Tecnologia

Volvo comercializa ônibus Plug In para Suécia

A cidade de Värnamo, na Suécia, acaba de adquirir um frota de quatro ônibus elétricos híbridos plug in, da série 7900 produzido pela Volvo, que deverão prestar serviços em uma via exclusiva.

O veículo opera parte do trajeto em modo híbrido, e parte em elétrico, graças a uma estação de recarga instalada no trajeto. A fabricante estima o modo elétrico seja operado em 70% do itinerário.

A tecnologia é testada em outras localidades, como na cidade Brasileira de Curitiba. Por lá, a Volvo calcula que o ônibus esteja operando 55% do tempo no modo 100% elétrico, consumindo 65% menos combustível que o modelo convencional a diesel e 30% menos que híbrido convencional de primeira geração.

Híbrido em operação na cidade de Curitiba | Foto: Divulgação
Híbrido em operação na cidade de Curitiba | Foto: Divulgação

“É um resultado ótimo, considerando que a linha tem 22,5 quilômetros e apenas uma estação de recarga. O ideal para a operação do elétrico híbrido é ter uma estação de recarga da bateria a cada 10 quilômetros. Por ser uma demonstração, só temos uma estação instalada no trajeto”, explica Renan Schepanski, engenheiro de vendas da Volvo Bus Latin America.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus