Metrô de Salvador ganha quatro estações em maio

Foto: Lucas Peixoto/ Ascom Seplan

O Metrô de Salvador deve ganhar quatro novas estações a partir de maio, segundo o governador Rui Costa divulgou nesta quinta-feira, 2. São elas: Pernambués, Imbuí, Centro Administrativo e Pituaçu, que segundo a administração estadual, estão com obras avançadas e os primeiros testes foram feitos em janeiro com os trens indo até a Estação Pituaçu.

O governador disse também que a meta é que até o início de 2018, o metrô funcione regularmente até o Aeroporto e, em seguida, atenderá até Águas Claras, completando os 41 km prometidos. Com a entrega, Salvador terá a terceira maior malha metroviária do País.


Autor: Renato Lobo

Ler todos os posts

Paulistano, Técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

22 Comentários deste post

  1. Parabéns ao povo da zona norte. São Paulo entrando nos tri…não, pera…não eh São Paulo? Então não deve ser metrô!

    Eduardo Urashima / Responder
  2. A Bahia pelo menos tá inaugurando estações, SP do PSDB fica apenas com milhares de obras eternas de fachada

    Gapre / Responder
    • Folha de S.Paulo
      Metrô de Salvador será inaugurado com atraso de 12 anos e triplo do preço
      Começou a ser construído em 1999!!!!

      Renato / (em resposta a Gapre) Responder
      • E a linha 5 lilás, que começou a ser construída em 1998 e até hoje não foi concluída, sendo que SP tem muuuuuuito mais recursos do que a Bahia, o que vc me diz?

        Gapre / (em resposta a Renato) Responder
  3. Segundo o Félix, SP ta inaugurando mais que isso ai, SQN.

    Rodrigo Santos / Responder
  4. Folha de S.Paulo
    Metrô de Salvador será inaugurado com atraso de 12 anos e triplo do preço
    Começou a ser construído em 1999!!!!

    Renato / Responder
  5. Enquanto Bahia inaugura 6 kms na Capital, São Paulo já inaugurou 11kms em Santos VLT, com portas automáticas de proteção e já projeta mais para Campinas.Calma gente o que está sendo feito na Bahia pela CCR é muito louvável, mas vamos devagar com o andor, estão comparando coisas diferentes.

    Felix / Responder
    • exatamente comparar metro com vlt n tem nada haver

      Alexandre i / (em resposta a Felix) Responder
      • Alexandre, sugiro vc consultar youtube e verificar vários vídeos do Metrô de Salvador, são exatamente iguais à CPTM de São Paulo, via superfície , alimentados por Rede Eletrica Aérea, o tempo em horário de pico é de 6 minutos nos horários normais de 8 minutos e nos finais de semana e feriados de 10 minutos.

        Felix / (em resposta a Alexandre i) Responder
        • lógico que o metro de lá não é igual ao daqui mas dizer que uma estrutura de vlt é igual ao de metro mesmo que de superfície tb não faz sentido. compare com as entregas da cptm também então, mesmo assim n tem a mesma vazão. aqui o processo é bem mais moroso.

          Alexandre i / (em resposta a Felix) Responder
  6. Sim Alexandre, eu compreendi totalmente seus argumentos e concordo com eles. Ocorre que o funcionário do PSDB, Felix, desqualifica tudo o que não for tucano e paulista. Sobre a CPTM, utilizo a linha 12 todos os dias e embora seja incomparavelmente melhor do que era ha 15 anos atrás, o numero de problemas que atrasam as viagens ainda é muito alto.

    Eduardo Alves / Responder
    • exatamente superestima o que é do psdb e deprecia o restante. adoraria dizer aos meus colegas que utilizam carro para usarem o transporte público, incentivar mesmo, mas não dá pra por a mão no fogo.

      Alexandre i / (em resposta a Eduardo Alves) Responder
  7. Salvador estava muito atrasado com o seu Metrô. Agora, é capaz de superar SP.

    😀

    Alex / Responder
  8. Enquanto a Bahia avança, São Paulo está parado no tempo e porque não falar que o Metrô de Salvador teve início no ano 2000, sob gestão municipal, passou por vários governos do PFL, houve uma série de superfaturamentos constatados pelo TCU e só quando passou para o governo estadual, do PT é que começou a operar? Porque tentar comparar metrô com VLT, inclusive um que a Baixada Santista espera há mais de 20 anos? Porque não considerar metrô de superfície como metrô? Porque não dizer que Salvador até o final do ano terá um quilômetro de metrô para o equivalente a 42 mil pessoas, enquanto a cidade de São Paulo essa proporção é de 150 mil? É que o governo é do PSDB e está blindado pela mídia e por instituições de estado. O jornal Folha de São Paulo é um dos que protegem o governo paulista, poderia falar da linha 4 – Amarela, que apesar de ser uma PPP, passados 13 anos do início da sua construção, ainda não terminaram, apesar de ter apenas 12,8 km de extensão, ou a linha 5 – Lilás, que depois de 19 anos, ainda não opera nem metade do que foi projetado.

    Evaristo / Responder
  9. O Metrô de Salvador só começou a sair depois que o ACM Neto entrou na Prefeitura de Salvador, fez um acordo com o Governador que resolveu conceder à CCR, mesma operadora da Linha 4 Amarela de São Paulo. São Paulo tem 350 km de Metro/CPTM com melhor e muito menos tempo em intervalos entre Trens .Os Intervalos entre Trens de Salvador é de 6 minutos horario de Pico, São Paulo 90 segundos, 8 minutos em horarios normais e de 10 minutos nos Sabados, Domingos e Feriados . São coisas muito diferente, São Paulo 12 milhões de habitantes, Salvador 1,8 milhoes de habitantes.

    Felix / Responder
    • Esqueceu de falar que SP a lerdeza e cada vez maior.

    • ta aprendendo a comparar? compara então a quantidade de usuários e a frequência correta? intervalo de horário de pico de 90 seg? não ia entrar nem metade da capacidade do trem

      Alexandre i / (em resposta a Felix) Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*