Foto: Cesar Ogata | Secom
Mobilidade Urbana

Marginais tiveram redução de mortes de 57% em 2016, segundo CET

Foto: Cesar Ogata | Secom

O número de mortos nas marginais Tietê e Pinheiros caiu 57,14% em 2016, na comparação com 2015, de acordo com dados da Companhia de Engenharia de Trafego.

Com o cruzamento de informações disponíveis no Relatório Anual de Acidentes Fatais, em 2015 na Marginal do Rio Pinheiros, houve 19 óbitos. Em 2016, o número caiu para 7, o que significa queda de 63,15%. Já na Marginal do Tietê, em 2015, foram 30 mortes e no ano passado, 14 pessoas perderam a vida, uma redução de 53,3%.

Em relação ao número total de ocorrências com feridos ou mortos, as duas vias somam 215 ocorrências em 2016. Já os acidentes sem vítimas nas duas marginais, somaram 2.378 no ano de 2016. Em média, foram no ano passado 27 acidentes com vítimas na Marginal Pinheiros e 24, na Tietê.

Existe uma divergência entre os dados apresentados pela gestão do ex prefeito Fernando Haddad, e do atual João Doria. O número de acidentes de 2015, segundo a equipe atual, foi de 369 ocorrências com vítimas na Marginal Pinheiros, das quais 18 mortos e 371 acidentes na Marginal Tietê, com 28 mortos. Mesmo assim, houve redução de ocorrências fatais, já que em 2016, 7 perderam a vida na Marginal Pinheiros e 14 na Tietê.

A atual gestão acredita que possa manter os níveis baixos de mortes, e até reduzir, operando as vias.

“As ações compõem um grande pacote que elevam as marginais para vias operadas e controladas, orientadas e sinalizadas, com muito maior capacidade de reação e com ações preventivas, tornando-a uma via de alto nível de fiscalização e muito mais eficiente na proteção e com segurança. Continuamos atentos e reagindo a qualquer evento. A CET vai continuar observando o comportamento da via para adaptar e aprimorar” – disse o secretário de Transportes e Mobilidade, Sergio Avelleda.

A atual gestão afirma que as mortes não estão relacionadas as baixas velocidades, mas aos motociclistas e ambulantes.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus