Barra da Tijuca ganhará balsa que chegará ao Metrô

O secretário municipal dos transportes do Rio de Janeiro, Fernando Mac Dowell, disse ao jornal Extra que pretende criar uma linha de balsas ligando o Condomínio Península até a estação do metrô Jardim Oceânico através da Lagoa da Tijuca. De acordo com Fernando, o trajeto levaria 15 minutos para uma demanda de 9 mil passageiros por hora. A previsão é que o serviço comece a funcionar ainda neste ano.

“A região está mal cuidada, vamos tratar disso, mas ela é linda. O serviço, porém, não é para turismo, não. É para as pessoas se locomoverem no dia a dia. Assim, eu tiro os carros da rua e o trânsito na região, que é caótico, pode fluir melhor”, disse o secretário.

A intenção é que a rota tenha entre 6 e 7 paradas e fazer uma parceria público-privada.

A travessia será feita com embarcações do tipo hovercraft, que plana sobre a lâmina d’água através de hélices que inflam de ar uma saia de borracha, impulsionada por ventiladores (motor elétrico e silencioso). Sendo assim, não depende de profundidade e não possui calado, podendo passar por cima de qualquer superfície, seja aquática ou terrestre (tem a capacidade de subir até mesmo rampa de concreto).

Pode ultrapassar os 60km/h. Porém, esta velocidade não precisa ser usada na lagoa. Ainda assim, seria superior aos veículos que transitam na Avenida das Américas. A embarcação pode transportar mais de cem passageiros sentados.

Não há previsão de tarifa nem de quando a licitação será feita.


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

6 Comentários deste post

  1. Parece-me uma boa idéia. Ser for privado, seja PPP ou o que valha – melhor.

    Agnaldo Souza / Responder
  2. Vai atender só o pessoal do condomínio ou vai ter alguma passagem pra pedestres em geral?

    Gapre / Responder
    • Ela vai sair do Condomínio mais no meio do trajeto poderão ter acesso passageiros que trabalham na Barra e que usam o Metrô para voltar para casa.

      Marcelo oliveira / (em resposta a Gapre) Responder
  3. Essa embarcação também seria ideal para navegar sobre os rio e represas de Sampa

    jair / Responder
  4. O ideal seria uma linha de Barcas ligando a Barra a praça xv

    Marcelo oliveira / Responder
  5. Não é má ideia, quanto mais políticas e sistemas que melhorem a mobilidade urbana no Rio, melhor, mas já existem outras demandas de barcas, por exemplo, na ilha do Fundão, para conexão com Ilha do Governador, Praça XV e Niterói, que quase nunca são avaliadas.

    Walter Pereira / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*