Internacional

Japão apresenta trem urbano com assento giratório

A Seibu Railway, operadora Japonesa, acaba de apresentar um novo conceito de trem urbano com assentos giratórios, modelo que até então era usado apenas em trens de média ou longa distância. Trata-se da série 40000, cujo a composição é formada por 10 carros.

O trem é feito de alumínio, e projetados para correr a uma velocidade máxima de 120 km/h, equipados com motores fornecidos pela Toshiba. Possuem também controles de frenagem regenerativas, que melhoram a eficiência energética, ajudando a reduzir o consumo de energia em até 50% em comparação com os comboios mais antigos.

Cada vagão possui 20 metros de comprimento e 2808 mm de largura, com quatro conjuntos de portas em cada lado do carro para facilitar o embarque e desembarque.

A inovação se da por conta das disposição dos assentos. No horário de pico, os equipamentos são dispostos de forma longitudinal:

tn_jp-seibu-series40000-longitudinal-KM

Mas nos horários mais ociosos ou em linhas de maiores distâncias, os assentos podem ser realocados em pares de assentos, e ainda serem configurados de acordo com o sentido do trem:

tn_jp-seibu-series40000-transverse-KM

Os novos trens devem operar nas linhas de Seibu Ikebukuro, de Shinjuku e de Hajima. Aos finais de semana, poderão ser aproveitados para rodar em ligações de média distância com 113,8 km de extensão.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus