Trens Regionais

Alckmin lança projeto de trens intercidades

O Governo Estadual anunciou nesta terça, 28, o projeto de trens intercidades, para passageiros e carga, que deve ligar São Paulo a Campinas, Americana, Vale do Paraíba e Litoral.

 

O projeto prevê 9 estações emum trajeto de 135 km. 60mil passageiros devem utilizar a linha diariamente.

 

O Governo Federal deve ceder espaços fisicos para o trecho do trem que ligará São Paulo a Campinas e Americana.

 

“Este trem é muito importante porque tem alta capacidade de transporte, integrando regiões metropolitanas, facilitando o ir e vir das pessoas e com qualidade. São trens modernos e de velocidade média. E temos a boa notícia para darmos continuidade ao projeto”, afirmou o governador Geraldo Alckmin.

 

De acordo como secretário dos transportes metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, o presidente Michel Temer garantiu que o projeto deve fazer parte do programa de concessões da União, em reunião realizada nesta terça-feira (28), em Brasília.

 

O primeiro trecho está avaliado em cerca de US$5 bilhões e deverá receber financiamento do BNDES, segundo a secretaria. O projeto completo ainda prevê que haja estações ligando São Paulo a Santos, Sorocaba e Pindamonhangaba, em um total de 431 km de percurso.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus