Metrô de Salvador diminui o prejuízo em 2016

A CCR Metrô Bahia contabilizou em 2016 receita de R$ 28 milhões provenientes principalmente da tarifa de passageiros. O prejuízo da empresa diminuiu com a implantação de cobrança e total funcionamento da linha 1 em 2016: aproximadamente 65 milhões no ano passado, contra os R$ 94 milhões registrados no ano de 2015.

 

Por conta do avanço das obras da linha 2, os investimentos da companhia superaram, no ano, R$ 1,6 bilhão, contra R$ 1,19 bilhão registrado no ano anterior.

 

Até a conclusão da linha 2, que chegará a Lauro de Freitas, a concessionária prevê gerar 8 mil empregos, entre diretos, indiretos e terceiros. No relatório divulgado aos acionistas, a companhia já contabilizava, até dezembro, “1.136 colaboradores diretos atuando na concessionária e 6.833 trabalhando nas obras e sistemas relacionados, totalizando 7.969 trabalhadores envolvidos no projeto”, como frisa o documento.

 

A linha 1 tem 12 km de extensão e 8 estações, ligando a Lapa à Pirajá. A Linha 2, com 12 estações, está em ritmo acelerado de obras, com estações já operando, em fase de testes, no Acesso Norte, Detran e Rodoviária. O término da obra está inicialmente previsto para o final deste ano. Há ainda previsão de expansão da Linha 1, de Pirajá até Cajazeiras/Águas Claras e, da Linha 2, da Estação Aeroporto até o município de Lauro de Freitas.


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

15 Comentários deste post

  1. Metrô Bahia dando um show de trabalho e seriedade.

    Brunno / Responder
    • Sim. Tem Santo por aí que tá precisando aprender com os baianos.

      Gapre / (em resposta a Brunno) Responder
      • Não vai longe dando prejuizo.

        Felix / (em resposta a Gapre) Responder
        • Para de rogar praga pros outros só porque o teu Alckmin é incompetente

          Gapre / (em resposta a Felix) Responder
          • Vc não leu o texto e fala em praga , em Alckimin etc…Nenhuma Empresa trabalha e sobrevive com prejuizos, exceto Empresas do Governo que utilizam impostos para cobrir rombos de maus administrações.

            Felix / (em resposta a Gapre)
  2. Enquanto isso, no metrô do PSDB com 1km por ano…..

    Se continuar nesse ritmo, daqui a 10 ou 20 anos, Salvador terá mais quilometros de metrô que SP…xD

    Renato / Responder
    • Calma jovem, entre 2017 e 2018 em São Paulo vai entrar em operação mais kms que toda rede de Salvador.A pressa é inimiga da perfeição.

      Felix / (em resposta a Renato) Responder
      • kkkkkkkkkkkkkkkkk, acho q o Felix ainda acredita na cegonha também

        Gapre / (em resposta a Felix) Responder
        • Só espero que o Grape continue comentando até o fibal de 2018 para passar vergonha de seu pessimismo e ódio do Governo de SP.

          Felix / (em resposta a Gapre) Responder
          • Pessimismo não, realismo. Ódio não, nojo do governo de SP. Em todo caso, adoraria estar enganado e quebrar minha cara vendo todas as obras sendo entregues até 2018, o que já teria atraso de pelo menos uns 6 anos. Mas nós sabemos que isso não vai acontecer

            Gapre / (em resposta a Felix)
  3. Então todos comentando sobre o metro e comparando mas lá pelo que entendi e privado né ou seja a iniciativa privada constrói e opera acho que aqui devia ser igual e não o governo fazer e depois dar de mãos beijadas

    Luciano / Responder
    • Só que o Metrô de Salvador é superfície ,muito mais barato, em São Paulo além das desapropriações o Metro é subterrâneo, cada Estação de São Paulo, dá para fazer metade dessa Linha da Foto.

      Felix / (em resposta a Luciano) Responder
      • Ué, monotrilho, linha 13, extensão Varginha é tudo por cima da terra e as obras mal saem do lugar, todas atrasadas. Não é desculpa, Felix

        Gapre / (em resposta a Felix) Responder
  4. O Gapré é carioca e Paraiba como dizem no Rio, comparam coisas diferentes aí não dá, Quanto é o metro quadrado em média em Salvador? O piso Salarial dos trabalhadores da construção civil?Quantas empresas se habilitam na Concessão além da CCR metrô Bahia?Quando o metrô de Salvador obteve lucro? E muitas outras indagações para poder tecer comentário com um pouco de racionalidade.

    ROBERTO / Responder
    • Poxa, ROBERTO, e eu pensando que vc havia se tornado alguém mais racional, até elogiei seu outro comentário, mas vc continua uma criança tola esperando que o governador vá entregar alguma obra. Não sente vergonha de ser tão idiota?

      Gapre / (em resposta a ROBERTO) Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*