Tecnologia

App usa conhecimento do usuário para informações sobre ônibus

Aplicativo lançado no último dia mundial sem carro, que informa as condições reais do transporte coletivo na cidade de São Paulo, promete juntar diversas plataformas afim de se levar um panorama mais completo e relevante para o usuário: o coletivo.

A funcionalidade cruza dados do Olho Vivo (sistema de aproximação e localização online dos ônibus da cidade de São Paulo), da CET e das contas oficiais de órgãos públicos e rádios no twitter, afim de se ter informações mais precisas sobre o sistema ônibus da capital paulista. O diferencial deste app em relação aos demais, e a possibilidade do usuário em participar.

“Em São Paulo, mais de 6,5 milhões de pessoas usam transporte público diariamente, 65% das quais tem smartphone. Nosso foco está no usuário habitual de transporte público, de 16 a 45 anos, o que inclui estudantes secundaristas e universitários que utilizam o transporte público de manhã até a noite, trabalhadores que não possuem carro e profissionais liberais que possuem carro, mas usam o transporte público como opção. É um público majoritariamente feminino (60%) que complementa sua viagem a pé”, afirma Ivo Pons, da Scipopulis, empresa criadora do Coletivo.

A empresa é jovem, assim como seus funcionários. Criada em 2014, a Scipopulis é focada em cidades inteligentes e dedicada à mobilidade urbana. Os produtos proporcionam a usuários e gestores do sistema de mobilidade soluções nas áreas de monitoramento, análise de dados, relacionamento, compartilhamento e mobilidade ativa.

Apesar do tempo de mercado, já teve menção honrosa no Startup Farm 10ª edição e 3º lugar no Verizon Powerful Answers. Em 2015 faturou os seguintes prêmios: Prêmio Connected Smart Cities; uma das dez melhores startups do programa Inovativa Brasil; Prêmio Objeto Brasil Design categoria digital, com o app Coletivo; além de ganhar o Edital Senai Sesi de inovação.

O aplicativo está disponível para dispositivos com sistema Android. Baixe aqui

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus