Mobilidade Urbana

Russomanno faz afirmação falsa ao dizer que Uber é ilegal, diz agência

Em entrevista a rádio CBN nesta quinta-feira, 1º de Setembro, o candidato do PRB à prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, disse que o funcionamento do aplicativo Uber é ilegal na cidade. “Enquanto não for regularizada a situação, a empresa que fornece o aplicativo esta na ilegalidade”, disse o deputado.

A afirmação do candidato, no entanto, foi questionado por uma empresa especializada em checagem de fatos, dados e declarações, a Agência Lupa. De acordo com a diretora da agência, Cristina Tardáguila, no dia 13 de Maio um decreto assinado pelo prefeito Fernando Haddad regulamenta a atuação do Uber, portanto Russomanno deu uma declaração falsa.

Além disso, Cristina lembra que em fevereiro deste ano uma decisão impede que o Departamento de Transporte Público (DTP) guinche os carros de motoristas que trabalham com a empresa. A medida tomada pelo desembargador Firmino Magnani Filho, da 5ª Câmara de Direito Público, considera que a Prefeitura é soberana na atividade de fiscalização do transporte, mas que não pode apreender veículos só porque não são “oficialmente taxistas”.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus