Mobilidade Urbana

Está suspenso o aumento de velocidades nas marginais

Após a Ciclocidade – Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo, ter entrado na justiça contra o aumento nas velocidades nas marginais Tietê e Pinheiros, em São Paulo, o juiz Luís Manuel Fonseca Pires, do Tribunal de Justiça de São Paulo – TJ-SP, decidiu atender o pleito do movimento, e suspendeu os aumentos .

A gestão do prefeito João Doria pretendia retomar os limites no próximo dia 25 de Janeiro, no dia do aniversário da cidade.

A justiça ainda quer que poder público apresente novos estudos que comprovem que não há riscos para motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres e passageiros.

“Não dá para testar programas desse porte em vidas humanas”, afirma Rene Fernandes, diretor da Ciclocidade. “Quando o presidente da CET fala do programa Marginal Segura, considera melhorar a fluidez do tráfego e o número de veículos, mas ignora a possibilidade de atropelamentos e colisões que vão ocasionar lesões corporais e mortes”, completa.

Já a gestão Doria aposta em Engenharia de Trânsito para evitar mortes, sobre o argumento de que os óbitos ocorridos nas marginais estão relacionados a outros fatores, que as baixas das velocidades, como ambulantes e motociclistas.

“Dois terços dos acidentes nas marginais são com pedestres e motociclistas. Nós temos que eliminar esses fatores de riscos.”, disse o Secretário Municipal dos Transportes e Mobilidade, Sergio Avelleda, em uma coletiva quando apresentou o programa “Marginal Segura”.

“…estamos investindo em políticas públicas de qualidade e na engenharia de trânsito, que não vamos abrir mão.”, afrima Avelleda.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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