Portugal quer 3 novas linhas do Metrô do Porto até 2021

A rede de Metrô Leve de Portugal, o Metrô do Porto, pode ter sua malha expandida até 2021, anunciou esta semana o ministro do Ambiente de Portugal, João Pedro Matos Fernandes. O sistema funciona na cidade a noroeste do país há 14 anos.

Seriam três novas linhas: Gondomar, Maia e Gaia. No entanto, ainda não existe financiamento para o projeto, mas as novas ligações demandariam investimentos da 287 milhões de euros.

A rede é composta por 6 ramais e 102 veículos, por 67 km de trilhos. Possui capacidade para transportar até 9 mil pessoas por hora/sentido nos períodos de pico.


Autor: Renato Lobo

Ler todos os posts

Paulistano, Técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

10 Comentários deste post

  1. Só 9 mil pessoas por hora /sentido? isso é a capacidade total ou é o que ele transporta devido a demanda da região?

    Mauri / Responder
    • 9 mil pessoas/hora/sentido significa que num troço entre duas estações consecutivas, podem transitar 9 mil pessoas. Numa hora pode existir perto de 18 a 20 circulações por sentido (ie, uma frequência de 3 em 3 minutos), o material circulante (veículos) podem ser duplos transportando cerca de 430 a 500 pessoas, o que dá 9.000 pessoas/hora/sentido!!! O Metrô do Porto registra mais de 200.000 mil pessoas por dia com taxas de ocupação médias de 20% (média de todos os dias – úteis e fins de semana – e todos os horários) e com taxas de ocupação na hora de rush de mais de 100%. Uma parte da rede é à superfície mas também tem partes subterrâneas.

      RJ / (em resposta a Mauri) Responder
  2. Álias é uma mistura de VLT com metrô ,com trem rsrsrs,aqui em São Paulo não seria chamado de metrô rsrs

    Mauri / Responder
    • Exatamente, parece com o VLT de Santos e numa linha do centro passa N direções. Essa é a Ponte sobre o Rio Douro na Cidade do Porto.

      Felix / (em resposta a Mauri) Responder
    • O VLT que liga Cariri a Juazeiro do Norte é chamado de metrô. Acho que isso tem muito a ver com o tamanho da cidade. Já no Rio e em Santos é chamado de VLT. Quem dera se SP fizesse umas linhas de VLT passando pelo centro…

      Gapre / (em resposta a Mauri) Responder
  3. melhor que o monolixo, hahahahahaha

    haroldo / Responder
  4. Calma amigos, considerem que o Porto nem tem 500,000 habitantes. Imaginem uma cidade do interior com 6 linhas de VLT no Brasil … meu respeito para os Portugueses :-)

    Jürgen Keller / Responder
  5. Poxa que bacana.

    Rodrigo Santos / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*