Metrô Rio pode exapandir em direção a Jacarepaguá ao invés de Recreio

Conforme noticiamos ontem (relembre aqui), o Governo do Estado do Rio de Janeiro planeja levar a linha 4 do Metrô Rio até o Recreio. Porém a expansão pode tomar outro rumo.

 

De acordo com o subsecretário de Projetos Estratégicos do município, André Marques, a linha deve seguir até o Terminal Alvorada, indo pela Av. Das Américas, como previsto anteriormente, porém, neste ponto pode ser que siga em direção a Jacarepaguá, passando por baixo da Av. Jacarepaguá. Segundo ele, o traçado vai depender de estudos de demanda e da estimativa de quanto poderia ser arrecadado com a venda de Certificados de Potencial Adicional de Construção (Cepacs).

 

A esfera estadual e municipal querem viabilizar o projeto sem custos para o poder público, por meio de Cepacs. A operação prevê a criação de um fundo com recursos da venda desses certificados, que dariam direito de construção na Ayrton Senna e na Américas, acima do gabarito.

 

Sobre a estação Gávea, da linha 4, que está com obras paradas, o secretário estadual de Transportes, Rodrigo Vieira, diz que é reciso resolver pendências com o Tribunal de Contas do Estado. Em novembro, o órgão reprovou as contas da Linha 4, com base numa auditoria de seu corpo técnico. Segundo Marques, não há estudos sobre o uso de Cepacs para concluir as obras na Gávea.


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

9 Comentários deste post

  1. É uma alternativa melhor do que ir pro Recreio. É só esperar o Rio ser sede de novo de Olimpíadas que aí eles fazem.

    Gapre / Responder
    • Não Gapre, do jeito que estão prendendo Governador do Rio, uma hora você assume e constrói essa expansão para a gente kkkkkkkkkkkk

      Francis / (em resposta a Gapre) Responder
  2. Seria um pouco mais inteligente eles fazerem uma analise de demanda antes de ficar anunciando e mudando as expansões…

    Francis / Responder
    • É o Metrô do Rio sendo o Metrô do Rio. Sempre foi assim, só fazem cagada sem planejamento, tanto que tem várias estações construídas e abandonadas. Isso aí não tem jeito!

      Danilo / (em resposta a Francis) Responder
  3. Deixa o metrô chegar primeiro ao Alvorada :-) Depois veremos :-)

    Jürgen Keller / Responder
    • Acho que era melhor que seguisse direto pra Jacarepaguá, Alvorada já tem BRT. Em todo caso, aguardemos as próximas Olimpíadas no Rio pra que alguma coisa se concretize, rs

      Gapre / (em resposta a Jürgen Keller) Responder
  4. Seria interessante ele seguir pelo Itanhagá, Rio das Pedras, Anil Freguesia e Taquara.
    Depois se quisessem seguir para o Recreio, criariam uma nova linha

    Douglas / Responder
  5. Acho difícil isso acontecer,mais vamos prestar atenção no que lêem né pessoal! O texto não diz que o GOVERNO vai arcar com toda obra,seriam venda de Certificados de Potencial Adicional de Construção (Cepacs).isso pode ser feito em todo País basta a prefeitura se enteder bem com o governo do Estado.Quem está em crise é o Estado não a cidade do Rio.

    MARCELOOLIVEIRA / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*