Concessionário da Linha 15 não terá obrigação de levar monotrilho à Cidade Tiradentes

Foto: Sergio Mazzi

Em reunião do Conselho de Desestatização, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos prevê o início da concessão do monotrilho da Linha 15-Prata em 2018. O operador devera manter a linha entre a Vila Prudente até a estação Iguatemi.

Já o trecho seguinte com cerca de 10 km rumo ao Hospital Cidade Tiradentes, não fará parte desta concessão no que diz respeito a as obras tocadas pela iniciativa privada. No momento em que a administração pública construir a linha, o operador então deve assumir o trecho.

Anos atrás ainda existiu um impasse entre o Governo Estadual e a Prefeitura de São Paulo em desapropriações de vias onde seriam instalados os pilares do monotrilho.

Na época, a STM emitiu nota dizendo que “estão sendo equacionadas as questões referentes às ampliações viárias com a Prefeitura de São Paulo, levantamento de reassentamentos e desapropriações necessárias para o prosseguimento das obras, licenciamentos ambientais e novas fontes de financiamento.”


Autor: Renato Lobo

Ler todos os posts

Paulistano, Técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

51 Comentários deste post

  1. Que absurdo, vergonha.

    Rodrigo Santos / Responder
  2. Definitivamente este governador não gosta da cidade de SP, principalmente da zona leste, graças a Deus em 2018 ele vai ter que deixar o governo, vamos torcer para quem entrar tenha mais consideração pelo povo da cidade de SP, e principalmente pela zona leste, esta e minha opinião.

    Pedro / Responder
    • Pedro, daqui a pouco vão soltar por aí que vc não é paulista só por escancarar a verdade na fuça de alguns sobre esse governador de araque. Espero que o PARTIDO desse canalha não se crie mais em SP. Pena que a maioria do povo já sofreu lavagem cerebral (se é que se possa lavar o que não se tem) e gosta de botar esses vagabundos no poder.

      Gapre / (em resposta a Pedro) Responder
      • Gapre, Gapre… contenha-se, contenha-se. O PT já não é tudo aquilo mais que era para justificar tanto fanatismo. Menos, please.

        Josh / (em resposta a Gapre) Responder
      • Pior que já está se criando.

        Olha o que o Doria está fazendo. Não a parte administrador – espero que ele faça um bom governo. Falo do marketismo. Já tem gente por aí cega, achando que o cara revolucionou a cidade por apagar uns pixos e fazer pintura de guia (que sempre foi feito por administrações passadas, mas sem o buzz media em cima).

        Alex / (em resposta a Gapre) Responder
        • Com certeza Alex. O comentário do colega acima já denota esse fanatismo pelo PSDB. E se vc fala um “a” contra isso é porque vc não é de SP, ou então é petista (como se não existissem inúmeros outros partidos no país como alternativa)

          Gapre / (em resposta a Alex) Responder
          • Gapre é paulistano de araque, como elogia os políticos da cidade maravilhosa não tem argumentos para se defender. Senta e chore.

            Roberto / (em resposta a Gapre)
          • O Gapre um paulistano de verdade como uma nota de 3 reais. Diversas vezes já se traiu escrevendo “estes paulistas”. Esta fazendo o que aqui?

            Ed / (em resposta a Gapre)
          • O Gapre um paulistano de verdade como uma nota de 3 reais. Diversas vezes já se traiu escrevendo “estes paulistas”. Esta fazendo o que aqui?

            Ed / (em resposta a Gapre)
          • Ed, deixa de ser leviano, se alguém fala do povo brasileiro então não é brasileiro?????

            Gapre / (em resposta a Gapre)
          • curti seu comentario, é a intoxicação ideológica fazendo efeito

            haroldo / (em resposta a Gapre)
      • Gapre, infelizmento vão botar outro do mesmo partido no poder, a lavagem cerebral foi fundo

        haroldo / (em resposta a Gapre) Responder
        • Infelizmente também não duvido, haroldo, vão ser mais 4 anos sem inauguração de metrô nem de nada

          Gapre / (em resposta a haroldo) Responder
  3. caramba, Alkimim e psdb já não dá mais, é lentiun quanto um windons 156. Quem poderá nos salvar: PT, PMDB , PSB , PQP, P……………………………Chapolin Colorado ?

    antonio carlos / Responder
  4. Sem contar a palhaçada da extensão da linha 2, nem até a Vila Formosa, 4 estações conseguem tirar do papel.

    Rrnato / Responder
  5. Não é verdade, Renato. Ou você ouviu uma fonte errada ou copiou de alguém.

    A STM no plano de concessão prevê que a extensão até a Estação Iguatemi seja prioritária e que serão equacionadas questões de desapropriações e licenças ambientais para Cidade Tiradentes, mas que essa parte ficará a cargo do GESP. Após a conclusão desse processo que a lei obriga que seja de responsabilidade pública, será determinado o prazo para a conclusão da linha.

    Respeito muito o Viatrólebus, apesar de só mostrar os problemas de SP e sempre omitir as barbaridades do sistema CBTU, mas nunca vi desinformar. Espero que tenha sido só um deslize.

    Hubner / Responder
    • O Renato (Viatrólebus) não está errado, o mesmo ocorrerá nas concessões das linha 5 e 17. O governo constrói,equipa e no caso da linha 5 até comprou os trens, e o concessionário não será obrigado a expandir 1 Km se quer.
      Essa história de “questões de desapropriações e licenças ambientais” é pura balela porque isso já deveria ter sido previsto e feito com a entrega do EIA/RIMA e seu processo de licenciamento. é o governo Alckmin novamente enrolando os tolos!

      Danilo / (em resposta a Hubner) Responder
  6. A pressa é inimiga da perfeição, é melhor andar de vagar e sempre para frente do que andar rápido tropeçar cair e retroceder . São Paulo sempre avançando, inauguraram mais uma Estação do VLT de Santos.

    Felix / Responder
  7. Na boa, isso foi um engôdo do GESP, eu até achava interessante o monotrilho, mas numa linha dessa e com essa lerdeza pra entregar vai inaugurara saturado e um trenzinho lotado com mil pessoas ou mais a 15 metros de altura com nenhuma proteção em um dos lados, acho que é estão com medo de entregar rsrs,fora que se der defeito , essas passarelas metálicas vão da conta de evacuar o local, vão aquentar o peso de tantas pessoas em cima delas?

    Mauri / Responder
    • Não sou contra o monotrilho e até cheguei a apoiar de início essa ideia acreditando no papo de que seria mais barato e mais rápido de fazer. Até pode ser verdade, mas esse governo não tá interessado em cumprir os prazos, talvez por ser cômodo enrolar a população com essas promessas, fora a corrupção que deve rolar nessas obras.

      Pra L15, a meu ver, ela que deveria se CPTM, pois é uma linha longa e com demanda elevadíssima, vai ser uma nova linha 3. Se chegar realmente até a Cidade Tiradentes vai ser semelhante a qualquer outra linha CPTM da zona leste e, por essas e outras, creio que o trenzinho do monotrilho não dará conta. Na minha opinião, a L13 que irá até o aeroporto de Guarulhos é que deveria ser monotrilho, seria mais condizente com sua demanda e até daria um aspecto de modernidade nas proximidades do aeroporto.

      Gapre / (em resposta a Mauri) Responder
  8. Quer privatizar mas não quer fazer o serviço direito kkkk às vezes não entendo o GESP.

    Lucas / Responder
  9. O fato de o término da linha não ser obrigação da concessionária não quer dizer que o governo do estado não termine a linha depois. Por sinal, as obras de outras linhas continuam em andamento, na maior crise econômica na história deste país e em meio a diversos Estados falidos.
    O resto é conversa de partidos que quando estiveram no poder mal conseguiram viabilizar uma única linha de transporte em lugar algum deste país.

    Ed / Responder
    • Ta mais crise a 20 anos? Não sabia que em 20 anos com obras lerdas, e nem 2km por ano entrega, seria algo normal.

    • “O resto é conversa de partidos que quando estiveram no poder mal conseguiram viabilizar uma única linha de transporte em lugar algum deste país.” Ah tá, tipo o tukano FHC que entregou MUITO metrô em SP, não é mesmo? sqn

      Gapre / (em resposta a Ed) Responder
  10. Vamos dar mais 4 anos para “eles” em 2018! A gente vê essas belas notícias todo dia, mas no fundo, nós os amamos. Fora PSDB, e agora também o PT, pois já nos enganaram muito; e precisamos aprender na marra, ou estou errado? Me convençam!!!

    Joel / Responder
  11. O dia que o Félix reclamar de algo o PSDB aqui, o site vai sair fora do ar, tenho certeza.

    Rodrigo Santos / Responder
    • kkkkkk, ele e a trupe dele, Josh, Roberto, Ed e outros fakes tukanos

      Gapre / (em resposta a Rodrigo Santos) Responder
      • A mesma coisa digo do GRAPE Paulistano que nunca elogia qualquer ato Administrativo de Governantes do PSDB, apenas dos vermelhinhos ultrapassados.A omissão é sinal de que a decisão é correta, então não precisam dos seus elogios Paulisssta..

        ROBERTO / (em resposta a Gapre) Responder
        • Ué, tem alguma coisa pra eu elogiar do PSDB??? E alguma medida do PT vc elogiava enquanto eles estavam na presidência??? Então vc não era brasileiro por isso? PelamordeDeus, acorda pra vida e entenda: SÃO PAULO NÃO É O PSDB!!!!!!!!

          Gapre / (em resposta a ROBERTO) Responder
    • Sabe por quê? É porque não vejo no Brasil nenhuma administração melhor . Faço minhas comparações incklusive vom administrações Federal.Gostaria que houvesse um exemplo de Gestão para poder dizer que Sao Paulo deveria ser administrada igual.Por enquanto é o que tenho visto de melhor.

      Felix / (em resposta a Rodrigo Santos) Responder
      • Félix você compara erroneamente, em SP o PSDB tem 20 anos, existe segurança publica? Não, existe saúde publica decente? não, o transporte sobre trilho,s e sobre pneus, vide EMTU mal administrada, só a Metra funciona, ouve alguma evolução nesse sentido? Se inaugura pelo menos 2km de trilhos por ano? Não vejo nada disso funcionando, isso sim seria algo que você considera normal, quando eu tiver segurança, ao menos no meu bairro, quem sabe nós conversamos, isso esta longe de mudar.

        • Vc é o autêntico brasileiro memoria curta, a Cptm antiga Fepasa foi totalmente reconstruida, bitolas que eram estreitas ahora ssão largas, todos trens substituidos, todas estacoes reconstruidas ou reformadas para deixar nive de Metro,Rodoanel melhorou a circulação dos caminhoes que passavam pelas marginais, Metrôs, Monotrilho, VLT, 5 pistas da Bandeirates até Jundiai, Marginais da Anhanguera até Km 19, vias Centrais das Marginais, Duplicação da Tamoios, Rodoanel de Campinas e de Mogi Mirim, obras por todo interior, Cidades do Vale do Paraiba totalmente saneadas, melhorou sensivelmente as aguas do Rio Parnaiba que abastece o Rio de Janeiro, São Paulo fez muito mais pelaas aguas daquele Rio que o Govermador daquele Estado.Estou apresentando apenas alguns beneficios que estou lembrando, não entrei nas áreas da Educação, Saude e Segurança Publica, são consideradas as melhores do Brasil.

          Felix / (em resposta a Rodrigo Santos) Responder
          • Você só citou ruas pra carro, não considero, as melhores do Brasil? kkkkkkkk, faz me rir cara, qualquer lugar aqui em SP, na periferia, você corre risco de ser roubado, vacila pra pra ver, tudo deve ser um playboy, pra falar coisas nada ver, vive num mundo de fantasias, onde SP el indo e maravilhoso, mds desisto de tu.

          • Vc não consegue definir o que e Governo de Estado com Governo Prefeitura, com vc é das murro em ponta de faca.Cobrando do Governo do Estado obrigação da Prefeitura?Vai cobrar o Haddad que deixou São Paulo esburacado e ou em pecimas condições asfáltica, é o ultimo comentário que respondo a vc.Desculpe a modéstia.

            Felix / (em resposta a Felix)
          • A prefeitura teve suas falhas, independente da gestão, pois vejo aqui na ZL, porém você só ve sua realidade, e não como um todo n cidade.

          • Rodrigo, não dá pra dialogar com Felix, uma vez que, para ele essa administração está boa, vai contra qualquer princípio de noção social. E claro, PSDB parece um deus para ele.

            O.Juliano / (em resposta a Felix)
  12. o Alckimim nunca teve intenção de levar a linha 15 até Cid Tiradentes,como nunca teve intenção de levar a linha 2 até guarulhose e nem intenção de fazer a linha expressa são paulo / campinas, tudo jogada politica para não permitir que o pt ganhasse a eleiçao de 2014, aqui em Santos, ele prometeu o VLT Cubatão / Guaruja, passou a eleição morreu o assunto

    jorge shalosh / Responder
    • Não morreu o assunto, estão termi ando até o Valongo e posteriormente irá para essa região e só pesquisar o projeto completo no Google.Um passo por vez, sem din din não dá para acelerar, 2015 o Estado de São Paulo gerou 490 Bilhões para a Federação e só retornou para São Paulo, 40 bilhões. Milagre só em Aparecida.

      Felix / (em resposta a jorge shalosh) Responder
  13. Os moradores da cidade Tiradentes deveriam fazer um protesto contra isso

    Paulo Neves / Responder
  14. Mais uma obra arrastada, como o rodoanel leste foi, o norte está sendo, o acesso do rodoanel pra Suzano prometido em 2015 pra durar dois anos de obras,passado esses dois anos nem começou , estação Suzano quase cinco anos e entregue pela metade,teve melhoras teve na CPTM, reconhecidamente está bem melhor que antes,lógico que precisa melhorar mais, o problema é a demora e o tanto que se promete,quem vai ou é da baixada, cadê o submerso?

    Mauri / Responder
  15. Vide a linha 7, linha 12, linha 11, estão todas uma maravilha, nunca dão problemas !!!

    Rafael / Responder
  16. Patifaria sem sentido – Geraldinho!
    Lembraremos disso em eleições vindouras.
    Ah ….. se lembraremos!

    Agnaldo Souza / Responder
  17. E o interessante que esse governador, reina absoluto com esses desmandos e ninguém fala, ninguém questiona. Isso que é poder absoluto. Corremos o risco dessa criatura se tornar presidente, mas nesse jogo não há um que se salve.

    Juarez Costa / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*