Audio em Trólebus da Metra anuncia a próxima estação

Foto: Divulgação Governo do Estado de SP

Comuns no Metrô e na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, a operadora Metra, do corredor São Mateus – Jabaquara está testando anúncios automáticos com a localização atual e as próximas paradas.

Os P.A.s, como são chamadas no sistema metroferroviário, foram instalados nos 10 novos trólebus que a empresa entregou recentemente, assim como painéis instalados no teto, na parte dianteira do veículo. Os veículos ainda possuem ar condicionado, Wi-fi e tomadas para recarregar celulares.

Painel com as próximas estações | Foto: Adamo Bazani - Diário do Transporte

Painel com as próximas estações | Foto: Adamo Bazani – Diário do Transporte

A funcionalidade já é usada em sistemas de Bus Rapid Transit, como em Curitiba e no Rio de Janeiro. A ideia é aproximar os serviços próximos ao praticado no Metrô, por exemplo, como regularidade de intervalos, comunicação visual e sonora padronizada, além do pré-embarque, este último que ainda falta nos trólebus da Metra/EMTU. #FicaaDica 😉


Autor: Renato Lobo

Ler todos os posts

Paulistano, Técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

13 Comentários deste post

  1. daqui a pouco tiram esses Wi-fi como fizeram com os restos do busão da capital

    la muerte / Responder
    • E qual é o problema de tirar um WiFi que nem funciona direito?

      Enquanto não existir uma tecnologia de distribuição de internet que seja barata, eficiente e multiponto, WiFi de ônibus sempre será uma “gambiarra”. Deixe a rede para uso do sistema de cobrança.

      Anonimato / (em resposta a la muerte) Responder
  2. Quem deveria fazer anúncios automáticos com a localização atual e as próximas paradas é a linha 5105 TERM.SACOMÃ; 5109 TERM V.PRUDENTE; 5110 TERM. SÃO MATEUS AO TERM.MERCADO; Vamos lutar por esta eficiência tecnológica nestas 3 linhas.
    caso alguém entre vós que tiver parentes, amigos, conhecidos entre outros que trabalham na VIA SUL ou SPTRANS, envie esta proposta para o setor responsável por projetos ou coordenadoria.

    a linha 917H Metrô Vila Mariana -Term. Pirituba operada pela Sta. Brígida, existe este funcionamento via áudio anunciando automaticamente as próximas paradas…

    Santos / Responder
  3. Bacana, vamos lembrar que a Metra anda em um corredor metropolitano, e do jeitinho brasileiro, sem pagamento antecipado, mas e um corredor mesmo assim, só estão fazendo, o que fazem nos BRTs da vida.

    Rodrigo Santos / Responder
  4. pobre de quem depende dessa linha…. quando está lotada, parando de ponto em ponto, esse anúncio chega a incomodar, e muito, os passageiros!! todos sabem de cor e salteado as paradas….

    cadú / Responder
    • Exatamente. Acho muito ruim pra quem é usuário frequente esse tipo de anúncio, embora seja interessante pra quem usa pela primeira vez. O que eu acho é que os anúncios visuais, tanto pra corredor de ônibus quanto pra metrô, devam ser mais eficientes. Assim o usuário tem como saber onde descer sem precisar ficar prestando atenção na gravação

      Gapre / (em resposta a cadú) Responder
  5. Todas cidades com sistema de localização dos ônibus já podem implantar o sistema. É comum pelo mundo todo e o mínimo que se deve fazer pelo passageiro.
    Em pontos de corredor, fica mais fácil, mas nada impede de que aconteça com os outros.

    Falta só tirar a roleta (não o cobrador, a roleta/catraca/borboleta/torniquete/etc)!

    Henrique / Responder
  6. Quando a Viação Metropolitana atual Mobibrasil adquiriu os ônibus a etanol, também possuíam esses anúncios sobre as paradas e wi-fi. Utilizava a linha 509M/10 e foram retirando gradativamente. Ahhhhh, semana passada peguei a linha vermelha e ainda tinha na P.A. da composição, os anúncios em inglês sobre as próximas estações. Fiquei surpreso!

    Leandro Costa / Responder
  7. Metra investindo em tróleibus e a rede aerea de Santo André a São Mateus está tudo velha,vive quebrado e a Metra entupiu esse trecho de tróleibus e onde tem rede nova e flexível de Piraporinha a Jabaquara colocam poucos,ja mandei diversas mensagens para operadora e não fazem nada.

    Evandro de Brito / Responder
  8. Esses Terminais da EMTU Serão: Cidade Tiradentes, Guaianazes, Itaim Paulista-São Miguel, Pimentas-Bom Sucesso, Aeroporto de Cumbica, Guarulhos (Centro), Itapegica, Vila Galvão e Tucuruvi Para Concluir Um Trecho Além dos Iniciais: Morumbi e Sto. Amaro Onde Faz a Extensão de Outro Trecho da EMTU, Onde Passará Também Por: Campo. Limpo, Taboão da Serra, Raposo Tavares (Entre a Granja Viana e o Jardim da Glória), Bussocaba, Osasco (Centro), Bonfim, Remédios, Pirituba, Piqueri, Inajar, Vila Nova Cachoeirinha e Maria Amália

    Michell / Responder
  9. Estação: Prefeito Celso Daniel (Acesso às Linhas: 10 Turquesa da CPTM e 20 Rosa do Metrô, Ambas Com Transferência Gratuita e Transferência Tarifada Para o Expresso ABC da Linha 10 Turquesa da CPTM)

    Michell / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*