Gestão Haddad completa meta de 400 km de ciclovias

Na ultima terça-feira a cidade de São Paulo ganhou mais 3,6 quilômetros no Centro e nas zonas sul e leste. Com as entregas a atual gestão cumpre a meta de 400 km, e a cidade passa a contar com uma malha cicloviária de 498,4 quilômetros.

“…foi possível cumprir a meta e, ao final do mandato, deixar um legado para a mobilidade urbana da cidade de São Paulo”, afirmou o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, na manhã desta terça-feira (6), durante reunião do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito.

Entre os novos trecho está a do Viaduto 25 de Março, com 1,0 quilômetros de extensão, entre a Praça da Sé e o Viaduto 25 de Março. O percurso permite a conexão com estação Sé do Metrô e com as ciclovias das ruas Benjamim Constant, da Figueira e 21 de Abril e a da Avenida Rangel Pestana, que por sua vez fará a ligação Zona Leste Centro.

cicloviadd25demarco

Já na Zona Sul a Ciclovia Bosque da Saúde é entregue, com 1,0 quilômetros de extensão, entre a Rua Caramuru e a Avenida Professor Abraão de Morais.

cicloviabosquedasaude

Na Zona Leste a Ciclovia Arraias do Araguaia entre em operação, com 1,6 quilômetros de extensão, entre as avenidas Aricanduva e Barreira Grande.

 

cicloviaarraisdoaraguaia

 


Autor: Renato Lobo

Ler todos os posts

Paulistano, Técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

49 Comentários deste post

  1. acho que e o minimo a se faze,r mesmo com algumas falhas, que não aprece que o novo prefeito, esta afim de consertar, estas mais interessado em carros.

    Rodrigo Santos / Responder
  2. Cumprir meta é obrigação! De qq forma, merece o devido reconhecimento por conseguir tirar do papel algo há anos preso.

    O.Juliano / Responder
  3. Lindo de ver a ligação leste centro. Só sigo preocupado com a segurança desse viaduto, espero que a movimentação de ciclistas traga vida e segurança pra área.
    Pretendo fazer o percurso para testar.

    Fabio / Responder
  4. 400km de ciclovias, lindo.

    3 CEUs e 1 hospital. O Kassab, que era um lixo, entregou 12 CEUs e 2 Hospitais.

    Hubner / Responder
    • Entregar não quer dizer fazer. Maioria das obras do Kassab começaram com a Marta. E o Kassab geriu a cidade em um momento muito melhor economicamente.

      Por mais que não tenha feito os prometidos BRTs, o Haddad pelo menos caminhou nesse sentido. Durante as gestões Kassab e Serra nada se fez para o transporte por ônibus.

      Enfim, acho que o Haddad foi mais ou menos, poderia ter sido bem melhor, mas melhor que o Kassab e o Serra ele foi, até pq é fácil.

      Anderson / (em resposta a Hubner) Responder
    • O haddad entrega 400 km de ciclovias, completando a marca com novas ciclofaixas na região da 25 de Março. Alguém aqui passa por ali de vez em quando? É um lixão aquele lugar, parece walking dead. Tudo sujo, pichado, inseguro, calçadas despedaçadas, drogas, uma desgraça! Isso sem falar no Glicério e na região dos Campos Elíseos. O cara entrega ciclofaixa mas não fez NADA, absolutamente NADA, pela recuperação dessas regiões. Pelo contrário, deixou aquilo ficar ainda mais feio. Vai tarde, malddad. Que não volte nunca mais!!

      Josh / (em resposta a Hubner) Responder
      • Veremos se o Doria vai fazer.

      • E o que o Serra e Kassab, que ficaram na prefeitura por 8 anos fizeram para melhorar? merda nenhuma….

        Um apenas ficou preocupado em jogar no lixo 2 bilhões na ampliação da marginal tietê, favorecendo a carrocracia onde esse dinheiro poderia ter sido melhor usado exatamente no que vc disse….

        E ambos estavam numa situação economica MUITO melhor e mesmo assim, nada fizeram.

