Metrô Rio

Metrô Rio pode exapandir em direção a Jacarepaguá ao invés de Recreio

Conforme noticiamos ontem (relembre aqui), o Governo do Estado do Rio de Janeiro planeja levar a linha 4 do Metrô Rio até o Recreio. Porém a expansão pode tomar outro rumo.

 

De acordo com o subsecretário de Projetos Estratégicos do município, André Marques, a linha deve seguir até o Terminal Alvorada, indo pela Av. Das Américas, como previsto anteriormente, porém, neste ponto pode ser que siga em direção a Jacarepaguá, passando por baixo da Av. Jacarepaguá. Segundo ele, o traçado vai depender de estudos de demanda e da estimativa de quanto poderia ser arrecadado com a venda de Certificados de Potencial Adicional de Construção (Cepacs).

 

A esfera estadual e municipal querem viabilizar o projeto sem custos para o poder público, por meio de Cepacs. A operação prevê a criação de um fundo com recursos da venda desses certificados, que dariam direito de construção na Ayrton Senna e na Américas, acima do gabarito.

 

Sobre a estação Gávea, da linha 4, que está com obras paradas, o secretário estadual de Transportes, Rodrigo Vieira, diz que é reciso resolver pendências com o Tribunal de Contas do Estado. Em novembro, o órgão reprovou as contas da Linha 4, com base numa auditoria de seu corpo técnico. Segundo Marques, não há estudos sobre o uso de Cepacs para concluir as obras na Gávea.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus