Multas por invasão as faixas de ônibus sobem 105% em SP

O número de motoristas de automóveis multados por invadirem espaço destinado ao transporte coletivo subiu cerca de 105%, entre agosto de 2015 e agosto deste ano. No ano passado foram 60.081 infrações registradas em agosto, contra 123.193 no mesmo mês de 2016.

Invadir os espaços é considerado infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e acréscimo de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Os condutores devem ficar atentos as faixas exclusivas, principalmente nos horários de operação e nas conversões. Importante lembrar que o funcionamento destes espaços, ajuda na fluidez do transporte coletivo, que por sua vez pode convidar motoristas a deixarem o carro em casa, e usarem o sistema coletivo, contribuindo para redução nos índices de acidentes, congestionamento e poluição.

Por falar em poluição, um estudo feito pelo IEMA – Instituto de Energia e Meio Ambiente apontou que as 37 linhas de ônibus que trafegam pelo Corredor Norte Sul, após a implantação da faixa exclusiva, resultaram em redução do consumo de óleo diesel na ordem de 756 litros por dia.

Esta economia significa que por dia, os ônibus deixam de emitir aproximadamente 1,9 tonelada de gás carbônico.


Autor: Renato Lobo

Ler todos os posts

Paulistano, Técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

2 Comentários deste post

  1. Tinha q ter brt

    Wagner / Responder
  2. Quem dera tivesse um corredor BRT nesse trecho, e o da Radial Leste.

    Rodrigo Santos / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*