Jornal detalha como será a estação Santa Cruz

Na edição desta sexta, 23, o jornal Folha de São Paulo mostra, em destaque, como será a nova estação Santa Cruz, que conectará as linhas 5 –lilás e 1 –azul do Metrô. O projeto pretende evitar o problema que ocorre na ligação entre as linhas 2 –verde e 4 –amarela na estações Consolação e Paulista, onde só há um corredor que faz a ligação e causa grandes aglomerações em horários de pico.

De acordo com o Metrô, a nova ligação deve atrair 143.000 usuários por dia até 2020, 8.000 a mais do que passam na ligação Consolação-Paulista.

Haverá mais de 1 acesso para conectar as estações. Um caminho vai levar os usuários da linha 5 na plataforma da linha 1, sentido Jabaquara. Outros dois túneis, com cinco metros de largura cada um, construídos por baixo do primeiro caminho, darão vazão aos usuários que se deslocam sentido Tucuruvi.

Outra novidade fica por conta da posição das escadas rolantes. Elas não irão cair diretamente nas plataformas. Serão recuadas, para deixar mais espaço para a multidão esperar pelo trem.

A estação Santa Cruz será a mais profunda da linha 5 com 41,5 metros de profundidade -contra 7 m da atual, na linha 1. Da rua até a plataforma, serão 6 lances de escadas rolantes.

A expectaitiva é que esta estação, junto com Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo e Chácara Klabin sejam entregues no fim de 2017. Até o meio do próximo ano devem ser entregues as estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin.

Já Campo Belo, que conectará com a linha 17-ouro, ficará para 2018.


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

68 Comentários deste post

  1. Quem viver verá, como diria Tomé, só acredito vendo

    Gapre / Responder
  2. Uma obra de engenharia espetacular.

    Felix / Responder
    • Engenharia ❤

    • Pena que a competência não seguiu o mesmo ritmo né….PSDB 25 anos e só 78km de metrô

      20 anos para concluir uma linha que começou em 1998….xD

      E tem otário que ainda elege candidatos do PSDB no primeiro turno cometendo os mesmos erros dos petistas….

      Marcelo / (em resposta a Felix) Responder
      • Só um detalhe que menos da metade desses 78km se devem ao PSDB. A maior parte da rede ferroviária paulista já existia bem antes dos tucanos assumirem o Palácio dos Bandeirantes em 1994. Praticamente nada do metrô é mérito deles.

        Gapre / (em resposta a Marcelo) Responder
  3. A estação Brooklin deve ser entregue mesmo até o meio de 2017. Parece estar bem adiantada!

    Leandro Costa / Responder
  4. O problema é que as plataformas da linha 1 na Santa Cruz são extremamente apertadas e não possui Plataforma central

    Renato / Responder
  5. Depois de 20 anos…

    Fabiano / Responder
  6. Vários lances de escadas? Igual em Pinheiro, um porre de tanta escada, que ate cansa.

    Rodrigo Santos / Responder
  7. Essa arte da folha PQP, impossível de visualizar aquela arte 3D. Poderiam ter feito 2D mesmo assim como a arte de baixo. Dezembro de 2017 é o prazo.. Eu gostaria de ser mais otimista e acreditar que seria entregue tudo isso até dezembro de 2017 mesmo, porém minha experiência de vida não deixa de imaginar que isso tudo só vai ser entregue pra lá (talvez beeeem pra lá) de 2018…

    O.Juliano / Responder
  8. E bem provável mesmo Juliano que fique para 2018, pois aí o povo de SP, vai dizer que esse PSDB, e bom pra caramba. Nós não aprendemos mesmo, e depois enchemos a boca para dizer que somos sabidos, e politizados.

    Joel / Responder
    • É só dizer qual outro Estado melhor administrado e com melhores serviços públicos do que o Estado de São Paulo? Ontem saiu o índice de homicidios do Brasil , os de São Paulo que já eram os menores, diminuiram ainda mais.A população de São Paulo é mais sábia que muitos opositores, comentaristas, imaginam .

      Felix / (em resposta a Joel) Responder
      • Felix, isso não é mérito do PSDB (embora muitos desses dados “maravilhosos” de SP sejam maquiados). Vários outros Estados são administrados pelo PSDB, inclusive no Norte e no Nordeste, e estão em condições péssimas. O desenvolvimento paulista é muito mais atrelado a sua história de imigração europeia e instalação de indústrias do que a partidos políticos. Aliás, SP é o que é APESAR do PSDB, não graças a eles. O metrô de SP mesmo não é mérito dos tucanos, praticamente 80% da rede ferroviária paulista já existia antes do Mário Covas assumir o Palácio dos Bandeirantes em 1994. Além disso, a prefeitura é administrada por um partido que você não gosta, o PT, embora o PT e o PSDB possuam formas semelhantes de corrupção e até mesmo de governo. Você vai me dizer agora que a cidade de São Paulo é sub-desenvolvida e perde pra outras capitais brasileiras????

        Gapre / (em resposta a Felix) Responder
        • curti seu comentario

          haroldo / (em resposta a Gapre) Responder
        • Qual Estado do Nordeste é Administrado pelo PSDB?

          Felix / (em resposta a Gapre) Responder
          • Atualmente nenhum, mas já foi na Paraíba, Ceará, Alagoas e no Sergipe nos últimos 10 anos. Fora que DEM e o extinto PFL já governaram a Bahia, o Maranhão, o Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Nada mudou por lá nessas gestões também.

            Gapre / (em resposta a Felix)
  9. O “problema” que ocorre na ligação entre as linhas 2 e 4 é de responsabilidade da Construtora que resolveu manter essa ligação para economizar custos mesmo com a obra superfaturada.

    Eduardo C. / Responder
  10. Lá vem baboseira de culpa de partido político! Partidos são todos iguais, todos corruptos. Essa obra uma parte é da Odebrecht, e a outra da Carioca, ambas envolvidas em escândalos de propinas para vários partidos, as obras atrasam porque as construtoras enrolam no prazo da licitação, para poderem ganhar rios de dinheiro nas medições dos aditivos. Isso acontece com qualquer licitação pública!

    Rafael / Responder
  11. no site da folha mostra que “as antigas salas de operação da estação santa cruz serão remanejadas para dar lugar a novos acessos à plataforma”. E são salas pequenas, porque então que na linha 5, construiram prédios tão grandes para a operação de cada estação?

    jildinei / Responder
  12. Gapre, vc é muito criativo, consegue misturar alhos vom bugalhos, seu ódio do PSDB não deixa ver a realidade das coisas. Faça uma vistinha diaria nos Facebook do Geraldo Alkimin ou da Lu Alkimin e acompanhe todos os trabalhos diários.Felizmente temos um casal comprometido com o Estado de São Paulo. Quanto a CPTM foi totalmente remodelada, tanto na bitola dos trilhos quanto as composições quem não se lembra da Central do Brasil, Fepasa etc….? Quem não se lembra dos surfistas de trens? Vamos valorizar quem merece.Veja o caso do RJ que seu desgoverno sempre teve ajuda do Governo Federal, por dar apoio, é 5 vezes menor que o território de SP, mais facil de administrar, tem a mesma renda percapta de São Paulo e tem todos os indicadores de serviços públicos piores do que São Paulo.

    Felix / Responder
    • nessa linha por favor acompanhe o fb do garotinho e veja seus trabalhos diários… nao muda muito… a única diferença é que um foi preso e solto e o outro n foi preso, de resto tudo farinha…

      Alexandre i / (em resposta a Felix) Responder
      • Mano… sensacional… Um é o Garotinho e o outro é o “Santo”. É muita mediocridade acompanhar o Alckmin no que quer que seja. Ele é medíocre quando abre a boca e quando se cala. É um estafermo, incompetente… E o Felix, versão latina do “Jardel-do-Viatrólebus” entra para lamber botas. O Alckmin será para sempre um “vice-de-Mário-Covas” na melhor das hipóteses. Com a economia e a posição que o Estado ocupa, até RIbeirão Preto deveria ter metrô… sem mais. Tudo o que for menos que isso é fracasso!

        Danilo Costa Nunes Andrade Leite / (em resposta a Alexandre i) Responder
    • Felix, o seu ódio incontido pelo PT e por tudo que seja do Brasil a norte de São Paulo te deixa cego. Qual é o comprometimento do Santo Chuchu e sua espoa dondoca usuária de helicópteros do governo com o Estado de SP? Muito do que existe no Estado de SP vem da iniciativa privada e de quem mora no Estado. O PSDB não faz absolutamente nada, nem mesmo quando estava no Governo Federal fazia. O RJ só recebeu apoio da União por causa das Olimpíadas e por ser muito mais necessitado do que SP. A população em SP, por ter mais acesso a indústria e emprego (o que, aliás, veio diminuindo na última década), depende menos do governo e acaba não enxergando que o governador que ocupa o Palácio dos Bandeirantes é inerte e inexpressivo. Quase todo mundo usa carro em SP e reclama quando fica parado no trânsito, mas aceita com um sorriso no rosto os atrasos de quase 30 anos na construção de um mera estaçãozinha de metrô. Mas tudo bem, o importante é o mundo de faz de conta que o governador ladrão de metrô e de merenda põe no face (que por sinal eu nem tenho)

      Gapre / (em resposta a Felix) Responder
    • PS: SP é o Estado que mais recebe recurso da União: http://transparencia.gov.br/PortalTransparenciaListaUFs.asp?Exercicio=2016&Pagina=2. Ou seja, não tem mimimi: o teu Santo de 2 milhões é que não serve pra nada mesmo. Ah, e to pagando pra ver ele concluir essas estações todas em 2017! kkkkk

      Gapre / (em resposta a Felix) Responder
    • Felix é o infeliz “Jardel-do-Viatrólebus”… comemora até inauguração de rotatória e de escada rolante… desde que seja do PSDBezinho do coração… é muito amor envolvido.

      Danilo Costa Nunes Andrade Leite / (em resposta a Felix) Responder
  13. Aqui sempre aparecem uns mongoloides puxas saco daquele pinguço criminoso, imundo e asqueroso do Lula e defensores daquele abestalhado e vadio do Haddad, só para falar mal do governo de São Paulo. Eu não nego que o governo de São Paulo atual é muito molenga para fazer as coisas, mas é bem menos pior do que o maldito desgoverno petista, pois o PT é uma organização criminosa satânica e desastrada que só afundou este país e os vermelhos idiotas não se conformam com as sucessivas derrotas humilhantes dos últimos tempos, aí vêm grunhir por aqui como mulas histéricas!
    A Linha 05 pode até estar demorando, mas está saindo e no ano que vem pelo menos a teremos aí, se fosse a porcaria do PT, acho que nem essa e outras obras teríamos, tamanha a incompetência dessa imundice, vide a Transnordestina, Metrô BH que na gestão petista não cresceu nem um pouco, entre outras obras do PAC empacado desde 2007, época do Mula!

    Celso Jorge Aguiar Amaro / Responder
    • Iiiiih, mais um trouxinha puxa-saco do santo chuchu revoltado por ler verdades. Deve ficar babando por décadas vendo aqueles buracos de obras de metrô cavados, mas só tem minhoca passando, kkkkkkkkkkkkkkk

  14. Os comentários do Gapre cheios de ódio, partidarismos e desrespeito … e não são apagados. Se eu faço um comentário contra o Haddad, aí é apagado. Isso porq o blog é apartidário kkkk

    R / Responder
    • É só verificar como estava São Paulo 4 anos atrás e verficar agora, a cidade piorou e não sou eu que digo, foram as urnas o povo que reprovou, foi a primeira vez que um prefeito foi eleito em primeiro turno.Gostaria que todo paulistano fotografassem os parques, faixas de onibus, ciclofaixas, faixas de pedestres,asfalto etc… Daqui a 4 anos comparar com o que foi deixado pelo prefeito atual.Podemos dizer que o Haddad não foi um bom sindico.Acho que com 200 bilhões de orçamento dos 4 anos daria para apresentar coisa melhor, só a cracolandia que tinha 600 usuarios de drogas a 4 anos atrás, agora tem 7 cracolandias e mais de 3000 usuarios.

      Felix / (em resposta a R) Responder
      • Felix, o Haddad só perdeu porque era do PT, não por causa da sua gestão em si. Acho que as fotos dos parques vão ter catraca e cobrança de ingresso nas entradas, as faixas de ônibus (que não existiam antes do Haddad) estarão tomadas por carros, as ciclofaixas (que também não existiam antes do Haddad) também estarão tomadas por carros e etc. Quem faz MUITA coisa mesmo deve ser o PSDB, que, na última prefeitura, largou o mandato pra tentar alçar maiores voos de carreira. Imagino o QUANTO que o Dória vai fazer pela mobilidade urbana e pelo transporte público. Se for que nem seu padrinho Alckmin, acho que já temos a resposta

        Gapre / (em resposta a Felix) Responder
        • sem querer defender o psdb, espero muito que o Doria faça o prometido brt pra são paulo

          haroldo / (em resposta a Gapre) Responder
          • Também adoraria que fizesse, Haroldo, mas sabemos do péssimo histórico de cumprimento de promessas do psdb

            Gapre / (em resposta a haroldo)
          • Eu não entendo como estar defendendo PSDB esperar que cumpra uma promessa que seria boa para mobilidade, é torcer para que a promessa seja cumprida, quem ganha somos nós.

            Alexandre I / (em resposta a haroldo)
      • sabe que vai ficar registrado isso aqui é n tem como apagar… Aí quando vc voltar daqui a 4 anos com o 20o Nick fake vai ter que ler isso… tá achando que seu ídolo vai fazer muito melhor? espero mesmo que ganhe essa aposta pq pra mim quem sai ganhando com uma cidade melhor é o próprio povo, mas já deu pra ver que a ênfase do Doria não é o povo… e aliás melhor andar com as próprias pernas e olhar as coisas por aí… nao apenas o que vê pelo Facebook ou blog do Camilo cristofaro

        Alexandre i / (em resposta a Felix) Responder
        • Não vai necessitar dos 4 anos, qualquer gestor de qualidade média apresenta melhor qualidade de Gestão do que o prefeito atual, pelo meu otimismo acredito que vai bastar 100 dias para termos uma fotografia do que será os futuros 4 anos .Quem acha que o Haddad foi um bom Gestor não deve ter administrado absolutamente nada na vida.

          Felix / (em resposta a Alexandre i) Responder
          • Se for por essa grande logica, em coisa de 100 dias veriamos uma melhora logo apos cada reeleição à governador. não sei em que mundo você vive, quero mesmo acreditar que é realmente pago para defender o partido e tem que prevalecer o lado profissional ao pessoal e postar umas perolas dessas … em 100 dias?? haja otimismo….

            Alexandre I / (em resposta a Felix)
          • Hahahhaha Felix é muito bom comediante! Acho que faria sucesso se tivesse (se já não tiver) uma carreira no stand-up paulista…

            O.Juliano / (em resposta a Felix)
    • Que mimimi meu filho! Onde té meu ódio? Contra o Alckmin eu tenho mesmo, rs. O cara faz a maior lavagem cerebral em um monte de paulistas. Daí a gente escancara umas verdades do santo chuchu e vcs logo desviam pro PT pra disfarçar as pilantragens do ídolo de vcs, ahahahahah

      Gapre / (em resposta a R) Responder
      • Ai Grape, caiu na Real que vc nutre ódio, agora falta dizer que esse ódio é o mesmo que o PT também tem do povo de São Paulo que não se dobra por ideologias atrasadas que onde foi implantada levou o povo a bancarrota.Eu pelo contrário não tenho ódio de nadica de nada, ódio é o veneno da Alma.Tenho pena de quem ainda acredita em politicas ideológicas do século XIX, o povo da Venezuela acreditou e se ferrou, o Brasil estava indo para o mesmo caminho.

        Felix / (em resposta a Gapre) Responder
        • Ideologia atrasada? Ah tá, o “avançadão” que só pensa em andar de carro vai me dar qual ideia moderna? A de acabar com tudo que se relacione com mobilidade urbana que nem o seu partido do coração gosta de fazer?
          Ah e vc não tem ódio de nada? Nem do PT? rs, faz-me rir!
          O povo da Venezuela tem se ferrado com os embargos que o país tem sofrido. O Brasil tá indo pro caminho que sempre lhe foi incumbido, o de ser uma colônia entreguista. Tipo a Nigéria, por exemplo. Só que eu não vou me estender nesse assunto porque não é o tipo de tema que o viatrolebus fala.

