Ligação entre Linha 13 e terminais de Guarulhos será feita por ônibus

O que ninguém queria parece que irá se realizar. A ligação entre a futura estação Aeroporto, da Linha 13 – Jade, da CPTM, com os terminais do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, deve ser feita por ônibus, e não mais por monotrilho como havia sido planejado, de acordo com a concessionária que administra o aeroporto.

A estação ficará perto do Terminal 1, onde há pouca movimentação diária e longe dos Terminais 2 e 3. A concessionária promote que o transporte de ônibus entre os terminais e a estação será gratuito.

Segundo a GRU Airport, “o cronograma do projeto está em linha com o prazo de entrega das obras da CPTM”.

Uma viagem de ônibus pode levar até 80 passageiros, já a de monotrilho até 400. O monotrilho é utilizado na maioria dos grandes aeroportos mundiais. Outro ponto negative é a maior demora para o deslocamento de ônibus, pondo em risco a chegada a tempo do check-in dos passageiros.

Para evitar este possível transtorno, o governo do Estado já fez uma proposta à GRU Airport: permitir que os passageiros façam o check-in antecipado e o despacho de bagagens na estação Brás do Metrô e da CPTM, no centro de São Paulo, onde o passageiro deverá pegar a linha 12-safira até a estação Engenheiro Goulart, na zona leste.

Os trens da Linha 13 deve ter um ou mais vagões destinados exclsuivamente a levar estas bagagens despachadas e ficaria a cargo das próprias companhias aéreas.

A linha 13 – Jade tem previsão de entrega para o primeiro semestre do próximo ano e contará com 3 estações: Engenheiro Goulart (conexão com a linha 12 – Safira), Guarulhos-CECAP e Aeroporto.


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

38 Comentários deste post

  1. Gambiarra

    Gapre / Responder
  2. Essa será conhecida como a pior conexão entre cidade-aeroporto do mundo. Erros de todos os lados, do governo e da concessionária. Péssimo

    O.Juliano / Responder
    • E vou dizer mais Juliano, trabalho lá e o serviço que eles prestam é terrível. As taxas cobradas são astronômicas para um serviço aquém do mínimo. São duas situações: um governo que não entrega as obras em tempo hábil e uma concessionária que não cumpre o prometido.

      Juarez Costa / (em resposta a O.Juliano) Responder
  3. Foi dificultada a vida do passageiro ainda terá que pegar mais um ônibus até o terminal …. Fico me perguntando: será que ninguém vê como é a integração de aeroportos e ferrovias em outros países? Não entendo porque dificultamos ao invés de facilitarmos as coisas.

    ELISIO FERREIRA NETO / Responder
  4. Papagaiada…..coisa mais estranha.

    Algumas alterações promote p/ promete e Outro ponto negative p/ negativo.

    Nivaldo Fernandes / Responder
  5. Mas não era a concessionária que dizia para não chegar com as linhas da CPTM até os terminais pois ela tinha um projeto sobre trilhos para isso?
    Aí ela me apresenta essa gambiarra amadora à lá brasileira!! Olha que legal: até o aeroporto utilizam um transporte pontual e com via segregada. Aí, chegando no destino final, entram no busão e ficam passeando dentro do aeroporto compartilhando as vias com taxistas, outros ônibus, carros particulares, vans, pedestres e tudo mais..
    Sei que nessa altura até já devem ter escolhido a empresinha de ônibus que ganhará o contrato pra fazer o serviço.

    Gustavo / Responder
  6. O ônibus é o menor dos problemas, pior é a quantidade de integrações que o passageiro vai enfrentar, imagina como é o trajeto partindo do centro de São Paulo Sé>Brás(ou Tatuapé)>Eng Goulart>Onibus, no horário de pico isso tem tudo pra ser um inferno.

    Seria muito melhor que a linha 13 atendesse o centro de Guarulhos e chegasse até pelo menos o Tatuapé, ficaria muito mais integrada ao município, para servir o aeroporto poderia ser feita uma linha de people mover como em Nova Iorque, Paris ou Porto Alegre.

    rafael oliveira / Responder
    • Acho que a quantidade de baldeações é relativo. O problema é, após tantas baldeações, você ter o perrengue de pegar uma fila de ônibus no final ao invés de já sair de cara para o aeroporto. :\

      Alex / (em resposta a rafael oliveira) Responder
  7. não tinha um projeto?
    Se tinha, alguém pagou por ele, não?

    tiago / Responder
  8. Incrível essa incapacidade de fazer a coisa certa como fariam os japoneses, europeus, americanos,…

    Alex / Responder
  9. A falha é do Airport GRU que não está cumprindo o que foi acordado com o Governo do Estado.Como diz no interior, “Quem não tem competencia não se estabelece”

    Felix / Responder
  10. E a Locomotiva do Brasil vai completar o trajeto… de ônibus.

    Rômulo / Responder
  11. Que piada, além de integrações, tem o trajeto de ônibus, será que não tem trânsito no trecho? Pegar a linha 12, pra depois a 13, a linha 12 só vive saturada, lenta e ainda tem o perigo de algum acidente, como o descarrilamento que teve, piada.

    Rodrigo Santos / Responder
  12. Acho que poderiam ter construído uma pequena linha de aeromóvel tipo Shuttle como fizeram no salgado filho em Porto Alegre, apesar da capacidade desse não chegar nem perto de um metro ou monotrilho acho que seria mais que o suficiente para o GRU, além de ser mais barato que as outras alternativas pra essa tarefa.

    Gabriel / Responder
  13. Que lixo ! aliás, desde que os tucanos tomaram o poder aqui em SP, todas as novas linhas são mal projetadas, vide o monolixo da Vila Prudente, linha 5, que é a única que não é ligada ao sistema de metrô, isso desde a inauguração em 2002.. Agora uma droga de linha da CPTM, que terá uma estação aeroporto, mas que não atenderá diretamente o aeroporto.

    E outra, quem será o doido, que ao chegar da Europa ou EUA, que terá coragem p/ encarar com malas de viagem, as “maravilhosas” linhas da CPTM? só neste país mesmo, onde tudo é mal feito e mal planejado.

    Paulo Santos / Responder
  14. Porque não pegam os Topbus PB baixados em Sampa e colocam lá? Eles tem mais espaço.
    E tomara que essa viagem de ônibus seja gratis e não cobrem do passageiro pro governo repor essa lengalenga que não acaba. Ainda bem que vou pra outro estado.

    Arthur Lira / Responder
    • Leia o segundo parágrafo, parece que muitos só querem comentar e não se informar, “ler é previso, viver não é preciso”, já dizia a música.

      Felix / (em resposta a Arthur Lira) Responder
  15. Puxa… Essa linha ta sendo a pior. Sério…
    Isso chega a dar vergonha… Isso foi tão mal planejado que até eu com 8 anos faria melhor

    Metozalem / Responder
  16. No projeto original do aeroporto havia uma estação de metrô ou trem. Porém com a privatização, a GRU Airport resolveu ignorar a estação prevista e fazer um shopping. Não restou outra alternativa ao governo senão colocar o rabo entre as pernas e fazer essa gambiarra.

    Celso P / Responder
    • Completando seu comentário que está correto, a Gru Airport não autorizou o Governo do Estado fazer a Estação e se comprometeu fazer a ligação através de trilhos, so que não cumpriu o que foi acordado.

      Felix / (em resposta a Celso P) Responder
  17. Isso é mais ou menos fácil de se resolver:

    – Faça na verdade um “VLT” interno que atenda de forma circular os usuários. Seria uma espécie de “People Mover”.
    – Se usarem um sistema de pré check-in, que crie-se também um sistema de transporte de bagagens eficiente com contêineres móveis que podem ser retirados do trem rapidamente e transferidos para estações de transferência de bagagens, e assim respectivamente para cada avião.
    – Que todo o trajeto da estação até a transferência ao segundo veículo seja feita com esteiras rolantes.

    Anonimato / Responder
    • Legal, anônimo, ótima ideia. Mas quem vc espera que faça isso? O governo do santo???? kkkkkkkkkkk

      Gapre / (em resposta a Anonimato) Responder
      • Considerando que o aeroporto de São Paulo/Guarulhos é federal, tendo sido concedido em 2012, como o governo do estado pode construir o que quiser numa área federal sem autorização deste?

        O governo federal concedeu o aeroporto e a concessionária não deixou construir a estação na frente dos terminais. O governo federal aprovou a decisão e o governo do estado não tem como fazer nada.

