Após descarrilamento, Linha 3 tem trecho interrompido nesta terça

Foto: @ILYmetrosp

Após um descarrilamento, os trens da Linha 3-Vermelha [Corinthians Itaquera – Palmeiras Barra Funda] operam com velocidade reduzida e maior tempo de parada.

Segundo informações do Metrô, às 16 horas as estações Corinthians-Itaquera e Artur Alvim estavam fechadas. O acidente, que segundo a companhia não teve feridos, ocorreu entre estas duas paradas, e a circulação de trens estava suspensa entre as duas estações.

A empresa informa que os usuários podem usar a Linha 11-Coral da CPTM, como opção. A transferência entre o trem e o Metrô está liberado na estação Tatuapé, e o sistema PAESE foi acionado.


Autor: Renato Lobo

Ler todos os posts

Paulistano, Técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

86 Comentários deste post

  1. Resultado colhido pelo descaso total com que o Alckmin está tratando a manutenção do metrô! O metrô enfrenta quebras a todo momento tem dr deixar um trem novo encostado pra ‘depenar’ em vusca de peças de reposição e agora lidar com um envento vergonhoso desses! Parabens a incompetência do Alckmin e seu maldito PSDB!

    Cris / Responder
  2. colega para de semear o ódio.

    Jurandir / Responder
  3. colega para de semear o ódio. (2)

    amigo do Jurandir / Responder
  4. Para mim isso foi falta de manutenção, mas ainda bem que não teve feridos e ou acidente mais sério.

    Amaury / Responder
  5. Esse é o 6º descarrilamento grave que ocorre desde a abertura comercial da Linha 3 em 1979. Em nenhum deles ocorreram mortes. Ainda é cedo para apontar culpados. E para uma linha com quase 38 anos de operação, 6 descarrilamentos não são nada. Onde está o sucateamento do metrô alardeado por alguns?

    Descarrilamentos anteriores na Linha 3

    3 de agosto de 1986 – Descarrilamento de trem vazio entre as estações Liberdade e Sé;
    http://acervo.folha.uol.com.br/fsp/1987/08/27/2/

    26 de agosto de 1987 – Descarrilamento de trem vazio em área de manobra nas proximidades da estação Santa Cecília paralisa por 3 horas o trecho Santa Cecília- Sé;
    http://acervo.folha.uol.com.br/fsp/1987/08/27/2/

    5 de agosto de 1992 – Descarrilamento do trem 339 fora do horário comercial paralisa Linha Leste Oeste por 2 horas.
    http://acervo.folha.uol.com.br/fsp/1992/08/06/15/

    25 de abril de 1996 – Descarrilamento em pátio de manobras causa atrasos na linha 3
    http://acervo.folha.uol.com.br/fsp/1996/04/26/262/

    5 de agosto de 2013 – Trem descarrila próximo à estação Barra Funda
    http://acervo.folha.uol.com.br/fsp/2013/08/06/2/

    Ivo Suares / Responder
    • Esses só na linha 3. Lembro que já teve outros na 1.

      Gapre / (em resposta a Ivo Suares) Responder
      • Gapre você. não comenta nenhuma coisa que acontece no seu Istado Carioca. Já comprou máscara do Eike para o carnaval, maior patrocinador das olimpíadas cariocas e do financiamento dos políticos cariocas. Vê ye enxerga. Carica

        Roberto / (em resposta a Gapre) Responder
        • Eu sou de SP, comadre fofoqueira. Para de espalhar mentiras. Querendo ou não, o Rio concluiu metrô, BRT e VLT. SP concluiu o que mesmo???

          kkkk, bota a máscara do teu ídolo santo no carnaval. Vc não ama SP, só ama o PSDB

          Gapre / (em resposta a Roberto) Responder
          • O Rio terminou TUDO, inclusive as Finanças Publicas. Os inativos, policiais, professores medicos não recebem seus proventos e o natal foi cancelado para quando??? Ex -Governado está na colonia de Férias e o Pezão também pode ir para lá. Paulisssta.

            Roberto / (em resposta a Gapre)
    • Com certeza você não deve usar o metrô Ivo! Descarrilamento é só o fimnda picada! Problemas em equipamento de via, quebra quebra de trem e falhas viraram rotina! Até o certificado ISO na manutenção que o metrô ostentou durante um tempo, não tem a mínima condição de ter mais. Claramente o Alckmin está sucateando o metrô e com certeza tem objetivos com isso!

      Cris / (em resposta a Ivo Suares) Responder
      • Cris, a diferença entre você o Welbi é apenas o político de estimação que defendem.

        Cresça, pare de tentar partidarizar todo assunto do site. Se o metrô perdeu o certificado ISO , a culpa também é do metroviário que não fez seu trabalho direito (do peão ao presidente da empresa, todos são metroviários). Pare de defender funcionário publico como se ele fosse Deus. Eles erram, falham e isso deveria ser combatido. Quando você malha o político incompetente apenas, você defende o funcionário metroviário incompetente. Se trocamos políticos, qual é a dificuldade de se trocar funcionários do metrô?

        O metrô e o metroviário vivem no mundo fantasia, se apegam aos sucessos dos anos 1970 e se recusam a entrar no século XXI. Faz tempo que a empresa precisa trocar chefias, funcionários, mandar gente embora, contratar outras pessoas, oxigenar ao invés de permanecer como foi fundada lá no final dos anos 1960.

        O metrô podeira ser uma RATP (estatal francesa que administra metrôs mundo afora) mas está caminhando para um fim melâncólico feito a Fepasa , pois tem 10 mil funcionários para menos de 80 km. Se mal consegue distribuir seus funcionários(em alguns lugares faltam em outros sobram), então como poderá sobreviver?

        Ivo Suares / (em resposta a Cris) Responder
        • Deve ser privatizado, resolve os problemas.

          Felix / (em resposta a Ivo Suares) Responder
          • Eu acho que o Governo do Estado tbm deveria ser privatizado, resolve os problemas.

            O.Juliano / (em resposta a Felix)
          • Você sabe que na copa do mundo, o tem da linha 11 era um foguete, antes da copa e depois, voltou a ser a mesma porcaria de sempre, com suas lentidões em trechos, sem sentido algum.

          • Isso.
            Assim como são as linhas de ônibus, não é mesmo?
            Modelos de eficiência…SQN.
            Ou então a Supervia no Rio de Janeiro, não é? SQN.
            Ou então, privatizar como o presídio do COMPAJ, onde 61 foram pro saco, cortados em pedaços e queimados feito churrasco, vivendo em condições sub humanas e o estado pagando ao “privado” altas somas para não receber nada em troca.
            Privatizar resolve, né???
            SQN…

            Vixe / (em resposta a Felix)
        • “Sucesso” hahahaha quando o metrô de SP foi sucesso de alguma coisa… Só se for “sucesso brasileiro”

          O.Juliano / (em resposta a Ivo Suares) Responder
          • Juliano, só os criticos contumazes nunca vê o sucesso, o Metrô e a CPTM do Estado de São Paulo foram considerados excelentes pelos turistas estrangeiros na Copa do Mundo e na Olimpiadas, isso é fato, foi feito a pesquisa.Basta fazer uma pequena pesquisa no Google para comprovar a veracidade da informação. “Averdade vos libertará “.

            Felix / (em resposta a O.Juliano)
          • Felix… Você e o nosso querido Google, “a nova verdade universal” Desculpe se não concordo com o Metrô de SP ser um “case de sucesso” mundial, algo que devamos nos orgulhar, algo que serve de exemplo para o mundo como modelo de gestão. Mas, no meu ponto de vista, o metrô é um sucesso brasileiro, aquilo que nunca acaba, que é limpinho, que quase não dá(dava) defeito, tinha a ISO9001 e tudo mais. Muitas características que são difíceis de encontrar numa empresa do Brasil. Porém mundo afora, essas características são mais fáceis de encontrar. Claro que devemos atender todos igualmente, sejam cidadãos residentes em SP, na grande SP, cidadãos do estado, do Brasil e também turistas do Brasil e do mundo. Porém, convenhamos, essas pesquisas que você chama de “fato” não mostram nada. Mostra que vários turistas vieram a São Paulo e gostaram de um serviço que foi ADAPTADO para a Copa do Mundo em uma cidade que foi ADAPTADA para receber os turistas e os jogos, pois antes dos jogos era uma coisa, durante outra e depois voltou tudo ao normal. Então, me desculpe novamente, mas não me venha com essas de Google, sem dar referência nenhuma e digitar essas falácias. Isso não é complexo de vira lata, é só encarar a realidade não criando fantasias.

            O.Juliano / (em resposta a O.Juliano)
    • Onde está o sucateamento?
      Vá lá nos pátios de manobras e pergunte para o pessoal da manutenção.
      Experimente trabalhar com falta de material e subsídios mínimos para manutenção e depois venha aqui escrever bobagens e defender governo, no mínimo, incompetente.
      O bom de se escrever daquilo que não se sabe, é que não se percebe que passa vergonha…

      Vixe / (em resposta a Ivo Suares) Responder
      • Você poderia manifestar sua opinião ao invés de ficar repetindo ladainha de sindicato?

        O metroviário também é responsável pelo estado atual da empresa. Agora se ele se omite (como a maioria faz agora), então não reclame quando ela acabar.

        Ivo Suares / (em resposta a Vixe) Responder
        • Mais um incauto que não sabe nem do que fala…
          Quem libera verba para comprar insumos para a manutenção e escolhe o corpo diretivo, não são os funcionários e sim teu amado governador e seus apaniguados responsáveis pelo transporte metropolitano.
          Se houver gente competente na administração, material, condições de trabalho e seriedade por parte dos dirigentes, qualquer metroviário trabalhará sem reclamar.
          O metroviário só cumpre os mandos e desmandos dos dirigentes.

          Vixe / (em resposta a Ivo Suares) Responder
  6. Todos os dias ocorrem problemas nas estações de trens e metrôs .Um descaso com a manutenção de um meio de transporte tão importante para a população de são Paulo deveria ter mais atenção, até porque eles estão transportando vidas.

    Scheila Regina Zerbielli / Responder
  7. Tinha que ser um Maldito K

    Renato / Responder
    • Esses K’s só têm dado dor de cabeça… Tanto aos passageiros quanto ao Metrô…

      Raphael Freire Zanardo / (em resposta a Renato) Responder
  8. Na Linha 5 Lilas e 17 Ouro provavelmente não terá esses problemas, vai ser concessão como a 4 Amarela.

    Felix / Responder
    • parabens povo da zona leste é são Paulo saindo dos trilhos!

      Alexandre i / (em resposta a Felix) Responder
    • provavelmente??? pirou? já imaginou um descarrilamento do monotrilho? isso nunca que poderá ocorrer. cair um vagão daquela altura seria uma tragédia.

      Alexandre i / (em resposta a Felix) Responder
  9. Para ganhar a eleição de 2018 até a morte dos usuários vocês desejam. Mas o Maldade não tem chance.

    Roberto / Responder
  10. Para ganhar a eleição de 2018 até a morte dos usuários vocês desejam. Mas o Maldade não tem chance.

    Roberto / Responder
  11. Para ganhar a eleição de 2018 até a morte dos usuários vocês desejam. Quanto ódio no coração.

    Roberto / Responder
  12. Eu fiquei sabendo no trabalho, ouvi dizer que o povo sofreu, porque foi todo mundo pro T Pq D Pedro II, e virou um caos, além da sofrência da linha de ônibus 4310, que teve que reforçar a frota, pra aguentar a demanda, ai o povo desci na estação Patriarca, e ia pro ponto da Radial, pegar o ônibus, lembrando que a linha 3 e a mais problemática do sistema, com pelo menos 3 anos de atraso pra implantar o sistema CBTC, e os trens são reformados, que com o dinheiro dava pra trazer trens novos pra linha, tirando isso ela da pena quase todo dia, ou e um trem que atrasa demais, devido ao sistema de controle ainda ser manual, ou alguém que se joga na linha, como foi semana passada, e por fim as portas de segurança só ficou na promessa, vergonha.

    Rodrigo Santos / Responder
    • O bom de se falar besteira do que não se conhece,m é que não se passa vergonha, não é mesmo?
      Controle manual?
      Onde cabeção?
      ATO/ATP é manual?
      Bem se vê que quem comenta por aqui não sabe NADA do que comenta…

      Vixe / (em resposta a Rodrigo Santos) Responder
      • Falei controle manual, por ter ainda operador, e não ser igual a linha 4, sr professor com nome fake.

      • O ATO do metrô é obsoleto (projetado em 1969) e não atende mais as necessidades. Besteira é defender o uso de tecnologia obsoleta. Um dos problemas do CBTC no metrô está na resistência do metroviário em aceitar a modernização. O medo/preguiça de ter de reaprender a trabalhar sabota a modernização do metrô.

        Ivo Suares / (em resposta a Vixe) Responder
        • Caro BESTA QUADRADA, quem está implantando o CBTC é a ALSTOM e não os funcionários do METRÔ.
          As dificuldades e atrasos devem ser cobrados diretamente do “pai” do CBTC, ou seja, a ALSTOM.
          Os metroviários não tem NADA a ver com a instalação do CBTC.
          A parte física em trens e vias já está instalada.
          Cobre da ALSTOM a demora em acertar o software e torna-lo seguro para implantar em todas as linhas.
          E o sistema ATO/ATP, que você julga obsoleto, devido a sua ignorância, consegue um headway MELHOR que o CBTC.
          O CBTC jamais atingirá o headway do ATO/ATP.
          Quando falar ou escrever sobre algo, não chute que fica feio.
          Procure se informar para não passar vergonha.

          Vixe / (em resposta a Ivo Suares) Responder
    • O sujeito se suicida, perde a razão de viver e a culpa é do metrô. Agora no Brasil a moda é o errado está certo e o certo está errado. Ex. as cadeias pelo nosso país. Pura adolescência.

      Roberto / (em resposta a Rodrigo Santos) Responder
  13. Lamentável!

    Leonardo Gleison / Responder
  14. Este governo do estado de são Paulo, só sabe pensar nele mesmo, na população ele nem liga, pois esta é rindo do acontecimento, o trem que vai até Guarulhos, esta a anos em construção, nada até agora.

    João Paulo Bernardes Nepomuceno / Responder
  15. O pior, é ver, ou melhor ouvir rádios que tendem para o partido de plantão no governo de SP, não dizerem nada acerca dessas falhas diárias no metro. é todo dia os problemas, e elas ficam quietinhas. Por que será hein? Já pensaram se fosse o Alexandre Padilha o governador atual de SP?

    Joel / Responder
    • Viúva do PT.

      Roberto / (em resposta a Joel) Responder
    • Se o fosse o padilha ,São Paulo estaria igual ao Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Geras sem dinheiro para pagar salários de funcionários

      Felix / (em resposta a Joel) Responder
      • Nossa e o PSDB e o salvador, o PT inventou a corrupção, adoro gente iludida, que só toma na cara, aposto que tu nunca foi roubado por uma ladrão na rua, na vida ne?

  16. Grape é carioca e Cris gaucho …. Só vem aqui trolar em assuntos de SP.
    Na realidade acho que eles são FAKES um do outro.

    Jurandir / Responder
    • Não nos meça pela sua régua, Felix.

      Gapre / (em resposta a Jurandir) Responder
      • Gapre vc não deve bater bem dá bola, chama todo mundo de Felix? O que quer dizer Gapre, alguém já procurou no Google?

        Felix / (em resposta a Gapre) Responder
    • Ao contrário de vc, nasci e sempre morei em SP e sempre usei os serviços prestados pelo governo do estado e sei muito bem como o PSDB não presta e como o Alckmin está acabando com tudo! Estudei em escola estadual, passava em hospitais publicos e uso diariamente o metrô a 10 anos! Entao Fake aqui, garanto que é vc!

      Cris / (em resposta a Jurandir) Responder
      • Realmente vc entende muito de São Paulo, o Geraldo Alkimin está acabando com tudo e sempre eleito e reeleito no prineiro turno? O Haddad perdeu no primeiro turno, então pela sua avaliação ele fez excelente gestão? Sugiro vc consultar o “Geraldo Alkimin Facebook” ou ” Lu Alkimin Facebook” e verificar o trabalho dos dois.

        Felix / (em resposta a Cris) Responder
        • Ja eu sigiro vc pesquisar “Geraldo Alckmin lava a jato” daí você vai ver o trabalho do “Santo”! Ahhh pesquisa tb “Alckmin e merenda” e “Alckmin e trensalao”!

          Cris / (em resposta a Felix) Responder
          • Isso vc está dizendo, se tem as provas, sugiro enviá -las aos órgãos competentes.Eu não faço ilações.

            Felix / (em resposta a Cris)
        • Da mesma maneira foi o PT no país, reeleito, e não vi nada lindo e maravilhoso, porque eu iria achar o Alckmin um bom governador, se não tenho segurança publica, não tem saúde, nem educação.

        • Alckmin não ganha porque é bom, muito pelo contrário. Ele só ganha porque tem um monte de cabeça oca feito vc que assumiu uma paixão partidária cega pelo PSDB e perde a capacidade de enxergar a realidade. Haddad foi um bom prefeito e só perdeu por ser do PT, partido que ficou estigmatizado ao extremo depois da Lava-Jato (que, por sinal, atinge também, e muito, o PSDB). Não há racionalidade nenhuma nos votos que o Santo recebe. É puro partidarismo e ponto.

          Gapre / (em resposta a Felix) Responder
          • Tem racionalidade no que vc diz e prega?VC tá certo, o povo de São Paulo está errado?Quanta modéstia heim!

            Felix / (em resposta a Gapre)
          • Exatamente, Felix. Não há racionalidade alguma no povo de SP votar no PSDB. Vão continuar sem metrô, sem outros transportes, água só da chuva, sem segurança, educação sucateada, saúde precária e tudo mais. Ah, mas o povo de SP tem bons empregos e podem pagar carro, escola e tem plano de saúde, por isso não precisa de políticas públicas. Pode deixar um chuchu santo de enfeite roubando no Palácio dos Bandeirantes que não tem problema, o importante é que não seja de outro partido, principalmente o PT.

            Gapre / (em resposta a Gapre)
          • São Paulo só tem os melhores Serviços Públicos do Brasil e está com a folha de pagamento dos Funcionários Publicos em dia.Cada um vê de acordo com sua ótica, eu prefiro acreditar na ótica da maioria do povo paulista.Em tempo: Ainda o Estado de São Paulo envia para o Governo Federal 92,5%, 455 bilhões de reais por ano, de todo imposto para ajudar outros Estados .

            Felix / (em resposta a Gapre)
        • Félix melhores serviços públicos? Kkkk ,não me lembro de ter médico suficiente nos hospitais, não lembro de ver rondas de policiais onde mor, só vejo assaltos, e ate eu já fui roubado, não me lembro da minha sobrinha gostar do ensino publico, e o que ele oferece, com professores que mais faltam, do que dão aula, não me lembro de ver a malha de trem ou metro aumentar pelo menos 2km por ano, não lembro da EMTU oferecer um bom serviço, área 5 nem se fala, só a Metra se salva, sem contar sistema prisional falido, presos que não ficam presos, e etc.

          • Escolhe o Estado em que tem tudo isso em melhores condições, pode incluir também o quebrado DF.

            Felix / (em resposta a Rodrigo Santos)
  17. Grape o guvernador (como se fala no seu estado) vai entregar antes da eleição pelo menos 10 estações de metro. Diferentemente de você, as pessoas tem essa noção, elas conseguem ver 6 meses à frente o que vai acontecer. Na realidade, vc me parece um jovem influenciado por professores esquerdistas. Aposto que vc também deve pixar muro só pra se opor ao DORIA. kkkk lamentável.

    Jurandir / Responder
    • Jurandir, realmente (e infelizmente) grande parte do povo faz isso, promove o preconceito do sotaque, só enxerga 6 meses à frente e acreditam que entregar obras no ano de eleição é sinal de cumprimento de promessa ao invés de chamariz para campanha eleitoral. Se isso é ter noção, prefiro ser louco “que nem o Gapre” (não sei se vc tem problema no teclado ou na dicção pois sempre digita “gRape”) do que um normal acomodado.

      O.Juliano / (em resposta a Jurandir) Responder
    • O Santo vai entregar 10 estações de metrô??????????????

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, Felix, só vc pra me fazer ter ataques de risos, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Ah e olha só: tem gente que acredita em Papai Noel, tem quem acredite no coelhinho da Páscoa, tem quem acredite no Saci-Pererê e tem quem acredite no metrô do Alckmin. Sabe qual é a diferença entre essas pessoas?

      NENHUMA!

      Gapre / (em resposta a Jurandir) Responder
  18. Noticia quentinha no G1, quem tiver interesse!

    Trens reformados do metrô de SP são mais caros que os novos e apresentam mais problemas

    A informação é do Ministério Público, que acompanha a situação da ‘frota K’ desde 2013, quando uma reportagem da CBN apontou que estes trens tiveram 700 falhas técnicas no período de um mês. Para o órgão, a ‘frota K’ está fadada ao fracasso.

    Link: http://cbn.globoradio.globo.com/sao-paulo/2017/02/10/TRENS-REFORMADOS-DO-METRO-DE-SP-SAO-MAIS-CAROS-QUE-OS-NOVOS-E-APRESENTAM-MAIS-PROBLEMAS.htm

    Rodrigo Santos / Responder
    • Vão dizer que a culpa é dos metroviários, dos fabricantes das peças, do Lula, do PT, do PCC, do Sol, da chuva, do Cosmo.. Menos que é de responsabilidade do Estado de SP representado pelo (des)Governador Geraldo Alckmin. Desde 2013 já se sabe disso, e simplesmente continuam esperando por uma tragédia, é a única explicação…

      O.Juliano / (em resposta a Rodrigo Santos) Responder
  19. Sem uso, equipamentos novos da CPTM enferrujam em pátio no Centro de SP

    Lote foi adquirido pela companhia há seis anos para modernizar operação, mas nunca foi usado, segundo sindicato. Abandonado ao ar livre, parte dele já está até enferrujado.

    Link completo: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/sem-uso-equipamentos-novos-da-cptm-enferrujam-em-patio-no-bras.ghtml

    Rodrigo Santos / Responder
    • Sei que é comentar mais do mesmo, mas… Como pode!? Comprar é fácil, planejamento que é bom, nada.
      Custa fazer o simples, o básico, o que até uma criança de 4 anos deve saber: colocar os equipamentos protegidos da chuva e do sol, preservando-os da melhor maneira possível para que possam ser bem utilizados futuramente, nem que seja daqui há 10 gerações, mas que sejam utilizados. Isso é muita, mas MUITA INCOMPETÊNCIA!

      O.Juliano / (em resposta a Rodrigo Santos) Responder
  20. Toda vez que os robôs do PSDB entram aqui pra comentar, passam vergonha.
    Ou são pessimamente informados ou não sabem o que escrevem.
    Não se dão nem ao trabalho de perguntar para qualquer metroviário, em que circunstâncias eles estão trabalhando.
    Se bem que este blog já se mostrou muito “chapa branca” em relação ao governo estadual, portanto, não me admira que este blog só exista para “levantar a bola” e os “marmitex” do PSDB chutarem.
    Aqui, em nenhum momento, houve qualquer reportagem sobre o índice de falhas por trem, na linha 4, que são maiores que das outras linhas do Metrô.
    Parece que lá tudo dá certo e funciona maravilhosamente bem… SQN.

    Vixe / Responder
    • Não entendi sua revolta, pego a linha 3 vermelha, 11 coral e 4 amarela todo dia, e ate hoje só vi problemas na linha 3 e 11, pegando a quase 3 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*