verdade Jânio inspirou-se em Londres , tanto que passou a pintar os ônibus da CMTC de vermelho, na época chamados de “bombeirão do Jânio”e um dos pilares dos transportes em Santiago é o BRT, que muitos ‘trasnportólogos”aqui no blog tem arrepios só de pensar em andar num rsrs

          Mauri / (em resposta a Gapre) Responder
  2. Que bonito esse modelo, quem dera em SP………

    Rodrigo Santos / Responder
  3. Bem interessante, poderia usa-lo em trajetos onde um articulado não consiga trafegar, e ele transporta muita gente sentada, os Super aticulados da metra levam 70 pessoas sentadas, e ele tem 23m, esse ai deve ter no maximo 15m e consegue levar 80. eu fiquei pensando no quesito da praticidade de subir e descer, e pelo visto, a escada fica de frente pra segunda porta, facilitando quem desce desembarcar.

    jildinei / Responder
  4. Acho que tem um exemplar dos ônibus de dois andares (que circulavam em SP nos anos 80) no atual museu dos transportes, na Avenida Cruzeiro do Sul.

    Felipe / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*