Alckmin lança projeto de trens intercidades

O Governo Estadual anunciou nesta terça, 28, o projeto de trens intercidades, para passageiros e carga, que deve ligar São Paulo a Campinas, Americana, Vale do Paraíba e Litoral.

 

O projeto prevê 9 estações emum trajeto de 135 km. 60mil passageiros devem utilizar a linha diariamente.

 

O Governo Federal deve ceder espaços fisicos para o trecho do trem que ligará São Paulo a Campinas e Americana.

 

“Este trem é muito importante porque tem alta capacidade de transporte, integrando regiões metropolitanas, facilitando o ir e vir das pessoas e com qualidade. São trens modernos e de velocidade média. E temos a boa notícia para darmos continuidade ao projeto”, afirmou o governador Geraldo Alckmin.

 

De acordo como secretário dos transportes metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, o presidente Michel Temer garantiu que o projeto deve fazer parte do programa de concessões da União, em reunião realizada nesta terça-feira (28), em Brasília.

 

O primeiro trecho está avaliado em cerca de US$5 bilhões e deverá receber financiamento do BNDES, segundo a secretaria. O projeto completo ainda prevê que haja estações ligando São Paulo a Santos, Sorocaba e Pindamonhangaba, em um total de 431 km de percurso.


Autor: Caio Lobo

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Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

30 Comentários deste post

  1. Vamos ver se agora conseguem tirar esses projetos do papel.

    Antes que algum militante comece a destilar ódio ao Alckmin e dizer (e torcer) que todo projeto tucano não sai nunca, é bom relembrar alguns fatos:
    – O trem-bala da Dilma que faria o mesmo trajeto fracassou, após anos e anos de tentativas, incluindo um fiasco de leilão que não teve nenhum interessado.
    – O governo Dilma e seu anterior NUNCA apoiou o projeto estadual de trens regionais, e aliás o “lançamento” do projeto do trem bala acabou colocando os planos estaduais na geladeira. Havia o plano do Expresso Guarulhos e deste trem ate Campinas, mas com a promessa do TAV o estado teve que engavetar e remodelar os projetos.
    – Essa rixa partidária que inviabiliza parcerias entre esferas de governo é o maior motivo pra que nenhum projeto desse naipe saia do papel, já que devido à grande abrangência de cidades, eles exigem uma coordenação de todas as esferas de poder. Mas como políticos (e sua militância) colocam seu projeto de poder acima das necessidades do país, a oportunidade de sucesso só surge quando os governos são alinhados, como agora.

    Mesmo assim, dado o histórico e a complexidade desses projetos, num país que carece de estabilidade politica e de visão de longo prazo, continua bem difícil acreditar que agora consigam deslanchar…

    Adail / Responder
    • Poxa, meu caro militante tukano, já tinha pronto um arsenal de defesa pro Alckmin? Não se trata de torcer contra, trata-se tão somente de não ser mais iludido com tanta promessa falsa. Somos adultos pra continuar acreditando na cegonha. Em todo caso, vamos aos fatos:
      -O Serra boicotou o projeto do trem-bala e disse em alto e bom tom que “merecia uma medalha” por ter boicotado tal projeto;
      -O governo antecessor ao do Lula, os 8 anos de FHC, também nada fez pelo projeto de trens regionais. Aliás, cancelou diversas linhas ferroviárias que já existiam ao invés de modernizá-las, como a Rio-SP e o trem que ia pra Sumaré, por exemplo;
      -Sim, concordo plenamente, todo projeto no Brasil que não vai pra frente é por rixa partidária. O próprio trem-bala com o boicote proposital do Serra é um exemplo disso. Os corredores que o Haddad nao pôde fazer também foram um exemplo disso. Politicagem (e seus militantes) está matando as obras nesse país.

      Sua última frase foi a mais sensata do seu comentário e a única que eu posso concordar sem retrucar.

      Gapre / (em resposta a Adail) Responder
      • A única tarefa do estado no projeto do trem bala era conceder a licença ambiental. O governo federal não fez o pedido de licenciamento até hoje. De qualquer jeito a licença só pode ser negada por motivos técnicos, caso contrário a justiça poderia intervir.

        Yago / (em resposta a Gapre) Responder
        • Yago, vc tá um pouco desinformado. O Serra, enquanto senador, alterou o projeto do trem-bala, de modo que o inviabilizasse propositalmente. Veja: http://atarde.uol.com.br/politica/noticias/1644336-serra-diz-que-sugeriu-campinas-no-trem-bala-para-atrasar-projeto. E depois ele ainda se gabou disso,dizendo que merecia uma medalha por ter atrapalhado o projeto.

          A Justiça neste país é partidária e comprada. Não dá pra confiar.

          Gapre / (em resposta a Yago) Responder
          • Leia “Um trem para a Bangladania” – o melhor e mais verdadeiro texto sobre o Trem Bala: https://medium.com/bang-bang/a-hist%C3%B3ria-do-trem-bala-brasileiro-f27235ccc4b7

            Um trechinho para tu ver:
            Em 30 de outubro de 2007, o presidente da FIFA, Joseph Blatter, passou às mãos de Lula a taça da Copa do Mundo em uma cerimônia na Suíça. (…) Diante de uma plateia de celebridades, emocionado, o presidente brasileiro declarou: “o mundo terá a oportunidade de ver o que nosso povo é capaz de fazer”.
            A Copa reacendeu esperanças. Planos engavetados por décadas começaram a pular das gavetas dos ministérios. O trem-bala, símbolo do novo Brasil, ganhou propulsão de motores no máximo. Projetos ambiciosos como aquele precisavam ser inaugurados antes da Copa.

            Anonimato / (em resposta a Gapre)
          • Anonimato, vc leu no artigo que eu postei quem foi que boicotou o projeto do trem-bala ou vc vai continuar fazendo ouvidos de mercador?

            Gapre / (em resposta a Gapre)
    • PSDB está ai a 25 anos com 1km de metrô por ano, 78 km contra 250 do México, 160 de Santiago, 300 de Seul, todos começaram na mesma epoca….

      Culpa o governo federal, mas o PSDB esteve no governo federal por 8 anos e o que fez para ajudar a expandir o metrô de SP? nada e ainda sucateou e desativou centenas de quilometros de ferrovias….

      Alckmin fala desse trem desde seu primeiro mandato em 2001, a quem quer enganar? É só mais uma promessa eleitoreira visando as eleições de 2018…..

      Ele é politico profissional…..e um lixo tb!

      os outros Estados não me interessam, se está ruim ou não, não quer dizer que aqui está bom!

      Renato / (em resposta a Adail) Responder
      • É que a Cidade do México não tem 250 Km de CPTM etambém é a Capital do México o próprio Governo Federal, usa verba de todo país para resolver seus problemas.

        Felix / (em resposta a Renato) Responder
        • Estou na Cidade do México e posso te garantir: qualquer cidade do Brasil invejaria o transporte público daqui. Aqui também tem trem além dos 250 km de metrô, além de uma rede de BRTs, o MetroBus, que complementa muito bem o transporte daqui. E nada tem a ver com ser capital, Brasília é a capital do Brasil e tem bem menos transporte público do que SP e Rio por exemplo

          Gapre / (em resposta a Felix) Responder
        • FALÁCIAS !!!!

          Renato / (em resposta a Felix) Responder
      • É errado querer comparar São Paulo com outros países, já que eles têm leis de licitação e ambientais completamente diferente das nossas.
        No caso seria mais apropriado uma comparação em nível nacional. Nesse caso São Paulo é que tem melhor transporte e o melhor ritmo de expansão.

        Yago / (em resposta a Renato) Responder
        • Nos últimos anos a Bahia e o Rio tem mostrado ritmo de expansão bem superior a SP

          Gapre / (em resposta a Yago) Responder
          • Gapre voce mora no Brasil?. eu concordo plenamente com o Yago, voce dizer que a Bahia e o Rio de Janeiro tem ritmo de expansao em transporte bem superior que Sao Paulo isso me parece uma piada de humor negro,os outros paises como o Mexico, como o Chile, como os Estados Unidos, como os paises europeus, como a Coreia do Sul, como o Japao, e principalmente a China, ai sim estamos falando de paises desenvolvidos, e nao a merda deste paisinho atrasado chamado Brasil.da licença o Cara.

            Antonio Alves de Souza / (em resposta a Gapre)
          • Antonio, tomou seu calmante hoje, filho? Quando foi que SP inaugurou alguma estação pela última vez, vc se lembra??? Ano passado, RJ e BA entregaram estações de metrô. Aliás, Ceará se não me engano também. Vc já saiu de SP alguma vez na sua vida pra achar que não há nada fora desse Estado???

            Aliás, vc tá meio desconexo no seu comentário, misturou Estados brasileiros com México, China falando que eles são desenvolvidos (oi?) e eu não entendi mais nada. Acho que vc é só mais um desses ufanistazinhos fãs cegos do Alckmin que tá entrando em bug ao ver que SP tá parando no tempo.

            Gapre / (em resposta a Gapre)
        • FALACIAS!!!!

          Renato / (em resposta a Yago) Responder
        • Errado pelo seu ponto de vista, o que não quer dizer que seja uma verdade absoluta.

          Os politicos corruptos e incompetentes adoram eleitores como você, que aceita tudo quieto…..

          Renato / (em resposta a Yago) Responder
    • O mesmo ocorreu com o Ferroanel Sul com o José Serra que até queria fazer toda terraplanagem junto com o Rodoanel Sul e o Governo Federal, Lula, prometeu e não tocou para frente, o Alckimin também tentou o Ferroanel Norte com o Rodoanel Norte a Dilma tambem prometeu em agosto de 2014, ano de eleição, tambem não cumpriu.O projeto dos Governos de São Paulo é tirar os trens de carga do centro, fazer os trens da CPTM ser em túnel , igual ao Metrô, da Lapa até o Ipiranga, sobre o Tunel onde hoje são os trilhos Avenidas com pista para bicicletas e um boulevard, Ligando Zona Oeste, Z.Leste e Sul,Ipiranga.

      Felix / (em resposta a Adail) Responder
      • Ou seja, a responsabilidade é apenas do governo federal, o governo estadual é apenas um “esperador de verbas”. Na época do FHC também era assim?

        Gapre / (em resposta a Felix) Responder
        • A Responsabilidade é só de quem tem a responsabilidade, ou seja, a responsabilidade do desvio dos trens de Carga é de responsabilidade do Ministério do Transporte/Denit, Governo Federal, conseguiu gravar?

          Felix / (em resposta a Gapre) Responder
      • O do Ferroanel concordo contigo. O da CPTM tem um problema: são projetos que precisam de muitos recursos e pouco tempo para execução, sendo bem difíceis de fazer. Vi já uma vez sobre eles e noto a grande dificuldade de botar a ideia de “enterramento de vias” em prática. E no final não resolveria muita coisa em tempos que hoje se discute as ocupações urbanas e uso de vias.

        Anonimato / (em resposta a Felix) Responder
  2. Resumindo os dois primeiros comentários: A coisa não andou em nenhum governo.

    Agora vamos às notícias atualizadas:

    No site do correio popular de Campinas foi noticiado que o governo federal entrou num acordo em ceder a faixa de domínio para a implantação do projeto. Esse espaço contempla até 5 linhas, fora as que já existem. O primeiro trecho realmente será de Americana à São Paulo e dizem que a Hyundai Rotem é a maior interessada em fornecer os trens e material rodante. Imagino que o trem seria uma versão do ITX da Korail, pois tem certos requisitos como velocidade máxima de 165km/h e com conforto de ônibus interestaduais.

    Nosso papel como cidadão agora é cobrar, cobrar e cobrar pra que isso vá pra frente.

    gustavo / Responder
  3. Se eles terminarem a obra sem atrasos, tá ótimo. So que agora estou morando em Recife.

    Arthur Lira / Responder
  4. ELEIÇÕES 2018!

    Thommy / Responder
  5. 2017 e os caras estão defendendo esses partidos lixos. Realmente não entendo.

    Quanto a essas linhas, eu só acredito vendo.

    Vai legal usar esse trem quando ficar pronto lá pra 2084.

    Gabriel Rezende / Responder
  6. boa noite fis um comentario tecnico a respeitos das obras atrasadas do metro de sp não tá mais no site só pra dizer nunca votei no pt e no psdb nunca gostei das mentiras do alckimim e não tão pouco das ladroagem do pt

    ailton gomes da silva / Responder
  7. Só acredito VENDO.

    Rodrigo Santos / Responder

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