CPTM testa trem da série 9500 na Linha 7

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM iniciou testes com um trem da série 9500 na Linha 7-Rubi [Luz-Francisco Morato-Jundiaí].

A composição faz parte de um lote de 30 unidades produzidas pela Hyundai-Rotem, braço do sul-coreano Hyundai Motor Group, recém instalada na cidade de Araraquara, no interior de São Paulo.

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, havia prometido o início da operação destes trens em novembro. O lote produzido pela sul-coreana foi adquirido junto com outro de 35 comboios da Caf.

Devem substituir séries mais antigas até 2018, e com isso a idade média de composições deve ser de 10 anos.


Autor: Renato Lobo

Ler todos os posts

Paulistano, Técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

6 Comentários deste post

  1. Os Hyunday serão parte da Rubi junto com os da CAF?

    Daniel / Responder
  2. Ainda não vi, mais vai demorar pra rodar realmente.

    Rodrigo Santos / Responder
  3. Os trens deveriam ser pintados com a mesma cor da Linha que pertence.

    Felix / Responder
    • A ideia até é interessante, pois facilitaria muito para nós usuários. Porém restringe a operação do gestor quando da substituição do rodante, ou eventuais permutas.

      Cicero Junior / (em resposta a Felix) Responder
    • Não, não deveria ter a mesma cor, pois todos os trens novos são projetados e preparados para rodar em qualquer uma das 6 linhas de ACORDO COM A NECESSIDADE OPERACIONAL….

      Condicionar uma determinada frota a uma cor e restrita a apenas uma linha é pura estetica e prejudicaria em caso de surgir a necessidade de realocamento de frota, vide série 2070, 3000, 2000, etc

      Os usuários não precisam de trem com uma cor padrão….os usuários precisam é de um serviço que funcione, seja rapido e eficiente. Fim!

      Renato / (em resposta a Felix) Responder
  4. Bonito ele, apesar de lembrar um pouco o “testudo”. Espero que entre em operação plena logo, porque tem uns mais antigos que vejo rodando que penso “Gente, esse trem ainda aguenta?” Ah, quanto a ideia das cores, acho que os trens não precisavam. Mas as estações bem que poderiam ser pintadas e sinalizadas conforme as cores da linha, tal qual Metrô. É tudo vermelho e branco! (claro, não todas as estação são no vermelho e branco)

    Rodrigo Branquinho / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*