Nova York entrega linha de metrô depois de 112 anos

O ano começou com nova linha de metrô em Nova York. São 3 novas estações na Segunda Avenida, no lado leste de Manhattan. É apenas o começo de um ramal que terá 16 novas paradas.

A estação da Rua Canal é uma das 28 originais de 1904 quando o metrô da cidade começou a operar.

Hoje, o metrô nova iorquino tem 21 linhas com 472 estações. Transporta diariamente 5,7 milhões de passageiros e funciona 24 horas.


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

27 Comentários deste post

  1. Inspiração pras obras de São Paulo

    Lucas / Responder
  2. Paris, Londres e Nova York demoraram mais de 100 anos para ter o Metrô atual, isso não é novidade, Novidade é uma linha com 3 Estações levar mais de 1 século para ser colocada em operação.

    Felix / Responder
  3. Não sabia que o Alckmin tinha influência lá kkkk Quem será o culpado de lá? O governo federal, como culpam aqui?

    Cris / Responder
  4. Uma coisa e demorar tudo isso, outra e o total de km que tem lá, e isso não diz na matéria, e não e pouco.

    Rodrigo Santos / Responder
    • Nova Iorque levou mais de 150 anos para chegar a malha atual, pois começou a construir no século 19….

      Se SP, mesmo com a lentidão atual e considerando uma média de 1,5 a 2km de metrô por ano começasse a construir também no século 19, hoje teriamos mais de 300km de metrô também . . .

      Renato / (em resposta a Rodrigo Santos) Responder
    • Nova York também não tem 250 km de CPTM.

      • apesar que nova york tem um sistema de commuter rail

        haroldo / (em resposta a Felix) Responder
      • Até a lixosa SuperVia tá maior que a cptm, com 270 km

        Gapre / (em resposta a Felix) Responder
      • CPTM não é metrô….

        Marcelo / (em resposta a Felix) Responder
        • Mais muito o que é considerado metrô por mundo a fora chega ser pior que a CPTM rsrs

          mauri / (em resposta a Marcelo) Responder
          • Depende no que é “pior” A percepção de qualidade do brasileiro é muito diferente do mundo afora porque aqui somos acostumados que o melhor é luxo e em muitos outros lugares o melhor é eficiência.

            Grande parte do metrô de Nova Iorque por exemplo nos estranha bastante, por conta de uma suposta falta de limpeza, mas funciona – e 24h.

            O.Juliano / (em resposta a mauri)
      • Não compare CPTM com Metro, mutias linas são bem sucateadas ainda.

      • Jardel-do-Viatrólebus, você por aqui! ‘Tá felizinho com o fato de NY também demorar??? ôô coisa boa poder bater no peito e dizer “meu governador entrega em um terço de 112 anos!”

        Danilo Costa Nunes Andrade Leite / (em resposta a Felix) Responder
  5. Renato esses babacas como o Rodrigo, eles falam muita bobagem. eles pensam que o Brasil pode se comparar a China, que constroi uma linha de metro de 30 km em apenas dois anos. acho eu quando as pessoas postam um comentario elas tem que ter certeza do que estao falando. e nao ficar comparando o Brasil com outros paises mais desenvolvidos em educaçao saude ciencias tecnologias transportes e muita mais verbas que o Brasil.

    ANTONIO ALVES DE SOUZA / Responder
    • Estou tentando descobrir qual dos fakes você e.

    • Você já teve a curiosidade de olhar outros sistemas de transporte metro-ferroviários no mundo, ô “Jardel-do-Viatrólebus 2″???? Estou falando de “países mais desenvolvidos” como… Grécia, Turquia, Chile, Romênia, Bulgária, Portugal, Argentina… é fácil, faz a busca “metro + nome de uma cidade” ou “subway + nome de uma cidade”…

      Danilo Costa Nunes Andrade Leite / (em resposta a ANTONIO ALVES DE SOUZA) Responder
  6. De que adianta a SuperVia ser um pouco maior do que a CPTM se a empresa está à beira da falência e não paga nem a conta de energia? Fora que a empresa ainda tem aqueles ramais a diesel no meio do mato e que perigosamente muita gente se arrisca em trens carcomidos, além dos tiroteios que paralisam o sistema em frente às favelas mais horríveis e caóticas, prefiro a CPTM!
    Realmente não é só no Brasil que ocorrem esses atrasos absurdos, essa linha nova de Nova York é bem moderna, mas as outras são podres, escuras e úmidas, porém funcionais pelo tamanho da rede.

    Celso Jorge Aguiar Amaro / Responder
    • Com certeza também sou mais a CPTM do que a SuperVia. E olha que ela melhorou bastante por causa das Olimpíadas, viu? Mesmo assim, não justifica. Nova York tem malha de trens que são muito superiores em qualidade e tamanho em relação a cptm ou à supervia sem dúvidas. Não comparemos alhos com bugalhos. O fato é que a rede de metrô em SP ainda é muito pífia em relação ao tamanho da cidade.

  7. A matéria não informa com veracidade. Quem precisa subir a 2a.avenida de metrô tem a opção de ir pela Lexington, a dias quadras, usando as linhas 4, 5 ou 6. Estas sobem desde a baixa manhattan até o bronz. Essa linda já existiu e foi removida pois era em vida elevada na segunda avenida. Quem dera o brado pusesse chegar à uma do pé do metro de nova Iorque.

    Adria / Responder
  8. 100 anos lá ? hummm coloque uns 300 aqui.

    DANIEL PEREIRA DIAS / Responder
  9. Nova Iorque não levou todo esse tempo para construir a rede metroviária, eles construíram a rede que precisavam e depois pararam, e atualmente possuem mais de 400 km de rede, isso porque não tinham a tecnologia moderna mais barata e rápida, como tem usado a China, que atualmente os sistemas de Xangai e Pequim são os maiores do mundo, sendo que em 1990, essas cidades não tinham nenhum quilômetro. na China eles não passam pelas agruras de um governo mentiroso como do Alckmin do PSDB que em todas as eleições promete quilômetro e mais quilômetro de metrô que nunca sai do papel. A linha 4 Amarela teve início em 2004 e passados 13 anos ainda não terminou, apesar de ter apenas 12,8 km de extensão, um recorde mundial, a linha 5- Lilás está desde 1998 em construção e passados 19 anos menos da metade da linha está pronta. Nova Iorque e a china não tem Trensalão, conluio de empreiteiras e governos corruptos que se mantém no poder através da compra e da cumplicidade da imprensa, da inoperância do Ministério Público, do descaso de TCE e de outros meios de controle social.

    Evaristo / Responder
    • Pois e o tal fake ANTONIO ALVES DE SOUZA disse que sou babaca, por achar isso, vai entender esse povo iludido, que vai se lascar, quando precisar de um hospital publico, ou tomar tiro na cara, quando forem roubar o celular, se não querer entregar.

Deixe uma resposta para mauri Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*