Linha 13 terá quatro fases e paradas na Mooca e Tatuapé

Documento divulgado em setembro durante a 22º Semana de Tecnologia Metroferroviária ocorrida em São Paulo, revela planos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos na extensão da Linha 13-Jade, além dos 12 quilômetros que estão sendo construídos.

A extensão nas duas pontas, rumo a Chácara Klabin e na outra direção até Bonsucesso já era conhecida. Mas a publicação conta detalhes:

Quatro etapas

O documento mostra que a extensão total da linha 13 seria de 36,9 quilômetros, sendo parte em elevado e parte em túnel. Seria atendida por 27 trens e intervalo de 3 minutos, ao longo de 18 estações.

Atualmente a linha 13 está sendo erguida entre Engenheiro Goulart e Aeroporto de Guarulhos. A segunda fase corresponde até São João, e na outra ponta até a futura estação Gabriela Mistral, conectando com a Linha 2-Verde do Metrô. Gabriela Mistral pode ser o novo nome para a chamada estação Tiquatira.

Já na terceira fase, a Linha 13 chegaria aos bairros do Tatuapé e da Mooca. A parada “Demétrio Ribeiro”, por exemplo, por esta informação, seria situada nas imediações da Avenida Abel Ferreira próxima a Avenida Salim Farah Maluf. Já a ‘Sapucaia” é localizada no bairro da Mooca nas proximidades da faculdade São Judas. E por fim a linha chegaria a futura estação Parque da Mooca, cruzando com a Linha 6-Laranja e 10-Turquesa. Na outra ponta a linha chega em Bonsucesso, em Guarulhos.

Prazos

Sobre prazos, fato que geralmente é considerado como um banho de água fria aos expectadores do crescimento da malha metroferroviária, a linha 13 até a terceira fase está na fase de projeto funcional, que precede o básico. Ou seja, ainda não se pode precisar dados mais concretos de obras e funcionamento, infelizmente.

A quarta fase da Linha leva a ferrovia rumo a Chácara Klabin, passando pela Avenida Dom Pedro I.

CPTM estuda atendimentos até o Brás

Outra informação importante é a confirmação dos estudos de trens entre Guarulhos e Brás, em alguns horários. A medida ajudaria a reduzir o número de baldeações.

Prazos²

Sobre o cronograma atual das obras, a CPTM estima que as paradas Engenheiro Goulart, Cecap e Aeroporto estejam prontas em maio de 2017. Já os sistemas de Energia, sinalização, Telecomunicações e SMV ficarão para março de 2018.

Os oitos trens que devem rodar na linha 13 chegarão até janeiro de 2019, porém a CPTM pode realocar outras frotas para atender a ferrovia inicialmente.


Autor: Renato Lobo

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Paulistano, Técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

46 Comentários deste post

  1. Difícil acreditar que um dia veremos essa linha assim.

    Mauri / Responder
  2. E no projeto poderiam incluir integração com as linhas 3 e 11.

    Mauri / Responder
  3. Mas essa segunda fase da Linha 13 ficou muito redundante com a linha 2 até Guarulhos. Fazem praticamente o mesmo percurso e ainda assim nenhuma passa pelo Centro real de Guarulhos ou pelo eixo da Dutra que é mais povoado que o norte do aeroporto. Teria sido bem melhor então terem seguido com a linha verde sentido São Mateus e assim nem precisava do monotrilho e poderia carregar mais pessoas.
    Prova de que o populismo pra lançar campanhas eleitorais atropela todo bom senso de planejamento.

    André de Lima / Responder
  4. Talvez em 2030 vejamos a linha 13 completa… Eu ainda aguardo o início da linha 18 que ligaria a região do ABC à capital, e que pelas promessas já deveria ter sido concluída.

    Marcelo / Responder
  5. Promessa engana-trouxa……

    Renato / Responder
  6. As obras estão bastante adiantadas, as Estações Engenheiro Goular está pronta, a Parqie Cecap e Aeroporto já está em fase de cobertura, fui ao Aeroporto de GRU em 07/122016 e constatei o adiantamento das obras.Essa Linha vai atender os passageiro e Funcionarios do Aeroporto bek como as pessoas que moram no Parque Cecap, Taboão, São João, Santos Dumont, Jardim Lenise, Cumbica etc…Essa linha poderia fazer o trajeto da Estação Engenheiro Goulart via Marginais Tietê até a Estação Ceasa da CPTM, tudo via superfície.

    Felix / Responder
    • q ia não um dia chegar a estação Ceasa talvez o mesmo já tenha se mudado. e espero mesmo que consiga se mudar para a região mais próxima ao rodoanel

      Alexandre i / (em resposta a Felix) Responder
    • Tem o projeto da Linha 23 – Magenta que vai fazer um trajeto paralelo à Marginal Tietê, saindo da Lapa até a Dutra.

    • Sim muito adiantada. A previsão é que seja entregue a tempo da Copa de 2014…

      Eduardo Alves / (em resposta a Felix) Responder
  7. Arujá e Santa Isabel até vai (apesar de achar difícil, principalmente em Santa Isabel), agora SJC é inviável com trem urbanos, não é a toa que estão planejando o trem intercidades para a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

    Lucas / Responder
    • Sim deveria ter uma linha indo para são soje dos campos, mas essa lunga é sonho , mas teria uma possível possibilidade trem saindo da esta cão Manoel feio via disel mesmo mas o governo não iria querer saber

      Wagner / (em resposta a Lucas) Responder
      • Cadê o projeto dos trens regionais saindo do papel caro Wagner, pois provavelmente com o linha da linha para o vale do paraíba teria uma estacão em cumbica

        Rafael / (em resposta a Wagner) Responder
      • Essas Linhas estão dependendo do Ministerio dos Transportes, ANTT,Agencia Nacional de Transportes Terrestre.O Governador já tentou N vezes a liberação das linhas para tocar os projetos.

        Felix / (em resposta a Wagner) Responder
        • oq eu falei sõ apenas ideias n são planos reais, são planos que eu vejo que são melhores do que o do governo que sua unica intensão é colocar mais metro e trem no centro da cidade e nos bairro mais nobre. esses planos não sao reais e esses cara de estão planejando as linhas são malandramente planejadas. eu pensei que seria melhor a linha 13 fazer chegar até o analia franco a linha 2 do metro só falta 3 estações para chegar ai teriamos uma integração entre as duas linhas para guarulhos, pq até essa merda chegar em chacara klabin então esse trajeto inventado por mim porem não real seria o melhor e futuramente a linha 6 ai teriamos uma estação de baldeação a estação analia franco mais isso é apenas o que eu pensei nada de plano real . ok

          wagner / (em resposta a Felix) Responder
  8. O excelentissimo governador, toca essa obra a passos de tartaruga e como daki menos de 2 anos quer se lançar a presidente da republica (isso se os militares não tomarem o poder até lá), manda colocar na rede a suposta “extensão da linha”…..se ele cumprir a promessa até o ano de 3017, a linha ficará pronta…

    Luiz / Responder
  9. Sonhar sempre é bom e eleitor tukano adora sonhar. Realizar é outro papo

    Gapre / Responder
  10. Os viúvos da Dilma não cansam em “secar” as obras do governo do estado. Por que não cobram dos seus líderes (enquanto não estão presos) o trem bala que seria construido com dinheiro do PAC, PLACT, ZUM? Kkk

    Ed / Responder
    • Secar as obras (quais?) do governo do Estado??????????? kkkkkkk, nem precisa, elas já se secam sozinhas… o próprio chuchu já tratou de secar tudo por sinal. Aliás, ainda bem que choveu pra salvar o Estado!

      Gapre / (em resposta a Ed) Responder
    • PSDB está a 25 anos no Estado com 1,8km de metrô por ano, 78 km contra o dobro do metrô de Santiago, 4 vezes mais o de Singapura, sem contar o do México….

      PSDB esteve no governo federal por 8 anos e o que fez pelo sistema metroferroviário de SP? nada….

      Trabalhador que usa os trens e metrôs de SP e RJ não quer trem bala fuleira para rico….trabalhador quer trem metropolitano de qualidade e rapidez, mais linhas de metrô….e não trem bala para turista…

      Por isso que nunca saiu esse pseudo TAV…..é obvio, não tem demanda para isso, não tem dinheiro para bancar isso, não somos europa, não temos o PIB americano e japonês para torrar dinheiro com tantas coisas mais urgentes na infraestrutura…

      Trem bala enquanto as cidades ainda tem trens caindo aos pedaços em circulação?

      Renato / (em resposta a Ed) Responder
  11. Os viúvos da Dilma não cansam em “secar” as obras do governo do estado. Por que não cobram dos seus líderes (enquanto não estão presos) o trem bala que seria construido com dinheiro do PAC, PLACT, ZUM? Kkk

    Ed / Responder
    • Cadê a Transnordestina?Cadê a Ferrovia Norte Sul? Cadê a Ferrovia do FICO ? Cadê a Ferrovia Leste x Oeste? Cadê o Trem Bala?Cadê o prometido Metrô de Porto Alegre? Isso porque tinha a centralização das verbas, impostos, de todo o Brasi, qual a moral para cobrarem o Governo de São Paulo que repassa 92,5 % de impostos para o Governo Federal.Só em 2015 o Estado de São Paulo gerou 490 Bilhões de impostos Federal e recebeu de retorno apenas 39 bilhões.

