Prefeitura de SP testa primeira linha de ônibus sem cobrador

A partir deste sábado, 1º, começará a rodar, em fase experimental, a primeira linha de ônibus na cidade de São Paulo, que não haverá cobrador e será aceito apenas Bilhete Único como forma de pagamento. Haverá uma placa na frente do ônibus informando que só aceita Bilhete Únic.

 

A linha escolhida foi a 576C-10 (Metrô Jabaquara – Terminal Santo Amaro), da viação MobiBrasil. O teste será feito em 5 dos 17 ônibus que fazem o trajeto.

 

A retirada dos cobradores dos ônibus é avaliada como positiva pela gestão Doria para economizar custos do sistema. Em fevereiro, Doria admitiu que que a função poderia deixar de existir e pediu às empresas que treinassem os cobradores para exercer outras funções.

 

Os cobradores representam 12% dos gastos das empresas. Hoje, apenas 6% dos passageiros pagam a viagem com dinheiro.

 

Hoje, as linhas de micro-ônibus já operam sem cobradores.

 

A SPTrans disse a Folha de São Paulo que autorizou, “em caráter experimental”, a operação sem cobrador na viação MobiBrasil. A empresa afirmou que os cobradores serão transferidos para outras áreas por meio de um plano de carreira. O SPUrbanuss disse que a medida é um teste e que não há determinação nem previsão para que toda frota opere sem cobrado


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.