Metrô lança edital para a construção da Estação Morumbi da Linha 17

Depois de confirmado que a linha 17 será privatizada (veja aqui) e que o primeiro trecho só será entregue em 2019 (veja aqui), o Governo do Estado anunciou a liberação do edital para a construção da Estação Morumbi, que conectará com a homônima da linha 9 – Esmeralda, da CPTM.

Ela será construída a margem do rio Pinheiros, na altura da rua Engenheiro Mesquita Sampaio. A contratação também inclui obras de adequações na estação da CPTM, com a construção de um mezanino ao final da plataforma, além do acréscimo de duas escadas rolantes, elevador e uma escada fixa.

A nova estação da Linha 17 terá 8.600 metros quadrados de área construída, contando com duas plataformas laterais de 60 metros cada, ventilação e iluminação natural, além de captação de água pluvial para limpeza das calçadas e irrigação dos jardins.

Planejada para ser totalmente acessível, a estação terá piso tátil, quatro elevadores, oito escadas rolantes, cinco escadas fixas, além de dois bloqueios especiais. O acesso também será facilitado para quem utiliza bicicleta, com a construção de dois bicicletários, sendo que um ficará ao lado da ciclovia da Marginal Pinheiros e o outro no acesso principal, na avenida das Nações Unidas.


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

22 Comentários deste post

  1. É SP entrando nos trilhos.

    Jurandir / Responder
  2. Essa novela vai longe Sr Alckmin.

    Rodrigo Santos / Responder
  3. Mais um passo de São Paulo rumo ao futuro, enquanto os cães ladram, a caravana passa.

    Felix / Responder
    • E os trouxas aloprados como você votam no PSDB e tem que esperar 20 anos para ter uma linha de metrô…xD

      Tiago / (em resposta a Felix) Responder
  4. Se cumprirem o prazo, tá ótimo.

    Arthur Lira / Responder
  5. a segregação dessa estação do resto foi uma piada de muito mal gosto, bem provável que se arrastaste por anos e anos. a estação da cptm já não dá conta de tanta gente que chega, com o monotrilho o esperado para qualquer um é de que aumente o movimento na estação, agora será gasto mais que o dobro pra adequarem a estacao e começar a construi-la.

    Alexandre i / Responder
  6. Não entendi porque a estação vai ficar na outra ponta do Parque da Cidade, perto da Granja Julieta. Vai ser uma boa caminhada para fazer a integração com a estação Morumbi da CPTM.

    Alex / Responder
  7. Nossa, a estação do monotrilho vai ficar bem longe da CPTM.

    Lucas / Responder
    • Intermodalidade é algo que o PSDB não quer saber de facilitar, só complicar…..

      Facilitar só para quem usa carros…afinal, mais vias para mais carros dá votos, enquanto a CPTM não.

      Renato / (em resposta a Lucas) Responder
  8. a petezada fica louca quando vê o estado de SP entrando nos trilhos….

    Jurandir / Responder
    • louco fica com essa babação frequente mesmo pra uma porcaria de uma segregação que não precisava esperar a água bater na banda pra se mexer, teve que colocar os pilares pra notar que tava fazendo uma nhaca e rever o projeto. entregas parciais sem as integrações tem sido padrão.

      Alexandre i / (em resposta a Jurandir) Responder
    • Cade o seu amigo sumiu?

  9. a estação vai ser do outro lado da marginal?

    la muerte / Responder
  10. Passou pela minha mente o seguinte: não seria melhor se a do monotrilho ficasse em por cima da estação da CPTM? Tá, isso provocaria uma reforma na estação da linha 9, talvez até fazer outra. Ou, pela posição que está projetada a da linha 17, não era mais fácil chegar ela um pouco mais pra baixo e ela ser integrada a Granja Julieta? Ou talvez às duas. Bom, difícil imaginar como está o projeto da estação, mas pelo que vi no mapa, ficou longe pra caraca da Morumbi da linha 9.

    Rodrigo Branquinho / Responder
  11. E Não Esqueça Mais Estações Para a L17 Ouro do Metrô Com Operação em Monotrilho no Caso: Jaraguá (Oeste), Vila Piauí, Cebolão, Jaguaré Com Integração Para 2 Linhas de Metrô Com Operação Térrea no Caso: 2 Verde e 3 Vermelha, Parque Continental, Régis Bittencourt Com Integração Para a Estação São Paulo/Morumbi da Linha 4 Amarela Com Operação Térrea Além de Mais Estações no Caso: Jabaquara/Hosp. Saboia, Água Funda Com Acesso ao Zoológico, ao Simba Safari e ao Jardim Botânico, e Também o Ipiranga

    Michell / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*