        Renato / (em resposta a Josh) Responder
        • Renato, vc é esquerdista e petista. É nítido. Pra mim Serra e Kassab foram péssimos. Concordo plenamente com o desperdício de um caminhão de dinheiro na Marginal, em vez de colocar em corredores de ônibus e metrô. Nisso concordo perfeitamente. Agora, não é pq eles foram uma bosta que vou achar o haddad bom também. Não sou tucano, apenas sou crítico do que é mal feito. O haddad foi mal na gestão, deixou a cidade porca, mal cuidada, esburacada. FAltou melhorar as calçadas, pavimentar ruas de bairros miseráveis, cuidar do nosso patrimônio. A cidade está uma tristeza, pichada, toda pra baixo. E vc vem aqui com a cara limpa e sem vergonha fazer um contra-ataque? Cara, se enxerga.

          Josh / (em resposta a Renato) Responder
          • Ele não é esquerda. Ele só reclama que nem cantor de sertanejo sofrencia corno. É como se um tucano lhe traiu :p

            anonimato / (em resposta a Josh)
          • Esse é seu argumento cara-palida? “Esquerdista” ? Petista”

            Então eu posso deduzir que você é um tucano pq discordei de sua opinião?

            Não, não sou petista, não sou tucano, eu não voto nessas corjas desde 2010. Alias, no PT eu nunca votei. E no PSDB eu parei de votar a partir das eleições de 2010, pois não sou alienado como você.

            Não tenho culpa se não aguenta opinião contrária e fica todo nervosinho….
            Se liga rapaz!!
            Você realmente acha que eu perco meu tempo com politica e com politicos? Faça o favor…..CRESCE E AMADURECE RAPAZ!

            Renato / (em resposta a Josh)
          • Anonimato, antes de vir vomitar asneiras aqui, COLOQUE UM NOME E FOTO NO SEU PERFIL ANTES !!!

            Pois um nome como esse, tu nada mais é visto como um troll….

            Renato / (em resposta a Josh)
          • mimimimimi mimimimi

            Tiago / (em resposta a Josh)
          • Eu concordo com o Renato, discordo de você e não votei no Haddad. Sou petista também?

            Melhore seus argumentos!

            Marcos vinicius / (em resposta a Josh)
          • Chora mais…..

            Marcelo / (em resposta a Josh)
          • Em um ponto concordo ruas esburacadas, mas sempre foram … enquanto não mudarem o modo de tapar buracos e fiscalizar o reparo vao existir sempre. Quanto às calçadas, desculpe, talvez seja melhor andar mais à pé por ai … pavimentar ruas de bairros miseráveis??? oi? não é vc q vive falando que pagamos nosso iptu e etc e queremos melhorias … O bairro as vezes nem existe no papel… não que não mereçam … longe disse logico q merecem, mas não estão regularizados e que eu vejo é dificil de alguma prefeitura fazer algum investimento. Alguns bairros ganharam linhas de onibus recentemente e antes nem isso tinham …Pra mim a gestão do Haddad está muito longe de ser otima, mas se fosse para avaliar seria em realmente bom/regular, mas pessima não classificaria … claro cada um tem seus indicadores.

            Alexandre I / (em resposta a Josh)
    • TAXAB teve 2 mandatos para fazer…e mesmo assim apenas entregou o que já havia sido contratado na gestão da Marta.

      Não fez uma rede estrutural de ciclovias, nem valorizou o transporte publico e o pedestre, que representam a maior parte do deslocamentos diarios na cidade….

      Não fez corredor e nem faixa exclusiva….

      Enfim, o que o Kassab fez pela mobilidade em 6 anos?

      Renato / (em resposta a Hubner) Responder
    • Haddad entregou 2 hospitais e deixou mais 1 encaminhado, Kassab não entregou nenhum.

      Fabio / (em resposta a Hubner) Responder
  5. O ponto negativo do Haddad, foi fingir que não viu as ocupações dos sem terra, e mendigos na cidade, na Bresser ali do lado da Radial a coisa ta feia, e ali quase perto do centro, em baixo do viaduto nem se fala.

    Rodrigo Santos / Responder
    • O que de certa forma é até estranho porque a política do PT deveria ser voltada mais para esse lado social. A gente entende que deve ser complicado fazer a gestão de uma cidade como SP, mas teve esses pontos negativos mesmo, algo como uma omissão da prefetura.

      Muito embora a questão de moradores de rua seja algo complicado de administrar, pois como se administra pessoas indo morar na rua? Em NY há um problema parecido, uma das hipóteses é a crise e etc. Houve alguns “remendos” como programas para os moradores de rua no frio, barracas… mas o problema é muito maior que SP, é um problema social mundial.

      O.Juliano / (em resposta a Rodrigo Santos) Responder
      • Aqui no Brasil??? botam tudo em uma kombi e levam para a cidade grande mais proxima … no caso desovam em são paulo, … o que faz aqui? parece que nao mandou para o interior …

        Alexandre I / (em resposta a O.Juliano) Responder
  6. Parabéns Haddad e Tatto, apesar de melhorias pontuais necessárias, tiveram muita coragem de peitar a cultura dominante. Pena que pagaram um preço político muito alto. Creio que o passar dos tempos possa colocar a realidade em seu devido lugar.

    Marcelo Pádua / Responder
  7. Não é verdade que o Kassab não fez nada pela mobilidade. O programa de redução de velocidade teve início em sua gestão, bem como a criação da ciclofaixa de lazer, muito importante pra que a cidade começasse a enxergar a bicicleta, não apenas como brinquedo de criança. A gestão Haddad comprou a ideia e elevou a outro patamar a questão da mobilidade.

    Marcelo Pádua / Responder
    • Ciclofaixa que só funciona de lazer apenas manteve a mentalidade de que bike é só lazer, mas concordo que para introduzir a cultura da bicicleta numa cidade com mentalidade muito voltada ao carro, foi um passo importante antes das ciclovias e ciclofaixas permanentes.

      Mas para 2 mandatos, foi quase nada…..

      .

      Renato / (em resposta a Marcelo Pádua) Responder
  8. Renato Lobo,

    Você poderia fazer uma reportagem se realmente o novo prefeito fará a ciclovia entre São Mateus até a Avenida Luís Inácio de Anhaia Melo.

    Até o momento está pronto entre as estações Oratório até a Vila Prudente.

    Ederson Casemiro da Silva / Responder
  9. Se não houver resistência suficiente, o Doria Luthor vai apagar muitas dessas ciclofaixas. Ele vai querer oprimir os ciclistas com gosto.

    “com 1,0 quilômetros de extensão”
    Não seria 1 quilômetro (ou 1km) de extensão?

    • Com a nomeação de um secretário dos transportes (Sergio Avelleda) que tb é ciclista que usa a magrela como meio de transporte, existe a esperança que não será feito nada sem conversar com as associações de ciclistas e os proprios ciclistas por exemplo.

      Pois senão, ele poderia ter nomeado um secretário qualquer…..acredito que é só sentar e mostrar ao novo prefeito os dados e os beneficios que a cidade ganha em ter uma rede cicloviaria (fora a economia que vai gerar para o SUS com bem menos acidentes com ciclistas….)

      Existe até estudos que mostra que a cada U$$ 1 investido em ciclovias, a cidade economiza até U$$ 24.

      acredito que nesses 2 ultimos anos, o investimento em ciclovias já se pagou, pois a enorme queda no numero de acidentes com ciclistas gerou muita economia com internações no SUS.

      É isso que o Dória precisa ver…..a economia a médio/longo prazo!

      • Além de MENOS Passageiros nos Ônibus, Problemas de Saúde pelo Sedentarismo e Poluição… Esperando 3000 km de Ciclovias…

        FABIO HIDEO ISODA / (em resposta a Renato) Responder
  10. O Hospial não foi construido, foi reformado.

    Felix / Responder
  11. Engraçado o cara acima comentando que a cidade está abandonada. O sujeito não deve se lembrar da época do Maluf/Pitta e suas montanhas de lixo largadas nas ruas, transporte pirata (gente socada dentro de kombis) e favelização dos recém-entregues Cingapuras.