          Gapre / (em resposta a Felix) Responder
          • Gapre abra os olhos, não repita a cartilha do atraso.Esse papinho furado de embargos é o mesmo usado por Cuba? Para ô , quem faz embargo contra Venezuela ou Cuba? Seria a Russia?quem sabe a China?Ou o Brasil nos 13 anos de PT? Os cara expropriaram mais de 5 milhões de equitares de terras de quem produzia e deu a quem não sabe ou não tem o tino para produção, isso é só um dos exemplos. Vc sabia que os EUA ainda é o maior vomprador de Petroleo da Venezuela? Se não fosse essa vompra a coisa já teria descambada para uma guerra civil.Uma grande parte de dinheiro que entra em Cuba ainda é de Cubanos que estão nos EUA e enviam a seus parentes, ficando grande parte com os ditadores donos da fazenda chamada Cuba.

            Felix / (em resposta a Gapre)
  15. Como eu já disse, Felix, não vou me estender nesse assunto, o foco do viatrolebus não é esse. Faça sua propaganda ideológica do PSDB/coxinha/entreguismo/direita-extrema, etc em outro site. O fato é que o seu partido do coração não tá conseguindo entregar nem estação de metrô.

    Gapre / Responder
  16. Não consigo entender, se você fala mal do PT, e do PSDB, e se fala mal do PSDB, e do PT, não existem só esses dois partidos no país, e outra e impossível comparar 20 anos de um partido em SP, e apenas um mandato de outro partido, falhas todos os partido tem, quando esta no poder, o Haddad por exemplo tapou os olhos pros sem terra, e mendigos na cidade, invadiram muitos lugares, quem passa na Radial Leste sabe disso, agora dizer que SP esta ótimo por causa do PSDB e piada, eu fui assaltado do lado de casa, e roubaram meu celular, seu eu precisa de um hospital publico, e melhor pagar um particular, se não e pedir pra morrer, segurança publica nem se fala, não existe na periferia, transporte publico atrasado há décadas sobre trilhos, além das falhas diárias, que nunca se resolvem, e sobre pneus uma várzea, no caso a EMTU, vai perguntar se SP ta ótimo pra quem passar por vias, onde tem assaltos diários, a prefeitura pelo seu lado deixou de lado as UBS, e as consultas ainda são demoradas, e o transporte sobre pneus ainda precisa de mais corredores, SP ainda prevalece o automóvel, como forma de investimento infelizmente, mas comparar prefeito e governador, com período diferente no cargo, e algo sem sentido, o problema mesmo e na hora do voto, o povo esquece esses problemas.

    Rodrigo Santos / Responder
  17. 6 lances de escadas rolantes…que lástima

    Leo santos / Responder
    • concordo plenamente…. a estação devia ser a 1 subsolo, como na paulista…. ou pelo menos coloquem uns 15 elevadores…. 20 minutos em escada rolante com todo mundo te empurrando é osso em

      fabio / (em resposta a Leo santos) Responder
  18. 2018 sinceramente não sei em quem votar, O PSDB é uma bosta mas o PMDB e PT são muito piores, sem contar os partidos de esquerda q são fracos(PSOL, PC do B e etc) e os de direita tem o DEM(q é o mais citado na lava jato)…ai fode, se ficar nessa situação vou ter q votar nos Tucanos.

    la muerte / Responder
  19. Belo projeto, mas não era este o principal tema a ser discutido aqui? Ah, mas tem os viúvos da Dilma, kkk!

    Ed / Responder
    • Vindo dos admiradores do santo chuchu sempre se tratará apenas de um eterno belo projeto, nunca de uma realidade. Sacou qual é a queixa?

      Gapre / (em resposta a Ed) Responder
  20. é por isso que o numero de abstensões das ultimas eleições foi muito grande

    haroldo / Responder
  21. Gapre, ainda continua defendendo a linha de VLT que une o Brooklyn ao Queens, PASSANDO por Manhatan? Você já provou que entende de projetos de mobilidade tanto quanto apresenta neutralidade em avaliar os projetos do atual governo do estado, ou mesmo de qualquer outro assunto, não é? Entendo seu luto pois perder anos de vida com candidatos corruptos e incomPeTentes deve ser muito frustrante…

    Ed / Responder
    • Ed, vc lembra que eu te falei que PODE existir uma linha dessas passando por Manhattan, basta seguir pela Brooklyn Bridge, seguir por toda a Low e Midtotown Manhattan e depois entrar na Queensboro Bridge pra chegar no Queens?? Se você já foi mesmo pra NY já reparou que lá é praticamente impossível passear por cima da terra em Manhattan sem pegar um trânsito infernal e que, pra isso, é melhor andar a pé? Por isso eu sugeri aquele VLT, sua mente limitada não pôde compreender isso? Ou você não aceita opiniões minhas só porque eu esfrego na sua fuça que o seu ídolo é de barro?

      Eu não só critico como REPUDIO todos os projetos hipócritas desse governador incompetente e decrépito e de toda a sua laia ignorante que fica babando ovo de um vagabundo pilantra que não conclui nenhuma mísera estação de metrô sequer e ainda o defendem por fanatismo partidário e ideológico feito você. Você é completamente parcial, o Santo pode cagar na sua boca, vc ainda lambe os beiços achando gostoso. Enquanto isso, o chuchu passa o rodo na grana de todas as obras e vc fica olhando admirado uns buracos cavados eternamente. Só me resta rir da sua cara.

      Gapre / (em resposta a Ed) Responder
  22. Não sei o que este Gapre ainda faz aqui, pois já se referiu diversas vezes aos “paulistas” sempre na terceira pessoa. Já disse, critique o buraco de onde é…

    Ed / Responder
    • Ahahahaha, essa é boa, quer dizer que eu não posso me referir aos paulistas na terceira pessoa??? Como eu vou me referir na primeira pessoa se eu não voto na cambada do PSDB feito você e tantos outros conterrâneos estúpidos meus? Quer dizer que eu preciso lamber o furico do tucano pra ser considerado paulista?

      Gapre / (em resposta a Ed) Responder
  23. Esta é a consequência da falta de padronização ferroviária no Brasil, pois os trens do Metrô das linhas 4 e 5 em São Paulo foram feitas de forma divergente das existentes 1, 2 e 3, fazendo que eles não possam trafegar em outras linhas em uma atitude irracional e retrograda, demonstrando que não aprenderam com os erros do passado!

    Assim os trens da linha 5-Lilas (1,43m) não poderão interpenetrar na linha 2-Verde (1,60m).

    Por volta do ano 1996 as bitolas existentes para trens suburbanos e metrô nas principais capitais e cidades brasileiras já eram em 1,6m, sendo o metrô utilizava a tensão de 750 Vcc e trilho eletrificado, porém as futuras linhas 4 e 5 do Metrô-SP e de Salvador-BA, foram concebidas de formas divergentes das existentes no Brasil, em bitola de 1,43m e tensão de 1,5 kVcc em pantógrafo / catenária, contrariando a opinião dos técnicos, pois foi uma opinião política sem nenhum fundamento, e a época da implantação de ambos após o ano de 1996, coincide com as denuncias comprovadas de cartéis e propinas amplamente divulgadas na mídia, em um claro erro de desvio de conduta.

    A professora, livre-docente da FAU, Klara Kaiser, que trabalhou no metrô de São Paulo durante 15 anos resume bem nesta frase. “Na minha experiência no Metrô, aprendi que quanto menos variação de tecnologia entre as linhas, melhor e mais eficaz será o sistema, porque os processos de construção e reposição ganham eficiência quando não temos uma variação grande de tipos de transporte”.

    Conclusões:
    A padronização continua sendo uma forma extremamente econômica e ágil de se expandir, integrar, uniformizar, racionalizar e minimizar os estoques de sobressalentes e ativos e a manutenção de trens de passageiros no Brasil.

    As análises globais, e especificações técnicas devem ser de iniciativas e interesses do cliente, e não dos fabricantes, que poderão sugerir, mas não impor o seu produto.

    A integração e interpenetração metrô-ferroviária deve-se impor de forma prática e concreta, e não em discursos contraditórios eleitoreiros.

    Leoni / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*