Linha 2 do Metrô de Salvador entre em operação na segunda (5)

Foto da futura estação Flamboyant – Divulgação CCR Metrô Bahia

A partir da próxima segunda-feira, 5 de dezembro, o Soteropolitano terá uma nova linha de Metrô. As três primeiras estações da Linha 2 de Salvador começam a funcionar durante a manhã. O início das operações terá a presença do governador Rui Costa e o presidente da CCR Metrô Bahia, Luis Valença.

Por hora serão abertas ao público as paradas Acesso Norte 2, Detran e Rodoviária, sendo que começam a receber passageiros menos de dois anos após a ordem de serviço dada pelo poder público, em fevereiro de 2015. A linha completa ficará para o final de 2017, tendo ao todo 13 paradas.

Com a nova ligação por trilhos, o sistema metroviário da capital Baiana terá cerca de 41 km de extensão, e seu público saltará de 50 mil a 400 mil passageiros por dia.


Autor: Renato Lobo

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Paulistano, Técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

27 Comentários deste post

  1. Vejam que interessante…
    L2 – Metro Bahia – BA – 3 estações em 2 anos. 29km de linhas em 3 anos.
    L4 – Linha Amarela – SP – 3 estações em 6 anos. 12,8 km de linhas até 2018.

    Ambos são PPP. Operadas pela mesma empresa. Diferença apenas que em uma ela é responsável apenas pela operação e o estado na construção. E já recebe pela operação.
    Na outra, na operação e construção. sendo que somente irá receber após o inicio das operações oficiais. isso após testes de linha e devidas aprovações de segurança.

    Quando realmente bem administrado, a coisa funciona. Veja que a Bahia ta dando um banho em SP se inaugurar a L2. terá feito mais metro do que SP em toda a administração do PSDB+PMDB.

    Octavio / Responder
    • Só que vc faz uma análise com Metrôs totalmente diferente.Esse de Salvador é superficie e muitissimo mais simples Só com o preço de uma Estação como a da Luz daria para construir toda essa linha de Salvador.Comparar coisas diferentes não de boa Fé.

      Felix / (em resposta a Octavio) Responder
      • apesar de injusto da pra comparar com o monotrilho fácil… ainda assim estamos atrasados… e muito…

        Alexandre i / (em resposta a Felix) Responder
  2. Enquanto isso no metrô do PSDB de SP…..obras a passo de tartaruga manca com muletas!

    Renato / Responder
  3. na briga pra ver quem chega primeiro ao aeroporto quem vence??? São Paulo ou Salvador???

    Thiago / Responder
  4. A linha 6 de SP também é, e está PARADA

    Marcio Rodrigues da Silva / Responder
    • Por causa do envolvimento de parte das empresas no Lava Jato. Por causa disso, não conseguiram financiamento para tocar as obras pois que banco vai emprestar dinheiro para uma empresa com suspeitas de fraude?

      O governo jamais deveria homologar ou mesmo permitir a participação de empresas com qualquer tipo de envolvimento ou que foram denunciados, investigados etc…mesmo se não tiver nada comprovado!

      Tem que ser 100% ficha limpa e não ser denunciado ou ter pendências com a justiça…..

      • Quando foi feito a licitação da Linha 6 Laranja a Empresa ganhadora estava legalmente proibida de participar?Se não estava proibida e fosse recusada sua participação, ela não entraria na justiça posteriormente e emperrava a obra?

        Felix / (em resposta a Renato) Responder
        • Se eu tenho uma bora, e vou contratar uma empresa, ela ei investigada por corrupção, porque eu contrataria? E pedir pra não ter bora.

          • Vc contratar é uma coisa o serviço público e outra, existe a Lei de Licitações que deve ser respeitada, vc não pode preterir uma Empresa ilegalmente em benefício de outra, a Empresa pode ser investigada mas se não for ré e condenda pode entrar com ação contra o Estado e paralizar a obra, aí fica muito mais caro para a administração pública.

            Felix / (em resposta a Rodrigo Santos)
          • Na verdade tem a opção de querer ou não, só que com propina facilita mais.

          • Então tem que revisar e mudar a lei de licitações que é falha,oras…simples assim!

            Renato / (em resposta a Felix)
  5. É um tapa na cara do Governo do Estado de São Paulo que com sua incompetência não consegue terminar obra semelhante, como é o caso da linha 13 Jade ou da extensão da Linha 9 Esmeralda.

    Danilo / Responder
  6. Galera, a linha do metrô de Salvador e privatizada, mas as desapropriações são feitas pela prefeitura e é bem mais fácil desapropriar o canteiro central da avenida Paralela do que uma zona super urbanizada em São Paulo. No mais, a primeira linha do metrô de Salvador demorou 4 vezes mais do que o previsto para ficar pronta.

    Júlio César Marcelino / Responder
    • A Linha 1 de Salvador demorou uma eternidade pq estava nas mãos do PODER PUBLICO…depois que passou para a iniciativa privada, decolou e terminou rapidão.
      A Linha 2 é um bom exemplo de eficiencia e agilidade do setor privado x a ineficiencia e vícios do poder publico…

    • Ok, mas o monotrilho da linha 15 de SP também é construída no canteiro central de uma avenida e não fica pronto nunca.

      Eduardo ALves / (em resposta a Júlio César Marcelino) Responder
      • Só que é feito em elevado, quanto custa o conjunto de vigas de sustentação dos trilhos e a complexidade de coloca-las naquela altura?Compare uma estação do monotrilho com essa que vc vê na foto que sua pergunta será respondida.

        Felix / (em resposta a Eduardo ALves) Responder
        • Comparei e vi que o orçamento para as duas linhas de metrô de salvador são menores do que a linha 15 do monotrilho que seu patrão fingi construir, e que deveria ser mais rápida e barata para construir. O seu patrão disse que o monotrilho seria mais rápido para construir…estamos vendo. A linha 13 da CPTM vai atrasar 05 anos (era pra copa), a linha 15 do metro de SP vai atrasar 06 anos (era pra 2012), a linha 04 amarela vai atrasar 09 anos (em 2010 será entregue, vide propaganda eleitoral de 2006). Será que com a lei de acesso a informação achamos o quanto está recebendo ou o governador/seu patrão colocou como documento secreto?

          Eduardo ALves / (em resposta a Felix) Responder
  7. Comparar coisas diferentes é provar que não entende absolutamente da complexidade de uma obra Só o preço de um Tatuzão daria para fazer esse Fepasa de Salvador.

    Felix / Responder
  8. Isso aí é Metrô ou VLT?

    Felix / Responder
  9. Comparar o metrô de superfície de Salvador com a linha amarela ou a lilás é para quem não entende de transporte sobre trilhos….uma obra subterrânea leva muito mais tempo e recursos para ficar pronta.
    O que se pode questionar o governo de SP é referente aos monotrilhos, esses sim já deveriam estar prontos a tempos por serem em via elevada.

    Diego / Responder
  10. ue já que curiosamente não apareceu… parabéns é Salvador entrando nos trilhos… pq será? era tão neutro, não tinha nenhum interesse político…. só queria o bem da cidade….

    Alexandre i / Responder
  11. PAI. Perdoa-lhes ! Muitos não sabem o que dizem!!!!!
    Tomara um dia Salvador tenha a malha ferroviária de São Paulo!

    Cyrene Paparotti / Responder
  12. em salvador eles são mais inteligentes em construir na superficie e são paulo perderdo tempo com o monolixo, sendo que são paulo tambem podia ser de superficie

    haroldo / Responder

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