        Ivo Suares / (em resposta a Gapre) Responder
        • Poxa, tadinho do santo, ele NUNCA pode fazer nada

          Gapre / (em resposta a Ivo Suares) Responder
          • Até quando suas postagem vão se resumir a fazer politicagem barata ao invés de discutir os assuntos?
            Você se comporta de forma idêntica ao Welbi, são lados da mesma moeda da politicagem, cada um defendendo seu político de estimação…

            Ivo Suares / (em resposta a Gapre)
          • Ivo e até quando as suas postagens vão se resumir a isentar de tudo o governo do Estado e botar a culpa no Governo Federal, na Prefeitura, nos funcionários do metrô, nos funcionários da CPTM, no Gapre, no papa, em Deus, no diabo, etc, mas NUNCA no GESP????

            Gapre / (em resposta a Gapre)
          • Ivo, vc se comporta de forma idêntica ao Felix, o Alckmin nunca tem culpa de nada pra vc. Ele é um Santo, não é mesmo?

            Gapre / (em resposta a Gapre)
      • Eis um troll que usa o teclado como um punheteiro…

        Anonimato / (em resposta a Gapre) Responder
  18. “Jornada até Cumbica

    Como será o trajeto entre a av. Paulista e o aeroporto quando a linha 13-Jade ficar pronta

    1. Trianon-Masp
    Entrar na estação, na linha 2-verde, e ir até a Consolação
    Tempo até o próximo ponto: 5 min

    2. Consolação
    Baldeação para a linha 4-amarela, sentido Luz
    Tempo até o próximo ponto: 10 min

    3. República
    Baldeação para a linha 3-vermelha, sentido Itaquera
    Tempo até o próximo ponto: 15 min

    4. Brás
    Baldeação para a linha 12-safira (CPTM), sentido Calmon Viana
    Tempo até o próximo ponto: 30 min

    5. Engenheiro Goulart
    Baldeação para a linha 13-jade (CPTM), sentido Aeroporto
    Tempo até o próximo ponto: 20 min

    6. Aeroporto
    Descer na estação e atravessar uma passarela até o terminal 1

    7. Terminais 2 e 3
    Pegar um ônibus até os dois terminais
    Intervalo entre os ônibus: 15 min

    TOTAL
    Distância: cerca de 35 km
    Duração: cerca de 1 h 30 min”
    (Fonte: Folha de São Paulo )

    Wallace / Responder
  19. Gapre, considerando que a matéria fala de uma área federal concedida, cuja administração dependem do governo federal e da concessionária, qual é o seu interesse em incluir o governo estadual em uma área em que ele não tem autoridade alguma?

    Não importa a opinião do estado, a área é federal e concedida. Só o governo federal pode autorizar a construção de uma estação na área do aeroporto. E o governo federal já bateu o martelo lá em 2012 quando não autorizou a construção.

    Qualquer discussão fora disso é inútil.

    Ivo Suares / Responder
    • Ivo, não insista, é inutil tentar ensinar o que é Estadual do que é Federal para quem não tem interesse em aprender.O camarada coloca um venda nos olhos e não quer enxergar nada, essa doença só se cura com o tempo.

      Felix / (em resposta a Ivo Suares) Responder
  20. A lavagem cerebral que o Santo faz em seus fieis devotos é incrível… até porque não se lava o que não existe. Em todo caso, eu adoraria quebrar feio a minha cara e ver que até o ano que vem todas essas obras atrasadas estivessem prontas. Mas, no fundo, no fundo, todos nós sabemos que não veremos nem tão cedo, quiçá NUNCA, o resultado dessas obras de faz-de-conta. Só quem sente tesão por chuchu ainda crê nisso.

    Boa sorte pra vcs, fiquem aí esperando por essas obras e tirando a responsabilidade do GESP por tudo. O Alckmin agradece.

    Gapre / Responder
  21. constroi um people mover e pronto…haha

    haroldo / Responder
  22. -Dinheiro jogado fora…
    -Fruto do nosso imposto que pagamos embutidamente em tantas taxas e custos, sendo aplicado nisto e o Governo levando vantagem nisto, folgando com injustiça
    -Linha 13 Porta aberta para trombadinhas, e malfeitores causarem(para não dizer tais pessoas que praticam o mal q vcs são inteligentes e sabem…)
    – Descendo na Estação Aeroporto, contrata um 99 ou um Uber para levar, taxistas agradecem

    Santos / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*