Mobilidade Urbana

Curitiba reduz acidentes após diminuição de velocidades em vias

Após a implantação das chamadas “Área 40” em Curitiba, o Batalhão de Polícia de Trânsito da cidade constatou uma redução de 17% no número de acidentes, de 596 ocorrência no ano passado, contra 397 nos primeiros dez meses do início do projeto.

Além da redução de casos, a gravidade nas ocorrências também foi menor. No primeiro período analisado, foram 83 feridos, uma média de sete por mês. Já após a implantação do projeto, o número caiu para 51 – uma média de cinco feridos ao mês.

O projeto “Área 40” se trata da redução do limite de velocidades em vias da capital paranaense para 40 kh/h, em trechos com concentração de pedestres.

Já os dados de acidentes em toda a cidade, tendo como base informações do BPTran, em 2014, foram 7.054 ocorrências com 61 óbitos. No ano passado ocorreram 5.963 acidentes de trânsito com 48 mortes. As quedas são de 15% e 21%, respectivamente.

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus