Prefeitura de SP deve iniciar testes com BRT “Rapidão”

Nos próximos 90 dias, a prefeitura de São Paulo deve implantar um modelo de BRT – Bus Rapid Transit, de forma experimental, em um trecho de corredor de ônibus existente da cidade, entre os terminais Capelinha e João Dias,  com cerca de 3,4 quilômetros.

Serão instalados o pré-embarque neste região, uma das características dos serviços de BRT, que possibilita o aumento da velocidade comercial dos coletivos, evitando filas dentro dos veículos para validação do bilhete, e possibilitando embarque em todas as portas.

Futuramente ainda é previsto a concessão dos espaços à iniciativa privada. O prefeito de São Paulo, João Doria, promete reduzir o tempo de deslocamento por este meio de transporte em média de 20 minutos. O modelo de operação poderá ser expandido para os demais corredores.


Autor: Renato Lobo

Ler todos os posts

Paulistano, Técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

68 Comentários deste post

  1. Eu gostava do Haddad , das propostas da gestão em si, mas esse cara não está fazendo coisas ruins, até então esta ouvindo o povo e fazendo um marketing bom… Até então , agradando a todos , unindo direita e esquerda , não merecemos ficar divididos assim, só é mais prejudicial à nós ..Que esse projeto dê certo…

    Rafael / Responder
    • Isso que é o mais importante, boa ideias independente de onde venham.

      Araújo / (em resposta a Rafael) Responder
    • Rafael no Século XXI não existe direita,esquerda de cima ou de baixo, estamos no século do conhecimento, o que deve prevalecer é a competência . Quem se fixar em ideologias do século XIX vai ficar a ver navios.O Mundo está mudando rapidamente e tem gente que ainda não percebeu.A China com a abertura de sua economia tirou da poberza 500 milhões de chineses sem criar um único programa de transferencia de renda.O mesmo acnteceu com a derrubada do muro que dividia as duas alemanhas, todos dois ficaram mais fortes, economia livre edeixando o cidadão ter criatividade vai fazer com que todos acompanhem.

      Felix / (em resposta a Rafael) Responder
      • vindo de alguém tão a partidário até da pra dar um crédito, mais a partidário que vc só o welbi , esse negócio de parabéns, acelera SP, tudo isto indo ótimo contanto que seja do psdb não é com vcs, só com os outros atrasados

        Alexandre i / (em resposta a Felix) Responder
    • Hahahahaha
      Que mundo vc vive pra dizer isso?
      Desde quando Dória tá ouvindo alguém?
      Desde quando tá unindo as pessoas?
      Desde quando tá fazendo coisas boas?
      Desculpe,mas acho que vc precisa de óculos e ler mais,não dá pra viver assim no mundo da Xuxa não.

      Danilo / (em resposta a Rafael) Responder
      • Isso que eu ia falar.

        Algumas coisas boas estão aparecendo? Sim, estão.

        Mas “ouvindo o povo”? Pff, desunindo o povo, talvez.

        O.Juliano / (em resposta a Danilo) Responder
    • A iniciativa do BRT é positiva, espero que dê certo.
      É cedo para afirmar, mas as primeiras iniciativas estão sendo desastrosas, a população continua desunida, e a gestão Doria implementa sua visão de cidade sem transparência ou debate com a sociedade, pautada exclusivamente no senso comum e marketing pessoal.
      Foi assim com o transporte público, grafites e limites de velocidade nas marginais. Excesso de empenho em desfazer os projetos de administrações anteriores sem ganhos claros a sociedade.

      Marcelo Pádua / (em resposta a Rafael) Responder
      • Acho que se ele diminuir o “tom acima” desse início de mandato, reduzindo esse marketing desnecessário e falta de “ouvir a outra parte” (vide o caso dos grafiteiros que poderia ter sido trabalhado de outra forma), há muito o que esperar dele. Principalmente porque ele tem essa ligação bem próxima com o empresariado que pode ajudar em certas questões da cidade (como já vem sendo feito, por exemplo, com os banheiros do Ibira que parecia um problema impossível de resolver).

        Alex / (em resposta a Marcelo Pádua) Responder
    • Até porque torcer contra é torcer contra a própria cidade/população. :)

      Acho que tem um pessoal muito radical/fanático (tanto de um lado quanto de outro). Se pegar a história mais recente, você vai ver bons projetos da Marta (Bilhete Único, CEUs, corredores de ônibus), Serra, Kassab (Cidade Limpa, Ciclofaixa de Lazer, continuação da renovação da frota,…), Haddad (ciclovias, SP Cine, Paulista Aberta, Hospitais Hora Certa, FabLabs…) e vai ser assim também com o Dória.

      Estamos amadurecendo. Cada vez menos, os políticos desfazem os bons projetos dos seus antecessores e apostam em melhorar aquilo que foi feito. Esse corredor é um bom exemplo. Foi construído pelo Pitta (acho que foi ele, posso estar enganado), a Marta adaptou para os ônibus de piso baixo, o Haddad implantou a faixa reversível perto da Giovanni e agora é a vez do Dória implantar o sistema BRT.

      E depois do Dória, quem sabe, o seu sucessor implanta o VLT-Bala…rsrsrsrs… 😀

      Alex / (em resposta a Rafael) Responder
  2. Dória me parece um tanto melhor do que o padrinho dele, o inútil do Alckmin. Apesar de ser bastante marqueteiro e populista, pelo menos ele me parece mais animado pra gerir a cidade e teve uma postura íntegra ao receber a prefeitura do Haddad e com os vereadores da oposição, tipo o Suplicy. Espero que ele continue com os bons trabalhos na mobilidade urbana que o Haddad estava fazendo e cumpra com a promessa de implantar mais BRT, que já estava prevista na licitação dos transportes feita na gestão da prefeitura anterior.

    Gapre / Responder
    • Só acrescentando, na verdade um tanto melhor não… menos pior é mais apropriado pro Dória em comparação ao santo chuchu. No mais acho que ainda é cedo pra se fazer maiores considerações sobre ele e sua gestão. Só espero que ele não seja mais um tukano típico (que não faz absolutamente nada e só ganha eleições em SP por ser inerte), se for pra julgar pelo partido já dá pra adiantar que não presta.

      Gapre / (em resposta a Gapre) Responder
      • Considero Haddad o pior Prefeito qye São Paulo já teve e controle sidero o Geraldo Alkimin um dos melhores Governadores que São Paulo já teve.Geraldo Alkimin é o unico Governador que passou para inaugurar obras em todos municipios do Estado, ou seja,nos 645 municipios.Sem contar o excelente trabalho Social que sua esposa Lu Alkimin faz.Para os incredulos, sugiro consultar o Facebook Lu Alkimin para conhecer um pouco desses programas Sociais, quem sabe pode ser útil para algum dos comentaristas ou de conhecidos.

        Felix / (em resposta a Gapre) Responder
        • Pior que o Maluf?
          Pior que o Pitta?
          Pior que o Serra/Kassab?

          Se sim, e quiser, claro, me mostre onde o Haddad foi pior que estes prefeitos, só para falar dos mais recentes…

          O.Juliano / (em resposta a Felix) Responder
          • Haddad não foi pior que o Maluf, foi muito pior, em tudo,não só e transporte,já com os outros, realmente é pareo duro.

            Mauri / (em resposta a O.Juliano)
          • Mauri, hm.. entendi. “Rouba mas faz!” né!?

            O.Juliano / (em resposta a O.Juliano)
          • Tanto o Haddad foi pior que o Maluf que ele foi eleito pedindo ajuda ao Maluf. Quero ver quem será eleito pedindo a ajuda do Haddad.

            Felix / (em resposta a O.Juliano)
          • Mauri, vc é malufista? Por favor, me diga que não é!

            Gapre / (em resposta a O.Juliano)
          • Gapre,eu era malufista sim,mas me decepcionei um pouco quando ele apoiou o Lula, que não foi tão mal, principalmente em comparação a sucessora Dilma,e sobre o rouba mas faz,Juliano,os que falavam isso dele, quando chegaram no poder,fez do Maluf um ladrão de galinha rsrs.

            Mauri / (em resposta a O.Juliano)
          • Felix, desde quando pedir apoio ao Maluf faz do Haddad um prefeito pior do que ele? Não entendi sua lógica.

            O Maluf simplesmente ROUBOU São Paulo, tanto que nesses anos passados um pouco do dinheiro foi recuperado ainda na gestão do Haddad. Não sei se você realmente acompanha política ou só sai repetindo aquelas imagens de Facebook, mas naquele momento que teve a reunião na casa do Maluf, ficou muito claro que o Haddad estava aceitando o que seu partido (PT) estava direcionando, que era o apoio do Maluf como representante do PP, pois se não me engano o Haddad ganharia mais tempo na TV. Foi um erro? Pra mim foi sim, pois o Haddad nunca se sentiu confortável com isso, mas aceitou naquele momento e teve que carregar isso seu mandato todo (que é um ponto que sempre critiquei nele, a influência que sofria do PT – assim como todos os candidatos por seus partidos, diga-se de passagem)

            Enfim, neste ano o PP se aliou a quem? Ao Dória (PSDB), mas sem o Maluf, que já estava em processo de fritamento pelo seu próprio partido, mas se não fosse esse o caso, eu aposto que ele estaria lá apertando a mão do Dória e fazendo o símbolo do Tucano, na maior cara de pau, pois isso é o que ele é, um cara de pau!

            Pelo que eu li no fórum, você já é uma pessoa experiente de vida, me surpreende que seus anos vivendo e aprendendo não te fizeram tirar um pouco desse preconceito bobo e inútil com relação a outras pessoas. Isso é o que eu tento todos os dias, diminuir meu preconceito para poder conviver e ver as coisas com mais justiça.

            O.Juliano / (em resposta a O.Juliano)
          • Mauri, me desculpe, mas tem outros motivos muito mais fortes pra não se gostar do Maluf. E muito anteriores a ele ter apoiado Lula ou quem quer que seja.

            Gapre / (em resposta a O.Juliano)
          • Mauri, sobre o “rouba mas faz” ou “roubava mas fazia” não me referia aos políticos, e sim ao povo simpático a ele que repete isso até hoje quando o comparam a outros prefeitos. Dizer que o Haddad foi MUITO PIOR que o Maluf EM TUDO é a concretização dessa frase, dizendo que até um prefeito que publicamente ROUBOU a cidade é muito melhor que um prefeito que teve uma gestão regular sem escândalo de roubo. Ou seja, o equilíbrio não satisfaz, é melhor um bandido que faz alguma coisa.

            O.Juliano / (em resposta a O.Juliano)
        • Felix, por favor, vc é completamente partidário do PSDB, suas opiniões não tem um mínimo de isenção. Eu ainda dou um voto de confiança ao Dória, que inclusive está mantendo algumas coisas boas do Haddad, já vc é incapaz de reconhecer algo genuinamente bom da última gestão,

          Gapre / (em resposta a Felix) Responder
        • Felix – Ôoooooooo,veiiiiiiii,peraeeeeee,menos,a baba respingou aqui,- kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          Demolidor Trem de Ferro / (em resposta a Felix) Responder
        • Você com certeza não viveu aqui em SP na época do Pitta.

          Aliás, você se lembra de algum bom projeto do Serra na Prefeitura que foi continuado?

          E o Maluf com seus superfaturamentos?

          Alex / (em resposta a Felix) Responder
    • Acho que podemos dizer um tanto melhor sim, Gapre. Mas acredito que o problema não é o primeiro ano, eu me lembro de gestões passadas (inclusive o Serra) que o primeiro ano era muito promissor, os seguintes foram um lixo (inclusive deixando a prefeitura no meio do mandato)

      O Dória atual, comparado ao Alckimin atual, não tem quase nada em comum a não ser o partido e a história de querer aumentar a integração por conta do congelamento. O Doria pelo menos mostra atitude, mesmo que muito errada em vários momentos. Mas convenhamos que ser melhor que o Alckimin não é muito difícil. O Haddad no geral acabou sendo um prefeito regular, eu gostei de várias coisas, mas várias outras não. Porém ele não desajustou tanto as coisas como gestões passadas mas também não fez um trabalho com obras históricas (a ciclovia foi uma ótima atitude, mas a falta de planejamento dividiu demais a opinião pública) e também foi muito influenciado pelo partido. Vamos ver o que dará daqui pra frente, pelo menos a população não está se mostrando paralisada, sempre discutindo o assunto, no mínimo.

      O.Juliano / (em resposta a Gapre) Responder
      • Considerações sobre todos esses políticos citados principalmente sobre mobilidade urbana:

        Maluf: o eterno “rouba mas faz” com cultura extremamente rodoviarista e carrocrata, o lado bom dele era, como seu próprio logo diz, é que ele ao menos concluía as obras dele, mesmo surrupiando toda a grana e dando atenção apenas aos automóveis. Antes eu achava que não existia coisa pior do que ele, até que surgiram os 3 próximos da lista;
        Pitta: sem comentários, disputa com Serra e Alckmin a pior colocação no meu ranking, talvez seja este o pior na minha opinião;
        Serra: nem chegou a completar o mandato tentando alçar voos maiores na carreira política sem sequer pensar na cidade que o elegera. Receio que o Dória fará o mesmo. Disputa com Alckmin e Pitta a lanterninha.
        Alckmin: nunca vi criatura mais inerte, fraca e sem esforço em concluir e cumprir o que prometeu do que esse governador. Fora denúncias de corrupção em todas as obras de metrô que sempre ficam sem esclarecimentos. Disputa com Serra e Pitta a lanterninha pois realmente não é difícil ser melhor do que ele, mas pensando bem acho que o Pitta é o pior dos piores;
        Kassab: ao menos concluiu os mandatos, mesmo sem ter sido eleito para o primeiro. Teve algumas medidas polêmicas, tipo proibição de fretados na Paulista e fim dos outdoors, que poderiam ter sido melhor trabalhadas com a finalidade de melhorar a qualidade de vida da população, mas parou por aí;
        Haddad: a maioria das ideias dele para uma cidade ideal coincidia com as minhas, principalmente sobre o transporte público e a ocupação da cidade pelo poo, o que se traduz em melhor segurança e qualidade vida. Pena que ele não executou muita coisa do que prometeu, em parte por culpa dele, em parte por boicote da oposição (incuindo aí a parte da população contra ele) e em parte por não receber apoio nem do Governo do Estado nem do Federal, inclusive da Dilma. Ele, pra mim, é o melhor dessa lista, mas não é o ideal;
        Dória: como eu já disse, ainda acho um pouco cedo pra definir uma opinião mais honesta sobre ele. Se for só pelo partido, já sou contra. Mas, não sei porque, ainda acho que algumas posturas dele são superiores a de outros políticos do PSDB e ele me parece alguém com gás pra mostrar serviço (por mais que sejam propostas que não me agradem muito), coisa que o Alckmin definitivamente não tem. Dou um voto de confiança a ele, afinal eu respeito quem o povo elege, mas até agora ele não mostrou a que veio, a única proposta que ele tem que me pareceu interessante foi esta do BRT deste artigo, que, por sinal, o Haddad já queria implantar naquela licitação dos transportes. Espero que a ganância não lhe suba a cabeça e ele cumpra o mandato. São Paulo agradece se ele fizer um bom trabalho

        Gapre / (em resposta a O.Juliano) Responder
        • Exatamente! Meu medo sobre o Dória também é a ganância, acredito que se ele não querer ser governador no segundo ano de mandato da prefeitura, ele pode fazer uma gestão, no mínimo, regular, assim como o Haddad por exemplo. Neste cenário, a próxima gestão estaria bem entregue, pois já seriam pelo menos 8 anos de gestões regulares para boas, o candidato que viesse a assumir o posto não poderia dizer que recebeu a cidade falida, assim como o Dória não poderia dizer, coisa que aconteceu mais com o Haddad.

          Eu tento sempre pensar no longo prazo. Quando o Dória foi eleito, eu não gostei pois queria o Haddad, mas com o desespero de algumas pessoas eu falava que “a cidade não iria falir, seria uma fase de 4 anos mas teríamos que aguardar para ver as ações dele” pois burro eu sei que ele não é, no mínimo ele faria o que está fazendo, sendo populista mas voltando atrás se vê reações negativas. Motivos para roubar não tem muitos, porém temos que ficar de olho nos amigos empresários dele que podem se beneficiar pelo poder dele. Enfim, nada de tão novo que passamos na nossa política. Eu ficaria com medo é se o Major Olímpio fosse eleito, aí sim, seria como um Trump em SP.

          O.Juliano / (em resposta a Gapre) Responder
        • gostei dos seus comentários,
          na minha opinião kassab foi o pior,
          agora você esqueceu da marta, diga algo sobre ela …

          (casou com argentino antes de concorrer a reeleição, taxas, férias em paris depois de perder,
          bilhete único, ceus, corredores, ela foi excelente, mas a mídia não a perdoou e por sua parte
          psicológica perdeu)

          alexandro / (em resposta a Gapre) Responder
          • Obrigado, Alexandro.

            Na verdade não comentei sobre a Marta porque não haviam comentado sobre ela antes. Na época eu a achei uma ótima prefeita com a criação dos CEUs, Bilhete único, corredores de ônibus, legalização das lotações e renovação da frota de ônibus. No começo eu torcia o nariz pra ela por ser do PT, pois sempre se teve uma certa aversão e difamação da classe média a esse partido. Depois eu fui vendo que na verdade tudo o que ela fazia era sempre muito atacado pela mídia e pela classe média de uma forma beirando muitas vezes ao irracional e passei a mudar minha visão política. Nunca me pautei muito pela vida pessoal de político algum, acho que o que interessa é o que ele faz pela população e a Marta foi uma das melhores nesse quesito na minha opinião. Pena que ela percebeu o barco afundando e, por puro oportunismo, mudou completamente a sua identidade. Hoje ela é uma pessoa inexpressiva politicamente e dificilmente conseguirá se emplacar em algum cargo político a meu ver, pois não há mais ninguém que se identifique com ela. Acho que a Marta so tá colhendo o que plantou por cometer suicídio político.

            Gapre / (em resposta a alexandro)
      • O. Juliano, assino embaixo todas as suas sentenças

        Gapre / (em resposta a O.Juliano) Responder
  3. Espero que seja possível adaptar outros corredores para BRT, mas a prefeitura tem que correr atrás de financiamento de novos corredores de ônibus verdadeiramente como BRTs e poderia construir um pelas avenidas dos Bandeirantes, Tancredo Neves e Salim Farah Maluf, além do Perimetral Leste no eixo da Jacu Pêssego numa parceria entre a SPTrans e EMTU se integrando à CPTM em Dom Bosco.
    Se a prefeitura ainda poderia buscar financiamentos para a Avenida de Apoio Norte e concluir a Operação Urbana Água Espraiada com a ligação completa até a Imigrantes para que a Linha 17-Ouro chegue ao Jabaquara, o alargamento da Ragueb Choffi e a complementação da Hebe Camargo, pois todas são importantes para o transporte público.

    Celso Jorge Aguiar Amaro / Responder
  4. O primeiro corredor que transformaria em BRT seria esse eixo mesmo ,Capelinha /João Dias/Santo Amaro/Nove de Julho /Bandeira.

    Mauri / Responder
  5. Como assim cara? Esse nome é do projeto BRT aqui de Campinas. Então as duas tem o mesmo nome de BRT???

    Vitor / Responder
    • Vitor, BRT é uma sigla em inglês, consulte o Google que vc saberá do que se trata.

      Felix / (em resposta a Vitor) Responder
      • Felix, busque “interpretação” no Google também. O rapaz se referiu ao nome do BRT se chamar “Rapidão” assim como em Campinas, não sobre o BRT (Bus Rapid Transit; viu nem precisou redirecionar ninguém ao Google). Confira mais sobre o projeto no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=7SZUZLeIKZA

        O.Juliano / (em resposta a Felix) Responder
    • Vitor, sim, será esse mesmo. Mas ainda é mais um projeto de adequação de corredores em BRT do que um projeto de BRT de verdade, então é tudo muito incerto. De qualquer forma acho que é um nome bem genérico.

      O.Juliano / (em resposta a Vitor) Responder
  6. Grape não precisa ficar sem dormir preocupado se eu sou deste ou daquele partido . Só vou matar sua curiosidade, voto em quem tem mais conhecimento que eu e que tenha capacidade comprovada.Acho que só assim faremos um país melhor.

    Felix / Responder
  7. Pra mim isso só sera útil, se ele resolver o gargalo da Radial Leste, o Haddad tentou licitar corredor, do centro a Athur Alvim, se isso desse certo, ajudaria muito aqui a região, mas o lindo TCM partidário, barrou, além do TCU, vamos ver se o Dória ira olhar pra essa via, e se ita pelo menos licitar algum corredor da ZL, já que prometeu PPP para isso, algo que não vou esquecer, veremos.

    Rodrigo Santos / Responder
  8. Eu gostaria de saber como ele fará isso porque nessa região os pontos não tem condições de receberem pré-embarque eu moro aqui nessa região só seu mesmo fizer uma reforma geral para que as paradas se transformem em mini Estações caso contrário não será possível ter pré-embarque talvez ele possa instalar portas plataformas para evitar Invasões

    Marcio Santos / Responder
  9. Aeee…. o Doria é muito bom mesmo !! Parabéns !!

    fabiana / Responder
  10. são Paulo PRECISA de reforço na politica habitacional, por que o conjunto habitacional na Luz é o único sendo feito?

    haroldo / Responder
  11. É uma ótima iniciativa. Estava esperando o Doria iniciar seus projetos para o transporte, setor abandonado tanto por Serra quanto por Kassab, e que recebeu alguma atenção do Haddad, pena que foi meia boca.

    Estou começando a ter esperança que o Doria vai surpreender mesmo quem não votou nele. Quem sabe ele acabe sendo maior que o partido dele e maior que direita e esquerda.

    Anderson / Responder
  12. Anderson, ele não me surpreendeu, menos linhas, menos ônibus, intervalos maiores, tudo que eu esperava ele esta fazendo.

    Pedro / Responder
    • Pedro, em alguns casos, menos linhas em alguns trechos podem proporcionar viagens mais rápidas e ônibus menos lotados. A rede precisa ser repensada, as linhas atuais em usa maioria são as mesmas há décadas, em um tempo que não havia bilhete único nem metrô, onde fazia sentido a pessoa pegar o menor número de veículos possível. Esse não é mais o cenário de hoje onde você pode trocar de ônibus gratuitamente através do Bilhete Único.

      Em uma rede melhor planejada, levando em conta as integrações, uma pessoa que hoje pega um ônibus pode ter que pegar dois, mas a viagem no fim seria mais rápida. Um percurso em região central por um corredor exclusivo com menos linhas seria mais rápido, haveria menos espera, e se a frota tiver número adequado os ônibus serão menos cheios sem travar o corredor.

      Já nos bairros, seria melhor substituir os ônibus grandes por micro ônibus, ou até vans que teriam maior número e um tempo reduzido de espera.

      Não sei se é isso que o Doria planeja, mas a idéia de melhorar os corredores é positiva.

      Anderson / (em resposta a Pedro) Responder
      • Quanto ao penúltimo parágrafo, acrescento que os biarticulados que circulam após as 9:00 hs até as 16:00 hs são dispensáveis, circulam vazios, atrapalha o trânsito, é muito poluente e é cansativo para o condutor, motorista, falo isso vendo nas linhas que passam pela Vila Sabrina, Vila Medeiros, Vila Guilherme etc…Acredito que esses biarticulados em muitas linhas deveriam circularemnsó em horários de pico.

        Felix / (em resposta a Anderson) Responder
      • Anderson, acredite em mim, tiraram uma linha no metro carrão que atendia centenas de passageiros que era a 407K, a linha que ficou a 3773 e a do tipo lotação com aqueles micro mini ônibus que carregão 20 passageiros e ninguem consegue se mexer dentro, fora os intervalos que são de ônibus normais, as outras linhas são impraticaveis, a Sptrans infelizmente tem como objetivo favorecer as empresas, e claro que o passageiro tem que se submeter, pois não tem outra saida e nem foi consultado a respeito, o prefeito não esta bem assessorado.

        Pedro / (em resposta a Anderson) Responder
  13. Só um adendo, a região mais populosa da cidade é a Zona Leste onde quase não existem corredores de ônibus, o queridão do
    Dória Selfie acaba de suprimir os recursos para implantar novos corredores na cidade.

    Aí eu pergunto como ficam os quase 4 milhões de habitantes da ZL??? Vamos assistir o “Rapidão” acontecer em outras regiões, eles só esquecem que somos 4 milhões de pessoas.

    SP Brasil / Responder
    • A ZL sempre foi esquecida sobre corredores, por vontade política, acham que por ter metro e trem, o resto não importa, triste.

      • Também está chegando o Monotrinho que não tem nas outras regiões

        Felix / (em resposta a Rodrigo Santos) Responder
        • Sim, em 2090 chega

          Gapre / (em resposta a Felix) Responder
        • Estou falando pro lado onde moro Itaquera, Radial Leste.

          • Gapre e Rodrigos Santos são a mesma pessoa, por gentileza vão confortar o Lula lá e deixem de falar asneiras. Zona Leste nunca foi esquecida em relação a zona Sul,. Afirmo, pois sempre residi na Zona Leste. Mas para quem mora na periferia da periferia como na Cdade Tiradentes, lembrando que a maioria não conhecia e nem ouvia falar de Cidade Tiradentes só com a construção dos conjuntos habitacionais, idem de outros Conjuntos Habitacionais. Os políticos acordaram observando na prática infelizmente que essas construções demandam muitos investimentos em infraestrutura tornando caríssimo a sua implantação. Essas aberrações estão aí, gestores que optaram pelo populismo, incompetência, soluções imediatistas e outras..

            ROBERTO / (em resposta a Rodrigo Santos)
          • Isso mesmo Roberto, construíram até um estádio maneiro lá na ZL! Inclusive fazendo grandes obras para atendermos bem os estrangeiros em direção à Copa do Mundo deixando um legado incrível para o povo da região. Como assim esqueceram, não é mesmo? #sqn

            Falta dinheiro quando o investimento é pro povo da região. Pois quando o assunto é “girar a economia”, faz estádio, rua, parque olímpico sem poupar o bolso.

            O.Juliano / (em resposta a Rodrigo Santos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*