Bahia quer lançar edital de licitação do VLT até março

O Governo do Estado da Bahia deve lança até o mês de março o edital de licitação do Veículo Leve Sobre trilhos – VLT que substituirá o sistema de Trens do Subúrbio de Salvador, e ainda acrescentar novas estações.

A previsão foi confirmada pelo diretor financeiro da Bahiainveste, Ataíde Oliveira. Por hora uma comissão analisa as propostas de interessados no financiamento do projeto recebidas pelo edital de chamamento.

“Fizemos uma consulta pública em Paripe, para a população, e outra para empresários na Bovespa, em São Paulo”, diz Oliveira. Esta sendo elaborada a modelagem técnica e econômico-financeira do projeto. “A[A consultoria] será realizada para atualização e revisão de estudos que vem acontecendo há mais de dois anos. O governo vem produzindo informações e debatendo sobre o projeto desde o começo de 2015”, explica Oliveira.

O chamado VLT Metropolitano é um projeto do governo Baiano, que busca interligar a capital e cidades próximas. Em Salvador, existe projeto para a prolongação de Pirajá até a Avenida São Luís, ainda no bairro de Pirajá, e da Estação da Calçada até o bairro do Comércio, além de ramais para conectar com o metrô. Na região Metropolitana, o VLT atenderia a Dias d’Ávila, Candeias, São Francisco do Conde, Pojuca, Catu e por fim Alagoinhas.


Autor: Renato Lobo

Ler todos os posts

Paulistano, Técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

4 Comentários deste post

  1. Uau! De onde será que veio esse Toshiba? [SARCASM MODE OFF]

    Raphael Freire Zanardo / Responder
  2. A CPTM vendeu algumas unidades para Salvador, mas agora com a perspectiva da implantação do VLT, os velhos Toshibas e os também velhos ACFs sairão de vez de circulação e isso é bom, pois modernos VLTs levarão mais conforto e modernidade aos moradores da região. Eu espero que o Governo da Bahia consiga mesmo implantar o VLT e com certeza será um sucesso como o Metrô!

    Celso Jorge Aguiar Amaro / Responder
    • Eu estou seguindo este projeto e fui na audienca publica em paripem. Parece que tem uma empresa inglesa que se comprometeu a financiar esse projeto, prestar os 1,5 biloes de reias para interesses de 6 por cente. Mais quem e a operadora que vai operar esse emprendimento? Sera que tem uma concessora ja? Tenho algumas duvidas sobre si o governo consegue realisar esse PPP.

  3. Eu já visitei o trem urbano de Salvador vi tudo detonado, trens sem portas nem janelas e pixados: o governo baiano abandonou os trens para dar pretexto para implantar um VLT.
    Vão até retirar a rede aérea e colocar VLT diesel. O projeto diz que vão desativar as 10 estações existentes porque não são compatíveis com VLT. Não sei pra onde vão expandir se a estação de calçada é plataforma fim de linha. Essa linda estação é tombada e a mais antiga do Brasil em funcionamento (ainda).
    Aqui está uma breve explicação do projeto no site da CTB da Bahia:
    http://www.sedur.ba.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=44

    Rafael de Souza / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*