    Pichação se coibe com vigilância e segurança pública (atribuições que todo mundo sabe que não é do Prefeito). Além disso, esse tipo de vandalismo tem mais relação com a crise econômica e períodos de intensa manifestações (2013 a 2016 bombou) do que falta de cuidado do poder público.

    Em relação às ciclovias, o objetivo é dar segurança ao ciclista acima de tudo. E isso foi conquistado com essas faixas e ciclovias implantadas na cidade. Parabéns ao prefeito que conseguiu concluir a meta, diferentemente dos seus antecessores. Acredito que o Doria, apesar dos achismos contrários, seguirá no mesmo sentido (ele mesmo já declarou a importância da mobilidade ativa na cidade).

    Alex / Responder
    • Pois é, brasileiro tem memória curta…

      Mas o tal do Josh e o troll anonimos que nem foto e nome tem coragem de colocar, querem atenção, tadinhos….

      Como não encontram argumentos para rebater os meus, vem com ataques pessoais…..Eu me mato de rir com gente medíocre…..rsrs

      Renato / (em resposta a Alex) Responder
  12. Sabe por que os governantes tem obsessão por números? Porque a mídia valoriza isso.

    De que vale entregar 400, 600 ou 1000 km de vias se elas são mal planejadas, mal executadas ou inadequadas?

    Não tem criança aqui lendo o blog. Não queremos números, não queremos ser o ‘maior’ em nada. São Paulo não precisa de mais grandiosidade, isso a metrópole já tem. São Paulo precisa de qualidade de vida, coisa que números superlativos ( argumento típico de paulista) não trazem. Muito pelo contrário.

    Celso P / Responder
    • São Paulo também não quer críticas vazias, fundamente melhor na próxima…

      Fabio / (em resposta a Celso P) Responder
    • Pintar é fácil, mais barato e tem visibilidade, duro é a manutenção, muitas faixas de ônibus e faixas de pedestres, principalmente nos bairros,estão apagadas

      Felix / (em resposta a Celso P) Responder
      • O que para os simplistas se resumiu em “faixas pintadas”, para o usuário de ônibus significou ganho de até uma hora em seus deslocamentos diários, para os ciclistas significou segurança em seus trajetos.
        “Pintar faixas” é tão fácil que ninguém havia feito nada parecido antes, para quem usa as tais “pinturas” são qualidade de vida.

        Fabio / (em resposta a Felix) Responder
        • O Janio Quadros também pintava, onibus, pontes etc…

          Felix / (em resposta a Fabio) Responder
          • Jânio fez quantos corredores? Quantas faixas exclusivas? Quantas ciclovias? Quanto de tempo reduzido de viagem o usuário do ônibus ganhou durante a gestão Jânio? Quanto ele reduziu os acidentes com ciclistas?
            Sua analogia é patética…

            Fabio / (em resposta a Felix)
          • verdade vide as impecáveis manutenções do metro, cptm, corredores da emtu, os ônibus da emtu, as ciclovias por parte da cptm, por parte do metro, esta tudo lindo e maravilhoso…… sqn

            Alexandre i / (em resposta a Felix)
      • Você pedala parceiro? usa a bike como meio de transporte? eu sim, a mais de 20 anos como meio de transporte e DISCORDO plenamente de vc qto as ciclofaixas…..

        Conheça a realidade e depois vem dar pitaco, ok?

        Obrigado!
        De nada!

        Renato / (em resposta a Felix) Responder
  13. nao gostei.

    fabio / Responder
  14. Corta tudo no orçamento, exceto a construção de ciclovias. Comparando entre todas as prioridade a ciclovia nem deveria aparecer como prioridade. Ainda bem que faltam 16 dias e algumas horas para esse ….. sair da Prefeitura.

    ROBERTO / Responder
  15. A manchete deveria ser completou a M____A..

    ROBERTO / Responder
  16. Já é passado. Graças a Deus!

    Ed / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*