Fim de integração gratuita em Diadema, Capão Redondo e Campo Limpo

Foto: Tiago Costa

O passageiro do corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara e Diadema Brooklin, que fazia a baldeação gratuita nos terminais de Diadema e Piraporinha para linhas municipais, perderá este beneficio a partir do próximo domingo, 8 de janeiro. O mesmo ocorrerá ao usuário oriundo da Linha 5-Lilás do Metrô nos terminais Capão Redondo e Campo Limpo.

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU anunciou fim da integração gratuita para estes locais. No caso do corredor de trólebus, a exemplo do que ocorrerá também em São Mateus, o usuário deverá desembolsar mais R$ 1,00. A alegação da gerenciadora são custos com a rede elétrica.

Já a integração entre Metrô e as 12 linhas metropolitanas que têm ponto final no Terminal Capão Redondo e as cinco linhas do Terminal Campo Limpo, o passageiro agora pagará R$ 1,12.


Autor: Renato Lobo

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Paulistano, Técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

55 Comentários deste post

  1. É São Paulo saindo dos trilhos

    rafael oliveira / Responder
  2. da vontade de pegar os administradores da emtu colocar em cima duma substação retificadora e por fogo, só pra termos os custos….

    Thiago / Responder
  3. Custos de rede elétrica um ovo. Cada vez mais os trólebus somem do sistema. Isso se chama colocar a crise na conta do povo

    Tiago / Responder
  4. Essa é a forma de administrar do PSDB…..jogar a conta para o povão sofrido pagar….não priorizar o transporte publico, não incentivar a intermodalidade, não expande e nem melhora o sistema e ainda corta beneficios, faz aumento abusivos nos bilhetes temporais e sufoca mais o valor do intermunicipal, cujo onibus são uma porcaria, não tem nem ar condicionado….

    Depois querem que o usuário do carro use transporte publico desse jeito? Eu não trocaria de jeito algum…..sem qualidade, lento e caro ainda…pior que a CPTM!

    Renato / Responder
    • Pois é, se pelo menos tivesse qualidade e eficiencia, para justificar a tarifa….Mas é um LIXO!

      Marcelo / (em resposta a Renato) Responder
    • Criticam quando congelam, criticam quando aumenta.. se decidam !
      Aah se fosse o Haddad… só elogios hahahaha

      R / (em resposta a Renato) Responder
      • Já pra vc, se fosse o Haddad seriam só críticas, ele aumentando a passagem ou não. Tucano hipócrita

        Gapre / (em resposta a R) Responder
      • Leia de novo meu comentário….a critica foi pelo aumento ABUSIVO e exagerado…ou para você aumento de 30 a 50% nos bilhetes temporais e integrados é normal?

        Renato / (em resposta a R) Responder
  5. E alias, gestão voltada em sua maioria para quem usa carro….
    Não estou vendo aumentar de forma abusiva o preço do pedágio….e nem preocupados em implantar inspeção veicular no Estado. É que mexe com o deus carro e perde votos…então deixa poluir….o importante é garantir o voto de cada eleição!

    Renato / Responder
  6. Pais corrupto, onde só tem ladoes, país de ladrões onde só os cidadoes de bem se lascam. Fica dificil falar q temos orgulho em qualquer coisa de ser brasileiro.

    Fatima Silva / Responder
  7. Bateram panelas e votaram na corja do psdb. Estao recebendo o que merecem. Bem feito.

    jhonathan / Responder
  8. 3.80 em um ônibus sem cobrador, sem ar condicionado sem falar nas outras tarfas que são pra mais de 5,00, male male um motorista que não sabe acionar o elevador pra cadeirante…..
    Já era um absurdo em ônibus velho e agora sem integração…
    Sem falar na demora que ficamos esperando 1 ônibus sair daquele term. Capão Redondo, cada vez mais a população vai sendo roubada pelos ladrões de gravata…
    SP Brasil, um pais onde a mais de 500 anos as promessas politicas são educação saúde hospital e infraestrutura um pais de vergonha!

    Aqui minha torcida para USA comprar o Brasil,

    Gilmar Olivrira / Responder
  9. Em tempos de crise a população de Diadema recebe um “presentão” do Governo Alckmin com a conivência do Prefeito Lauro Michels: aumento da tarifa de trólebus e fim da integração no Terminal Metropolitano de Diadema!

    Artur Lênin / Responder
  10. Mas a quanto tempo o governador esta em SP mesmo? Ah ta.

    Rodrigo Santos / Responder
  11. É isso aí, lacra 45 e confirma!

    Gapre / Responder
  12. Ahhhh se os problemas de transporte público fossem resolvidos trocando o partido no poder, as coisas seriam muito mais simples né. Parem pra pensar um pouco. Essa discussão partidária já está ficando chata.

    Gustavo / Responder
    • Ahhhhhh se estivéssemos criticando um outro partido eu DUVIDO que vc viria aqui com seu discurso de isentão. Fala sério!

      Gapre / (em resposta a Gustavo) Responder
      • Não adianta, você foi contaminado pelo debate partidário. Só vou dar um exemplo: Na minha cidade, desde 1990, já fomos governados pelo PPB, PSDB, PT, PSB, PDT… e adivinhe: Nada mudou no transporte público, continua uma lástima. Aí você resume a péssima qualidade no transporte público na legenda de um partido e vem dizer que quem pensa o contrário está sendo “parcial”…

        Gustavo / (em resposta a Gapre) Responder
        • Olha, São Paulo nas prefeituras do PT já criou bilhete único, corredores de ônibus, terminais, rede noturna, renovação de frota, bilhete diário, semanal e mensal. Quando é o PSDB quase nada é feito. A única coisa mais significativa feita foi o expresso Tiradentes (que só vai até o Sacomã e a Vila Prudente) e integração do bilhete único com metrô e cptm, por serem do mesmo partido do governador. To sendo parcial pro lado do PT desta vez sim, mas eu admito isso, tenho motivos pra achá-los melhor, pelo menos nesse quesito, e exponho esses motivos dando minha cara a tapa.

          Gapre / (em resposta a Gustavo) Responder
          • Gapre, vc só esqueceu do Metrô e a CPTM que transporta a maioria das pessoas?

            Felix / (em resposta a Gapre)
          • Para de falar idiotices, Felix. Aquele atrasado meio de transporte, o ônibus, ainda é o meio de transporte mais utilizado na maior metrópole do hemisfério sul. Metrô e cptm tem abrangência pífia na cidade.

            Gapre / (em resposta a Gapre)
          • Felix, o meio de transporte mais usado na cidade de São Paulo é o ônibus. Em seguida, o Metrô e o carro.

            Alex / (em resposta a Gapre)
    • A questão e mudar sim, a prefeitura sempre troca de prefeito em SP, e sempre muda algo aqui e ali, e outras coisas não, mais de 20 anos dizer que esta ótimo assim, você e muito iludido mds.

  13. Estou revoltado com isso, estão colocando na conta do povo.

    Lanio / Responder
  14. Ja pagamos 1.20na integracão de la para o embu
    Outros tem a tarifinha de 50 contavos.
    sem comta que os ônibus de la demora um absurdo para sair pois só sai quando estão lotados e mais.
    muitas vezes eles lota atraz e a frente do ônibus sai vazia e se nos quiser entrar.
    pela frente tem que pagar a passagem inteira ja paguei falo pois para eu poder entrar o fiscal falou que só pagando outra.
    Infelizmente e o cistema né.
    Agora me pergunta conforto nem um nao tem um ar condicionado. Nada condução dessa mtu um absurdo.ja perdi emprego pois se vc pegae a condução errada vc tem que pagar mas uma condução.
    e cade o nosso prefeito Fernando Fernandes.
    nada faz paea sair do taboao nem uma corredor naquele inferno da br ali ele tem coragem de fazer.
    me sentindo roubada vergonha de pertence um paiz como nosso

    melry Farias / Responder
  15. Meu Deus onde vamos parar só uma revolução

    edson / Responder
  16. Isso é só o começo. Daqui 4 anos veremos tudo o que foi conquistado a duras penas pela população ser completamente negligenciado e sucateado pelo PSDBESTA. A Marionete do Alkimim vai fazer de tudo para implodir todos os projetos de mobilidade futuros e desmantelar os atuais. Vocês vão ver, não dou 1 ano de mandato para a figura extinguir de vez os Bilhetes Únicos Temporais alegando que ninguém usa. Enquanto em países em desenvolvimento procuram soluções para melhorar as integrações dos moldais de transporte a criatura Doria faz o oposto …. Aí vem os que ainda vão querer eleger essa coisa a Governo de São Paulo e o Faraó Alkimim a presidente …. coisa de louco …

    Valmir / Responder
    • Menos, muito menos . Só vi pinturas no chão.

      Felix / (em resposta a Valmir) Responder
      • “Pinturas” no chão que diminuíram bastante o tempo de viagem de quem usa o sistema de ônibus. Quem anda de ônibus pode fazer um exercício de memória para se lembrar quanto tempo levava para fazer os seus trajetos antes dos 500 km de faixas exclusivas e depois. Tanto funcionou que o atual prefeito não discute a retirada dessas faixas.

        Alex / (em resposta a Felix) Responder
  17. Estão dando um nó na minha cabeça, reclamam do PSDB que está entrando agora na prefeitura, relamam da qualidade dos Trolebus, dos onibus e dos corredores que foi deixado há apenas 5 dias pelo prefeito anterior? Não entendi.

    Felix / Responder
    • Não se faz de sonso. A reclamação é dos corredores da Metra, sob responsabilidade do teu deus, o Alckmin. Os trólebus que passam nesses corredores também são de responsabilidade do teu protegido. Cria vergonha na cara

      Gapre / (em resposta a Felix) Responder
    • Não reclamei no geral do Dória ainda, só questionei a vontade de facilitar pra carros, um retrocesso, comparando ao que vinha sendo feito, comparar a verba que tem o estado, com a prefeitura, pra investir no transporte, e piada.

  18. To Vendo que a Linha 5 Vai perder muito passageiro… Inclusive Eu, que descia da Raposo pro Campo Limpo exatamente pra Economizar no Metrô, Agora nem vale mais a Pena…
    Cada vez que isso piorar… O METRÔ Vai Falir de Vez e não vai ser falta de aviso de conciencia, eles estão construindo a Propria Ruina, Passagem cada vez mais Cara…

    Eu sempre dizia isso: “Um Dia Todo mundo vai Preferir Os Carros, Porque Os Onibus estariam caros a ponto de custar mais do Dobro que eram em 2010, Vão Falir junto com o METRÔ…”
    Desde Crianca tinha muitas esperancas e muitos sonhos quanto ao Trasporte, sou um Jovem Super Fascinado por essa Area, desde os 7 Anos, com os Onibus e Trens… Mas não me surpreeendo mais, depois dos Atrasos das Obras que me deixam cada vez mais ipaciente, a Passagem Cara que me impede cada vez mais de Sair mesmo só pra Passear…

    QUE BELA CIDADE, PARABENS ADMs DAQUI, É SÃO PAULO SAINDO DA ZONA, POR QUE DOS TRILHOS JA SE FOI FAZ TEMPO…

    Metozalêm / Responder
  19. A integração do campo limpo nunca foi gratuita…

    GUILHERME / Responder
  20. PUTARIA!!!!!

    Daiane Alves da Silva / Responder
  21. Menos, muito menos . Só vi pinturas no chão.

    Felix / Responder
    • e nem as pinturas no chão a cptm faz, aquela ciclovia da cptm/metro da marginal pinheiros estão uma vergonha também. ou melhor já virou ciclovia dos marginais, terra de ninguem

      Alexandre i / (em resposta a Felix) Responder
  22. Rídiculo isso de acabar com a integração, Capão Redondo, aquele terminal lixo, tudo onibus velhos, sem ar condicionado, enquanto outras empresas de onibus renovam a cada dia seus onibus, com veiculos com ar condicionado, onibus saem lotados, vivem quebrando, muita demora, e ainda querem cobrar integração, plmds gente, vamos deixar não…
    A anos atrás pararam SP, por conta de 0,20 no aumento da condução, agora que acontece isso, a população n faz nd? dia 08 tá ai, vamos agir, vamos parar SP dnv, para acabar com essa roubalheira.

    Lucas / Responder
    • E o maior problema é que a população não tem opção. Precisa usar o transporte e precisa pagar a integração. Não há opção para ir de Embu, Taboão e Itapecerica sem passar por esses terminais. Muita sacanagem.

      Alex / (em resposta a Lucas) Responder
  23. A verdade é eles roubaram tanto e o povo que tem que repor nos cofre publico de novo pra vim outros e roubar de novo vai ser sempre assim palhaçada

    Raquel silva / Responder
  24. Então já que vai cobrar poderia duspinibizat ônibus de Itaoecirica até Santo Amaro como aconteceu antes do metrô Capão Redondo. Ou do Embu pra Santo Amaro como havia antes da Estação Foi Limpo. É legal prejudicar o usuário sem pedir opinião né?

    Josifran Anacleto Ferreira / Responder
  25. Bem feito ! Acho pouco !! O povo merece isso e muito mais !!! Povo acomodado que não faz nada , merece isso e muito mais. Pra aprender !!!!!

    Guto / Responder
  26. Não estou entendendo a choradeira, esse pessoal todo que está reclamando não recebem Vale Transporte de onde trabalham?

    Felix / Responder
    • não consegue entender a choradeira? paga-se muito por pouco ou quase nada diga-se de passagem, por um transporte que não tem rigor nos horários, qualidade, higiene, previsibilidade. você sai de casa ou do trabalho e fica sabendo que os trens estão circulando com maior tempo de parada, vê plataformas bombadas de gente que quase não dá para entrar na escadaria que está desligada para a segurança de todos….
      ve as pessoas se espremendo nos ônibus pois não sabem se o próximo realmente passará na frequência determinada. aí vem um “congelamento de tarifa”, alguns dizem menos mal…. e em seguida aumenta todas as integrações, retira as poucas vantagens e crua novas taxas….
      só porque é o patrão quem paga não isenta ninguém de ficar puto… e acredita mesmo que não haverá contas para adequar este valor que o patrão perde? manda embora ou deixa de contratar. e não…. nao é um ataque apenas ao seu querido e amado que vc lambe PSDB. é à todas as esferas.

      Alexandre i / (em resposta a Felix) Responder
    • Felix, seja um cara inteligente e pense:

      – quem recebe vale-transporte: a empresa vai gastar mais para pagar o transporte dos funcionários, aumentando seus custos; isso impacta em redução de emprego ou aumento do valor de produtos e serviços (quem paga a conta é o consumidor, para encurtar a conversa).

      – quem não recebe vale-transporte: só o custo da integração, de R$ 1,12, vai impactar em algo a próximo de R$ 44,00 por mês no bolso do trabalhador que usa diariamente o sistema; são R$ 528 ao ano que você pode gastar numa viagem, num curso, resolver suas contas ou pagar impostos.

      Alex / (em resposta a Felix) Responder
  27. Só para constar quem administra é o alckmin ou seja o governador ou seja PSDB repare que em alguns lugares tiveram manifestaçoes como diadema.. Aqui itapecerica o povo …bem é aquele que votou no mesmo de antes e disse que vai ter mudanças ( espero que tenha mas duvido..se nao fez nada nos anos que ficou no poder vai mesmo fazer agora? Em uma cidade que nem ao menos mora ? ) .. Repare também que não só a integração foi colocada como também vai aumentar o preço das passagem (4,85 o de pinheiros se não me engano + o preço da integração bilhete bom no metro…) .. Pois é..
    Doria disse que não aumentaria o preço da passagem, e Não aumentou!! Só colocou uns aumentinhos aqui e ali longe da capital e umas tarifas que não existiam….. poxa..

    Bora bater palma pros paneleiros, verde e amarelo ..hehe

    Ana / Responder
  28. Esse Felix só fala merda atrás de merda….

    Renato / Responder
  29. Quem vai utilizar o BRT no trecho entre Diadema, no ABC e o Morumbi, nas zonas: Oeste e Sul da Capital Paulista vai ter que pagar, ao menos que alguém possua uma espécie de Bilhete Único elaborado pela Metra

    Michell / Responder
  30. isso vai deixar a população falando muito mal do governo

    Michell / Responder

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