      Felix / (em resposta a Ed) Responder
  12. Sonhar sempre é bom e eleitor tukano adora sonhar. Realizar é outro papo (2)

    Marcelo / Responder
  13. Essa demora é uma vergonha! O trecho até Guarulhos era para estar pronto em 2014. Em um país sério, isso seria caso para investigação.

    Juarez Costa / Responder
  14. Sei que há muito que melhorar na gestão pública do estado, mas alguns espíritos de porco só entram aqui para dar chiliques ridículos de gente recalcada e com certeza São Paulo estaria pior com o desgoverno petista que praticamente arruinou o país, por isso estamos nesta crise. O Metrô BH, por exemplo, pertence ao GF, o que o desgoverno petista fez para ampliá-lo? Nada!
    O PAC sempre esteve empacado, Ferrovia Norte-Sul, a Oeste-Leste, a Transposição do Rio São Francisco, a BR 101, Abreu e Lima, COMPERJ lá no Rio, entre tantas obras federais paralisadas ou super lentas da época do desgoverno da seita vermelha e maligna dos últimos 13 anos, cadê a conclusão? Aí esses MAVs quadrúpedes entram aqui para reclamarem das obras de São Paulo, vão se danar, com o PT seria mil vezes pior – o estado estaria em ruínas porque eles só sabem levar a desgraça para os lugares, esta é a realidade!

    Celso Jorge Aguiar Amaro / Responder
  15. É complicado ver esses cronogramas de entrega sendo aplicado em múltiplos de quatro, enquanto a população sofre sem estes serviços, e o que é pior, PIB afetado negativamente por falta de mobilidade urbana.

    Marcos Antonio / Responder
  16. O problema e quando vai entrar isso, tenho 30 ano,s e não vejo nada avançar como deveria, quem sabe com 40 veja algo, triste.

    Rodrigo Santos / Responder
    • Se vc tem 30 anos e não viu nada, vai continuar não vendo, isso é normal para brasileiro que tem memoria curta.Quem já ouviu falar e bitola estreita, surf sobre trens ou viagens com passageiros dependurados em portas abertas? Quem não viu, sugiro fazer pesquisas no Google ou no You Tube sobre trens de São Paulo da década de 90.

      Felix / (em resposta a Rodrigo Santos) Responder
      • Eu lembro muito bem, inclusive na linha antiga, que tinha parada na estação Parada XV de Novembro, aqui na ZL, que foi desativada, pra ampliação da Radial Leste, infelizmente, houve melhora, mas no sentido de viagens mais rápidas, e trens com menos intervalos, não mudou quase nada, a expansão menos ainda.

  17. essa linha para ficar melhor e mais barata não deveria chegar até a chacara klabin, o certo seria que ela, até a estação analia franco com as seguintes estações : cangaibas, carrão, serra do japi, tapura e Analia franco, fazendo integração com as linhas 6 laranja e 2 verde. a linha 2 a linha verde deveria chegar pelo menos até o marco-zero da cidade de guarulhos, e a estação 6 deveria chegar até a estação são teodoro (entre a rua são teodoro e a av jacu pessego) e dessa estação fazer integração com uma linha que ligasse a zona leste até aruja ja a linha 5 deveria chegar até a estação mooca, com as estações : Lins de Vasconcelos, largo do cambuci, Ana Neri, Mooca

    wagner / Responder
  18. E segue o padrão político das obras da mobilidade, usam a mídia para divulgar planos irreais, informalmente, mas com cara de séria. Planos sem comprometimento, com qualidade, prazos, etc. não servem para nada. Vejam o histórico desde o EXPANSÃO-SP. Só promessas, obras que deveriam ser entregues em 2010, estão aí sem previsão de entrega. E a cada período conveniente, vem uma reportagem destas. NÃO ACREDITO!

    Ezequiel Ferreira / Responder
  19. Sendo assim é desnecessário enviar a linha 2 verde para la,assim podendo mandar lá para cidade Tiradentes em vez do monofiasco

    Fabiano / Responder
  20. Tomara que isso realmente se concretize…
    E que se concretizem também as linhas 15, 17, 18, 20…
    O povo esta aguardando.

    Arthur Lira / Responder
  21. Mais pra frente, a Linha 13 Jade da CPTM terá sua partida no Jabaquara com integração para as linhas do Metrô: 1 Azul, com operação térrea e 17 Ouro, em monotrilho e também para o terminal rodoviário e o trecho do BRT até São Mateus, enquanto essa linha se estende até São José dos Campos, no Vale do Paraíba.

    Michell / Responder
  22. se NY demorou 96 anos para concluir uma de suas linhas, porque não podemos também aguardar tudo isso!

    antonio carlos / Responder
  23. Alguém tem alguma informação sobre essa linha 14 com estação no CECAP?
    Me parece vindo do ABC…é isso?
    E a extensão da linha 2 em direção à Dutra??? Me parece que está suspensa é isso?

    Carlos Tavares / Responder

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