BRT

Volvo propõe evolução do BRT

Durante a FetransRio, feira direcionada ao setor dos transportes ocorrida nesta semana no Rio de Janeiro, a Volvo Bus Latin América apresentou um projeto de aprimoramento dos sistemas de corredores Bus Rapid Transit – BRT.

Durante o evento, o especialista em mobilidade urbana da empresa com sede no estado do Paraná, Ayrton Amaral, contou um pouco da historia da empresa com a capital paranaense, a cidade piorneira no sistema BRT, e que depois foi exportado para outros municípios brasileiros e até mundo a fora.

“A ideia surgiu porque estamos há mais de 40 anos em Curitiba, e temos uma relação muito grande com a cidade. Quase 40 anos de sistemas, e mais de 300 cidade do mundo copiaram a base deste conceito, que depois evoluiu em Bogotá e no Rio de Janeiro, e a gente olha isso com muita satisfação”, afirmou Ayrton.

cici-volvo

Intitulado de CIVI, abreviação de City Vehicle Interconnected, o projeto reúne as qualidades de um BRT, como grande capacidade de transporte e pistas exclusivas, preferencia nos cruzamentos, pagamento antecipado e portas largas.

O diferencial é que o novo projeto prevê tuneis e paradas subterrâneas exclusivas para ônibus, além de fibra ótica, veículos com wifi, climatização e informação em tempo real aos passageiros por dispositivos móveis. O CIVI prevê tuneis com profundidade de seis metros e um custo de R$ 30 milhões por km construído.

qtqnfvgkevskumxmlh8gzj7rad
Estações subterrâneas

Articulado de 30 metros

Durante a feira também foi apresentado o Grand Artic 300, um chassi com 30 metros de comprimento empregado em uma carroceria biarticulada, com capacidade de transporte de 300 passageiros, sendo o maior ônibus do mundo.

A Volvo tem olhos para venda deste produto ao BRT TransBrasil, que poderá ter sua capacidade de transporte aumentada em 56 mil passageiros por hora/sentido. Existem ainda negociações com o sistema de Bogotá.

310300-volvo-buses-volvo-launches-worlds-largest-bus-2-lg
Grand Artic 300, chassi para ônibus de 30 metros de comprimento

“Este veículo vai oferecer mais eficiência aos sistemas organizados de transporte, garantindo mais qualidade de vida aos passageiros e melhor custo benefício aos operadores”, afirma Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Bus Latin America.

fetransrio-volvo-renato-lobo
Apresentação do projeto na FetransRio

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus