Mobilidade Urbana

Doria Prefeito: Acertos e erros no tema da mobilidade

A cidade de São Paulo tem novo prefeito: João Doria, eleito em primeiro turno neste domingo, 2 de Outubro de 2016. O então candidato que não se considera político, mas gestor, iniciou a corrida com menos de 10 pontos percentuais. Mas progressivamente foi subindo em pesquisas de intenção de voto, e acabou sendo eleito.

O tema da mobilidade esteve presente na campanha de todos os candidatos, e do novo prefeito não foi diferente. Algumas posições de Doria foram firmes desde o início da corrida, já em outras, o tucano mudou de opinião.

Doria é eleito com a promessa de modernização do sistema de ônibus, como a instalação de Wi-Fi e ar condicionado em toda a frota. Uma das idéias do novo prefeito é conceder corredores de ônibus à iniciativa privada, onde o concessionário iria lucrar com publicidade, em torno da manutenção dos espaços. Dos aspirantes, Doria foi o único que propôs transformar os corredores em serviços de Bus Rapid Transit – BRT, com embarque antecipado, que dará maior velocidades aos coletivos.

O novo prefeito também é favorável ao projeto Rua Aberta. Era contra no início da campanha, foi visitar a avenida paulista, gostou do que viu, e tratou de rever a fala inicial.

Por outro lado, o empresário e apresentador em seu discurso quando candidato, contraria algumas políticas consagradas mundo a fora, apontada por todos os especialistas no setor: a redução das velocidades nas marginais. A medida implantada na atual gestão tem como base a recomendação da ONU, na década da segurança viária.

Estudos e relatórios da Companhia de Engenharia de Trafego – CET, com base em dados de boletim de ocorrência, portanto do Governo Estadual, apontam queda no número de mortos e feridos, após a medida. Cabe lembrar que a redução das máximas velocidades foi sugerida por técnicos da CET. Lembramos que os profissionais não estão intimamente ligado ao partido que comanda a cidade. Políticas de segurança viária começaram a ser implantadas ainda na gestão de Gilberto Kassab, na gestão do secretário Marcelo Branco.

Outra promessa que já nasce morta é o fim da “Industria da Multa”, por um simples motivo: ela não existe. O termo sempre é usado pela oposição do prefeito que está na situação, e cheira muito mais como jogo de marketing eleitoral, do que promessa, tanto que não consta nos programas de governo. Afinal, para o motorista que não comete infrações, não existe a tal industria.

Outro tema abordado pelo novo prefeito são as ciclovias. Doria é favorável a medida, porém disse que deve rever parte da malha, sobretudo em regiões mais “ociosas”. Se agir desta maneira, deixando apenas ciclofaixas que são utilizadas, e não promover as conexões na malha em regiões com número menor de ciclista, a nova prefeitura pode além de frear o aumento no número de ciclistas que a cidade vem registrando, interromper a queda no número de ciclistas mortos. Para cada metro de ciclovia retirado, será um novo metro devolvido ao automóvel, meio de transporte que já ocupa 80% do viário, e que não transporta nem um terço de quem se desloca na cidade.

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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