Metrô SP

Metrô amplia prazo das obras da Linha 6-Laranja

O Governo de São Paulo estendeu o prazo para a concessionária Move São Paulo retomar as obras da Linha 6-Laranja do Metrô [Brasilândia – São Joaquim], até junho de 2017.

As construções estão paradas há cinco meses, após o consórcio não conseguir financiamento de longo prazo no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES.

O grupo responsável pela obra e operação da linha é formado pelas as empresas Odebrecht, Queiroz Galvão e UTC Engenharia, todas envolvidas na operação Lava Jato, da Polícia Federal. Na época, o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, disse que não descartava a rescisão do contrato com a futura operadora.

“A suspensão das atividades se deveu a fatores combinados e alheios ao domínio da Concessionária, como: a deterioração da economia, os atrasos na liberação de áreas públicas por parte do Poder Concedente e mudanças nas exigências do BNDES”, disse em nota o Consórcio.

O Consórcio diz ainda que busca fontes de financiamento para retomada das obras, e diz que “aguarda manifestação do governo do Estado de São Paulo sobre o pedido de reequilíbrio da Parceria Público Privada de implantação da Linha 6-Laranja de metrô”.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus