Recife implanta vagão feminino no metrô

O metrô de Recife fez a primeira viagem com vagão exclusive para mulheres nesta segunda, 16. O carro “rosa” está em fase de testes e fica disponível nos horários de pico: das 6h às 8h30 e das 16h30 às 19h30.

“Essa sugestão veio através do Ministério das Cidades, já que outras cidades já adotaram e a medida deu certo. Decidimos adotar no Recife para avaliar a repercussão dos passageiros é positiva também”, explica o superintendente do metrô do Recife, Leonardo Villar Beltrão.

O vagão tem capacidade para até 200 mulheres e contou, em sua implantação, com 5 seguranças para impedir a entrada de homens, sendo quatro em cada uma das entradas e um na divisória do carro misto. “No futuro, nossa ideia é poder culturalizar o vagão feminino para que não haja a necessidade de barrar a entrada de homens”, destaca o superintendente.

Os testes devem durar 15 dias e aí sim será decidido se o vagão será mantido ou não.


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

4 Comentários deste post

  1. Na falta de educação, segregação. Vamos voltar no tempo…

    O.Juliano / Responder
  2. Sempre apelam para a maneira mais fácil de encontrar “soluções”nem sempre corretas e adequadas,em vez da “educação” vão pelo caminho da segregação.Aonde vai parar isso?…..concordo com os Coletivos Feministas,questionável essa ideia tosca de colocar as mulheres num “curralzinho”.Em vez de proverem meios de garantirem os seus direitos como cidadãs,preferem segrega-las,separa-las,como se fossem elas as grandes culpadas.

    Salvador Sobre Trilhos / Responder
  3. Coisa ridícula. Preconceito com os homens. Conheço mulheres no Rio que não pegam o vagão feminino porque as outras mulheres são umas verdadeiras cavalas que não respeitam o espaço umas das outras e partem pra porrada por qualquer besteira. Sou contra.

    Gapre / Responder
  4. esse trem da caf ficou lindo

    haroldo / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*